[Review] Spawn: Vingança – A Vida e a Morte de Al Simmons!

Arcos Principais: Vingança (Vengeance) e História do Spawn (History of Spawn).
Publicação Original: Spawn #291-297 (Image, 2019).
Roteiro: Todd McFarlane.
Arte: Szymon Kudranski e Jason Shawn Alexander.

Sempre gostei da figura do Spawn, tanto pelo filme quanto pela animação de 1997. Mas nunca tinha pego para ler e acompanhar, até que há uns anos eu li todo o primeiro ano da revista e gostei muito do material, tanto pelo que o Todd McFarlene criou ali no começo dos anos 1990 e na gênese da Editora Image, quanto pelos autores convidados naquelas primeiras edições e toda a polêmica envolvendo direitos autorais. Fiz um review bem legal comentando as edições #1-11 que você pode conferir em Spawn: Origem Infernal.

Infelizmente não consegui retomar à leitura da maneira que eu queria (na sequência), porém a chegada do Spawnverse agora em 2021 me deixou interessado. Pra quem não acompanha, recentemente a revista do Spawn ultrapassou a marca das 300 edições, sendo uma das séries autorais mais longas da atualidade, prometendo o lançamento de uma espécie de “universo Spawn”: além da revista principal, a publicação de outros três títulos mensais abordando outros personagens e situações. Mas por onde começar a leitura pra pegar essa fase? Essa é uma pergunta bastante comum e, depois de fazer umas pesquisas e ler alguns artigos, cheguei no encadernado Vengeance (ou Vingança) que compila as edições #291-297: além de recente, ele estabelece o status quo atual do Spawn, declarando guerra contra o Céu e o Inferno, além também de recapitular tudo o que aconteceu até aqui!

Então se você nunca leu ou largou a leitura há muito tempo e quer voltar a ler e acompanhar Spawn, esse é o ponto ideal! Pretendo fazer a resenha de todos os arcos seguintes até chegar na fase atual, então vem comigo! Review especial com alguns spoilers!

VINGANÇA

Só dando uma recapitulada rápida: Al Simmons era um policial que chegou a salvar a vida de um presidente dos EUA, levando um tiro por ele e sendo alçado a herói nacional. Mas Al levava uma vida de agente duplo e, ao morrer, fez um pacto com Malebolgia, transformando-se em um de seus Spawn em troca de ter sua vida (e sua esposa, Wanda) de volta. Mas tudo deu errado quando foi devolvido à Terra cinco anos depois, com sua esposa tendo se casado com seu melhor amigo e continuando a vida. Mesmo assim, essa paixão de Al por Wanda sempre foi um dos pontos principais da trama. E nesses quase 30 anos de publicação, o Spawn Al Simmons chegou a matar Malebolgia, ficou exilado por um tempo (período em que o mortal James Downing incorporou o simbionte) e voltou à ativa para vingar a morte de Wanda, cujo assassinato continua um mistério. E assim chegamos nesse arco: “Vingança“.

Com Wanda morta e Al Simmons não trabalhando mais para o Inferno e nem para o Céu, nosso Spawn resolve agir nas sombras para criar um cenário em que irá pegar seja quem for o assassino de sua ex-esposa, assim como quem cruzar seu caminho. Ele usa Marc Rosen, repórter que era braço direito do Jim Downing, para conseguir informações sobre a origem de tudo, para entender melhor sua própria história, sem chamar a atenção para sua localização. A gente que não acompanhou as histórias na sequência até aqui, acaba pegando o bonde andando, mesmo. Mas apesar do início um tanto frenético, você se localiza rápido!

Logo na primeira edição do arco (#391), a gente acaba conhecendo como que surgiu o primeiro Spawn: a partir de uma fusão entre o céu e o inferno. Nesse começo também há um embate entre o Spawn Al Simmons e o vampiro Bludd, com eles discutindo o que Spawn vem fazendo até agora. Como parte de um plano maior, ele vem soltando pequenas manchetes para a mídia, movimentando a opinião pública, assim como também selou todas as Zonas Mortas (portais que levam ao Céu e Inferno). Dessa forma, vários Anjos e Demônios estão presos na Terra graças ao soldado do inferno. Os desenhos dessas duas primeiras edições são de Szymon Kudranski, que gostei muito mais aqui do que em Anjos Caídos: a Ressurreição e a Redenção de Kwannon, tudo é muito frenético e violento.

Entre as edições #393 e #395 as coisas vão ficando cada vez mais interessantes. Simmons quer a todo custo saber a verdade em torno da morte de Wanda, atacando a fonte do poder tanto de Anjos quanto de Demônios na Terra: o dinheiro. Com a verdade vindo a tona e os humanos duvidando sobre seus governos, a bolsa de valores vai à loucura e determinadas empresas (justamente dessa galera) começam a falir, fazendo com que agentes do Céu e do Inferno se juntem para pensar no que farão para impedir o Spawn. É uma trama muito interessante criada pelo McFarlane, principalmente porque coloca esses seres entre as pessoas e aborda uma questão que já estava forte lá nas primeiras histórias: o poder da mídia. As páginas que trazem os três repórteres noticiando os acontecimentos continuam firme e forte, onde o leitor tem outras perspectivas de uma maneira rápida: seja pela notícia mais tendenciosa até a mais reacionária. A narrativa do McFarlane também se distingue de outros quadrinhos mainstream, os recordatórios aqui descrevem as cenas de maneira até literal, mas de uma forma tão interessante que não passa aquele ar antiquado de falar o óbvio. Pelo contrário, deixa tudo muito grandioso.

