O projeto Central dos Sonhos nasceu em Jun/ 2011 da união de diversas idéias derivadas de filmes, quadrinhos e músicas. As principais: o mundo onírico de A Cela; as regras dos sonhos de A Origem; e a teoria de uma realidade paralela de Matrix; além de Sandman, Alice no País das Maravilhas, mitologia grega/ bíblica, Os Invisíveis, Nina Hagen, cultura pop, entre outros; tudo isso nas ruas escuras do Centro Velho de São paulo. Inicialmente planejada como uma história única, o conceito de Central dos Sonhos se ampliou e fui criando personagens, locais, contos e outras coisas co-relacionadas, se tornando um “Universo”.
A Central dos Sonhos gira em torno da droga Pandora, capaz de despertar o inconsciente de quem a usa, deixando mais fácil a lucidez durante os sonhos. Com isso, os usuários passam a ver os sonhos de outra maneira e descobrem que há algo em comum na mente de todos os seres sonhantes: a Central dos Sonhos, um local que conecta o inconsciente coletivo e é controlado pelo que os usuários chamam de Criadora, a força matriz. Esta area, porém, é perigosa. Infectores são as defesas naturais da Central, impedindo que nos tornamos cientes disso tudo por motivos misteriosos, e são capazes de tomar medidas drásticas ao pressentirem ameaça.
A Pandora lhe permite viver uma outra realidade dentro da própria mente, porém também abre portas que precisam continuar fechadas, recomenda-se que fique apenas nas “Salas dos Sonhos”, cantos do inconsciente onde a pessoa é Deus, podendo ter total controle do sonho, criando e destruindo o que quiser. É necessário ser cauteloso e não adentrar à Central dos Sonhos. Mas as vezes…. voar e brincar de Deus não é o bastante.
A história original (apelidada de “Guerra Aos Sonhos”) continua sendo feita, repleta de simbologias e referencias artísticas e reais. Este “livro” está sendo criado num sketchbook misturando texto, pintura, desenho, colagem etc formando uma história ilustrada. Aqui no blog você pode encontrar mais informações sobre a Pandora, sobre a Central, os Infectores, Criadora e demais Arquétipos dos Sonhos.
Fil Felix é autor, ilustrador e psicanalista. A Central dos Sonhos é seu universo particular, por onde aborda questões como memórias, desejos e infância. Fã de HQs, escreve seus comentários sobre quadrinhos desde 2011, totalizando mais de 600 reviews. Já escreveu sobre arte para diversos blogs como Os Imaginários e a coluna Asas da editora Caligo. Ilustrou os livros infantis Zumi Barreshti (2021, Palco das Letras) e Meu Avô Que Me Ensinou (Ases da Literatura), entre outras publicações.