[Review] Spawn: Consequências – Caçada Infernal

Arcos Principais: Aftermath (Consequência) – Hell Hunt (Caçada Infernal) e Prophecy of Death (Profecia de Morte).
Publicação Original: Spawn #302-307 (Image, 2020).
Roteiro: Todd McFarlane.
Arte: Jason Shawn Alexander e Philip Tan.

No último review vimos as histórias que cruzaram a histórica edição #300 (#298-301) da revista do Spawn, uma marco nos quadrinhos autorais, preparando o terreno para a atual fase do personagem. A guerra entre Al Simmons contra o Céu e o Inferno ficando cada vez mais acirrada, assim como as consequências da revelação de sua identidade ao público. Mas a grande reviravolta foi o surgimento de novos Spawns após Al Simmons “explodir“. Agora, nessas edições #302-307 (compiladas no encadernado americano Aftermath, algo como “Consequências” em português), conhecemos um pouco mais sobre esses novos Spawns que surgiram e também uma visão de um possível futuro. Review sem muitos spoilers!

CAÇADA INFERNAL

Após a explosão do Al Simmons e a morte do Violador no último arco, parece que algo ativou a “força Spawn” em alguns indivíduos. No início desse arco o Al encontra com a Jessica Priest e explica que no passado ele chegou a dividir e depositar seu poder em 5 pessoas diferentes, para caso ocorresse algo e ele não estivesse por perto. Isso gera certa discussão entre os dois, já que não foi feito com a permissão dessas mesmas pessoas. A grande problemática é que eles não estão detectando 5 pontos de energia Spawn, mas sim 12!

A revista do Spawn é filha legítima dos anos 1990 e ainda traz consigo, mesmo 30 anos depois, muitas das características que marcaram aquela década, entre elas a questão do exagero. Tudo é bastante exagerado, das armaduras aos poderes. E agora que estamos vendo o nascimento de novos personagens Spawn, temos tudo multiplicado! O lado positivo é que, particularmente, acredito que esse lado exagerado noventista combina com a vibe da série. Jessica Priest é uma dessas novas Spawn, vestindo a tradicional armadura vermelha com preto, ornamentos de caveira, cabelão, máscara, olhos verdes, pistola, correntes e tudo que tem direito. Adorei. Os desenhos continuam sob o comando de Jason Shawn Alexander, que possui um traço fino mais estilizado que curto muito.

Outro ponto que movimenta a trama está em torno do Vaticano: ele guarda em seus porões… um outro Spawn! Sim, vamos ver muitos deles daqui pra frente. Esse “Spawn Medieval” é enviado à Dakota do Norte para perseguir um garoto que, também, está com a Força Spawn. Em alguns pontos, como um massacre que ocorre na cidade, acabei lembrando um pouco dos X-Men e toda a questão do despertar mutante e perseguição (claro, guardando suas respectivas particularidades). Vale comentar que o Al Simmons não está totalmente com os seus poderes, então a ajuda da Jessica se torna mais do que bem-vinda.

Esse arco, que vai da edição #302-305, traz outras surpresas interessantes. É sempre muito bom ver como os autores retratam anjos e demônios, aqui por exemplo temos uma perspectiva bem diferente sobre os Anjos (que são agentes sanguinários), demônios com medo de luz, o uso das asas e da aréola, além de descobrirmos um ponto importante: Spawn não mata Spawn, o que torna a batalha bem mais interessante. Um arco divertido e empolgante que ainda conta com a participação especial do Redentor.

PROFECIA DE MORTE

As edições #306-307 trazem a história Profecia de Morte e abordam um dos temas que e eu mais tenho ranço nas HQs de heróis em geral: realidades alternativas. Ranço porque, geralmente, são histórias que não levam a lugar nenhum e apresentam novos personagens que nunca mais serão utilizados, ficando uma história perdida no final das contas; algo genérico. Spawn vivencia uma Terra destruída e caótica, com anjos e demônios gigantes brigando entre si. Os desenhos passam a ser de Philip Tan (Batman – Dark Nights: A Afogada), que mantém a qualidade, porém possui um traço e uma diagramação mais tradicional das HQs de heróis (enquanto o Alexander é mais estilizado). E pra não fugir dos clichês, claro que o Spawn e suas atitudes tem algo a ver com o surgimento dessa realidade, né?

Apesar dessas últimas duas edições soarem um tanto como encheção de linguiça no meio da trama principal (toda a parafernália de futuro), de maneira geral esse compilado de Spawn é muito bom, trazendo o lado sombrio e sangrento da série, enquanto expande seus conceitos e traz novos personagens que acabaram protagonistas das revistas do “Universo Spawn” publicadas em 2021. Um ponto interessante também é que temos o anúncio de que algo está sendo liberado, uma força maligna primordial, uma surpresa nas últimas páginas. Fica a expectativa! E, parafraseando esse mesmo final: “que Deus nos ajude!”.

Confira outros reviews de Spawn que fiz aqui no site:

Série principal (1992 – atualmente):
Spawn: Origem Infernal (#1-11)
Spawn: Vingança – A Vida e a Morte de Al Simmons (#291-297)
Spawn: Histórica Edição #300 (#298-301)
Spawn: Consequências – Caçada Infernal (#302-307)

Minisséries e one-shots:
Spawn: Feudo de Sangue (1995; 4 edições)

Ou acesse o Índice de Reviews para conferir outros títulos!

Comments

comments

Conte-me o que achou do artigo :)