|
HQ biográfica da autora Anne Rice, criadora das Crônicas Vampirescas |
Em minhas pesquisas diárias, reunindo material para um post, acabei descobrindo que uma das minhas escritoras preferidas possui algumas de suas obras adaptadas em quadrinhos ! Quase caio pra trás. Mas a felicidade de pobre dura pouco: todos os títulos são inéditos por aqui….
Estou falando de Anne Rice, a rainha do terror e das crônicas vampirescas. Você pode até não saber quem é por nome, mas com certeza já viu algum filme baseado em alguma de suas obras. Conhece Entrevista com o Vampiro, Rainha dos Condenados e A Múmia ?
.
Suas “Crônicas Vampirescas” já venderam milhões de exemplares e são seus títulos mais conhecidos. Em sua maioria retrata vampiros, mas de um modo sério, real e “cru”. Nada de Crepúsculo. Seus vampiros possuem sentimentos, defeitos, qualidades e não tem medo de irem atrás de sangue para continuarem vivos. Dizem que é a precursora dos vampiros “elegantes”.
Entrevista com o Vampiro, O Vampiro Lestat e A Rainha dos Condenados são os primeiros títulos que compõem as crônicas. A Hora das Bruxas, meu preferido, inicia a série sobre a família das bruxas Mayfair aos passar dos séculos. Grande parte deles já foram lançados por aqui e atualmente estão ganhando reedições, com capas novas e mais atuais pela editora Rocco. Anne Rice está para o terror e os vampiros assim como Agatha Christie está para as histórias policiais.
.
Porém, atualmente, Anne Rice abandonou o mundo da fantasia e está dedicando sua vida ao cristianismo. Após a morte de seu marido em 2002, o poeta Stan Rice, terminando um casamento de 41 anos, a autora comentou que iria parar de publicar livros sobre vampiros e bruxas e, em 2005, dá início a sua série Cristo Senhor.
Mas voltando ao tema do tópico, algumas de suas obras foram adaptadas para quadrinhos durante 1990 à 1999, em sua maioria pela extinta editora Innovations Comics que, até 1994 (quando fechou as portas) já havia publicado diversas adaptações de filmes de terror para os quadrinhos (era esse o assunto do post que pesquisava). No catálogo da Innovation há títulos como Brinquedo Assassino, A Hora do Pesadelo e Psicose.
Abaixo a lista com as adaptações. As obras são bem raras e difíceis de encontrar informações, até mesmo pela net. Detalhe para as excelentes capas, em sua maioria criadas por John Bolton, especialista no horror e em adaptações de filmes do gênero para os quadrinhos. As sinopses são dos livros.
The Mummy or Ramses the Damned
(A Múmia ou Ramsés, o Maldito)
Editora: Millennium Comics/ Ano: 1990/ 12 Edições
Sinopse: publicado originalmente em 1989, um arqueólogo acaba de desenterrar o achado da sua carreira, a tumba de Ramses II. Na porta da tumba está escrita uma maldição. Mais tarde, Ramses volta à vida.
Interview With the Vampire
(Entrevista com o Vampiro)
Editora: Innovation Comics/ Ano: 1992/ 12 Edições
Sinopse: publicado originalmente em 1976, o livro inicia-se com um jovem repórter entrevistando Louis, e este conta sobre sua vida antes de se tornar vampiro, como se transformou, como conheceu Lestat, a vampira Cláudia e Armand. Fala também de suas viagens e reflete sobre vários assuntos como a imortalidade.
.
Queen of the Damned
(Rainha dos Condenados)
Editora: Innovation Comics/ Ano: 1991/ 11 Edições (Edição #12 nunca publicada)
Sinopse: publicado originalmente em 1988, narra a origem dos vampiros, a transformação de Akasha e a Lenda das Gêmeas Maharet e Mekare.
.
The Tale of the Body Thief
(A História do Ladrão de Corpos)
Editora: Sicilian Dragon/ Ano: 1999/ 4 Edições (Edições #5 à #12 nunca publicados)
Sinopse: publicado originalmente em 1992, narra uma das aventuras de Lestat, que começa quando um mortal, Raglan James, vai até ele com uma proposta: trocar de corpo por um breve período de tempo.
The Master of Rampling Gate
(O Senhor de Rampling Gate)
Editora: Innovation Comics/ Ano: 1991/ 1 Edição
Sinopse: publicado originalmente em 1982, uma novela vampírica com todo o suspense e o sabor de medo e atmosfera misteriosa que fascinam os leitores de Anne Rice. Quem seria o misterioso e verdadeiro “senhor” daquela sinistra mansão?
The Vampire Lestat
(O Vampiro Lestat)
Editora: Innovation Comics/ Ano: 1990/ 14 Edições
Sinopse: publicado originalmente em 1985, narra a história do vampiro Lestat de Lioncourt, um dos personagens mais carismáticos da autora, desde seus dias como humano morando no castelo de seu pai, passando por seu encontro com o vampiro que o transformou, até o encontro com Akasha.
The Witching Hour
(A Hora das Bruxas)
Editora: Millennium Publishing/ Ano: 1992/ 5 Edições
Sinopse: publicado originalmente em 1990, narra a história da família de bruxas Mayfair no decorrer de diversos séculos.
The Vampire Companion
.
.
Editora: Innovation Comics/ Ano: 1991/ 3 Edições
Sinopse: mostra os bastidores das Crônicas Vampirescas, com detalhes sobre os personagens além de uma entrevista com Anne Rice.
A editora IDW planeja lançar uma série de HQs baseadas em outras obras de Anne Rice agora em 2011, mas por enquanto nada. A autora também já teve sua vida retratada numa HQ, a recente Female Force: Anne Rice (primeira imagem) pela editora Blue Water Comics, que já publicou diversas outras biografias na série Female Force, como as de J.K. Rowling, Hillary Clinton, Ellen DeGeneres e Olivia Newton-John, entre muitas outras.
.
Infelizmente, não encontrei informações a respeito das publicações aqui no Brasil, o que me faz crer que são inéditas. Quero muito ler pra poder ver com ficaram, agora como vou fazer isso ? Se eu encontrar um meio alternativo, não pensarei duas vezes ^^
Quem não conhece a autora ou deseja ler algum de seus inúmeros livros, o Submarino sempre aparece com alguma promoção boa. Nessa semana a Coleção Anne Rice (9 livros) estava R$119,00, mas já acabou e voltou a custar R$433,50 ! Então é bom ficar de olho, apesar que as edições antigas são fáceis de encontrar em sebos por um preço mais em conta. Recomendo a leitura dos três primeiros livros das Crônicas Vampirescas (Entrevista, Lestat e Rainha) mais as duas edições de A Hora das Bruxas, meu preferido. Por enquanto é isso, até !
.
*Resumos pela Wikipédia.
Fil Felix é autor, ilustrador e psicanalista. A Central dos Sonhos é seu universo particular, por onde aborda questões como memórias, desejos e infância. Fã de HQs, escreve seus comentários sobre quadrinhos desde 2011, totalizando mais de 600 reviews. Já escreveu sobre arte para diversos blogs como Os Imaginários e a coluna Asas da editora Caligo. Ilustrou os livros infantis Zumi Barreshti (2021, Palco das Letras) e Meu Avô Que Me Ensinou (Ases da Literatura), entre outras publicações.
Curtir isso:
Curtir Carregando...
Você também vai gostar!
Comments
comments