O destaque vai para o momento em que o guerreiro Godsend (Presente de Deus) é enviado pelo anjo Gabrielle para assassinar Simmons. E é luta de simbionte contra simbionte! Já que Godsend também utiliza de uma armadura viva e é extremamente poderoso, criando um domo ao redor deles para que os civis e celulares não registrem nada. Os desenhos passam a ser de Jason Shawn Alexander (Killadelphia), que são simplesmente sensacionais! Tudo é extremamente gráfico, usando muito de sombras para criar uma atmosfera de suspense, principalmente nos encontros entre Gabrielle e um demônio, além de sangue jorrando por tudo quanto é canto e várias cenas WOW: aquelas que você leva até um susto.

Todo esse arco, além de preparar o terreno dessa guerra do Simmons contra o Céu e o Inferno, também funciona para balançar todas as bases da série ao levá-lo a público. Com Spawn à mostra e o passado do soldado Al Simmons sendo revirado pela mídia, as coisas acabam mudando de percurso. Um outro personagem muito importante que faz sua aparição é o Violador, o icônico arqui-inimigo também conhecido como Palhaço. O Spawn come um bocado nas mãos dele, já que o Palhaço foi um dos responsáveis pela criação do simbionte junto do Malebólgia e ele mesmo já matou vários Spawn antes, ou seja, ele conhece as fraquezas da armadura! O encontro entre os dois rende uma sequência muito boa e várias cenas WOW, com participação especial de antigos inimigos como o Chacina e Cy-Gor. E é importante comentar: os poderes do Spawn estão mudando e ficando cada vez mais fortes, sendo dito no começo do arco que agora ele é capaz até mesmo de reviver os mortos!

HISTÓRIA DO SPAWN – A VIDA E A MORTE DE AL SIMMONS

As edições #296 e #297 finalizam o arco, mas também funcionam muito bem sozinhas, servindo de recapitulação de tudo o que aconteceu de mais importante nessas quase 300 edições da revista. Com o Spawn Simmons fechando o cerco para quem está na Terra, temos uma reunião entre Cogliostro, Redentor e outros seres planejando o que irão fazer para sobreviverem. E para mostrar o quanto esse Spawn é perigoso, Cogliostro passa a contar a origem de tudo, desde quando Al Simmons era um soldado até o momento em que fez um pacto com o Inferno e tudo desandou. Particularmente, eu imaginava que essas duas edições seriam literalmente um resumão, mas me surpreendi. A forma como é narrada, trazendo tudo para o contexto atual e preenchendo algumas lacunas, ficou muito bom. Vemos como Deus e Satã já sabiam de certas coisas, como o Inferno ficou depois da morte de Malebólgia, assim como a “aposentadoria” do Simmons na verdade foi um momento que ele tirou pra planejar tudo isso e ficar ainda mais forte.

A forma como comentam sobre a Wanda também merece destaque, já que ela era o único ponto fraco dele, a única coisa com a qual ele se importava. E com ela fora da jogada, tanto Céu quanto Inferno não possuem mais nada para barganhar. É uma discussão interessante, já que coloca o Spawn como alguém que não tem mais nada a perder. O que é verdade. Então a única coisa que o move é a pura vingança. Mas acho que isso mudará em breve, pois é uma brecha a ser explorada. Um outro destaque dessas duas edições é o momento que falam sobre o Jim Downing, o humano que ficou com o manto do Spawn durante muitos anos. Para quem não acompanha a série, esse período sempre me pareceu bastante confuso. Então, apesar de que sugiro a leitura completa desse arco (edições #291-297) para pegar o panorama geral da guerra, também é possível ler somente essas últimas duas para ter um resumão sobre tudo que aconteceu até aqui, o momento em que Simmons trancou os portais na Terra para achar o assassino de sua ex-esposa. Sem contar que Jason Shawn Alexander desenhou várias páginas duplas excelentes.

Foram sete edições que me surpreenderam e que super indico a leitura. Não sei para quem já vem acompanhando, mas para os leitores que estão caindo de paraquedas foi uma leitura fluida e rica em informações, conseguindo contextualizar muito bem a guerra que está por vir. Destaco vários momentos, como os encontros com Godsend e o Violador (duas das melhores lutas que vi nos últimos meses), assim como toda a trama envolvendo anjos e demônios, muito carismática. Um outro ponto positivo, principalmente para os leitores que só pegaram a primeira fase da revista (como eu), foi ver que existe essa estrutura que se manteve no roteiro, como os repórteres dando notícia no meio de cada história (e que tinha desde a #1). Claro que por se tratar de algo tão amplo e recheado de referências, muita coisa acaba passando batida num primeiro momento, mas nada de muito grave.

Fiquem ligados aqui no site, que pretendo trazer reviews comentando as histórias seguintes até a fase atual!

Confira outros reviews de Spawn que fiz aqui no site:

Série principal (1992 – atualmente):
Spawn: Origem Infernal (#1-11)
Spawn: Vingança – A Vida e a Morte de Al Simmons (#291-297)
Spawn: Histórica Edição #300 (#298-301)
Spawn: Consequências – Caçada Infernal (#302-307)

Minisséries e one-shots:
Spawn: Feudo de Sangue (1995; 4 edições)

Ou acesse o Índice de Reviews para conferir outros títulos!

Comments

comments

Conte-me o que achou do artigo :)