[Review] Spawn: Histórica Edição #300!

Arcos Principais: Sem título.
Publicação Original: Spawn #298-301 (Image, 2019).
Roteiro: Todd McFarlane.
Arte: Jason Shawn Alexander, Greg Capullo, Jerome Opeña e convidados.

Depois de 2 meses sem review aqui no site, estou voltando com um especial das edições #298-301 de Spawn: o conjunto que comemora a histórica edição #300 e também o último “arco” antes da fase atual. Se gosta de Spawn, confira o super review Spawn: Origem Infernal, onde comento as clássicas edições #1-11 da série e o review de Vingança – A Vida e a Morte de Al Simmons, review do arco anterior (edições #291-297). Em comemoração à marca histórica de 300 edições, Todd McFarlane convidou alguns desenhistas e, inclusive, colocou a mão na massa e também desenhou algumas das histórias, colocando o Soldado do Inferno numa nova fase que inclui novos visuais e até poderes. Review especial sem muitos spoilers.

RUMO AOS 300

As edições #298-299 preparam o terreno para a histórica #300. Como vimos no arco anterior, Spawn revelou ao público sua real identidade e desestabilizou a guerra entre Céu e Inferno, unindo Anjos e Demônios contra um mesmo alvo: o próprio Spawn. A revelação também gerou uma crise financeira mundial, com a bolsa de valores caindo, pessoas se suicidando, entre outras catástrofes. A edição #298 o mostra dando entrevista para a mídia (o que é um pouco engraçado, já que o trio de apresentadores fixos da revista são alguns dos entrevistadores), assim como as pessoas que o conhecem também estão tentando se esconder para não entrarem no fogo cruzado, como a Nyx.

Inclusive a Nyx e a Jessica Priest são duas personagens coadjuvantes que ganham bastante espaço, principalmente a Priest. Mas o destaque para essas duas edições está em Brock Fennel, o repórter reaça: Spawn acaba fazendo uma grande descoberta sobre a real identidade do cara. Além de chocante, é um verdadeiro plot twist que não estava esperando. Fora as diversas cenas de ação, com anjos decapitados e tudo mais.

HISTÓRICA EDIÇÃO #300

A edição #300 traz a tão esperada guerra entre Spawn e os exércitos do Céu e Inferno, tomando grandes proporções e retomando diversos pontos da mitologia da série. A começar pelos líderes de cada grupo: de um lado temos Godsend liderando os Anjos; e do outro lado temos ninguém menos que o próprio Violador liderando os demônios. Além da surpresa por ele continuar vivo, conhecemos um pouco mais sobre seu passado e a ligação com os uniformes simbiontes dos Spawn.

Há muitos pontos interessantes nessa edição. O primeiro é que essa guerra não é só apenas entre Céu e Inferno, mas também envolve os humanos, que vem sofrendo os danos colaterais de toda a loucura. Outro ponto são as teorias da conspiração que passam a cercar os tabloides, deixando a trama bastante realista (apesar de toda a parafernália). Mas o destaque fica para a evolução (e transformação) que o Spawn Al Simmons sofre durante a guerra. O roteiro do Todd McFarlane guarda muitas reviravoltas e, mesmo depois de quase 30 anos escrevendo o personagem, ainda consegue trazer novos pontos e ter fôlego para novas histórias. Já que depois dessa edição, vimos o “multiverso” Spawn sendo gerado, com novas revistas spin-offs chegando às bancas. O que chega a ser engraçado, pois o universo Spawn sofreu bastante crítica nos últimos anos, por ser exagerada ou desconexa demais. E o que vemos aqui é algo bastante coeso e animador.

Uma dessas reviravoltas, que também se estende à edição #301, está relacionada à transformação do Spawn. Não vou dar muitos spoilers, mas acaba trazendo o herói para um cenário mais inicial: aprendendo a lidar com a nova situação, com as novas habilidades, com a perda de outras, com a nova relação entre Céu e Inferno; abrindo todo um leque de possibilidades e sendo muito bem absorvido pelos novos leitores. O uniforme simbionte também é abordado, levando o leitor a conhecer melhor sua origem, seu contexto e criador. Outra novidade é o aparecimento de outros Spawn!

A edição #300 ainda conta com a participação especial de artistas como Greg Capullo (que foi o desenhista principal da série durante anos) e Jerome Opeña (Fabulosa X-Force: A Saga do Anjo Negro), do roteirista Scott Snyder (Grandes Astros: Batman) e, claro, de desenhos do próprio McFarlane, que não fazia a arte interna há tempos. Também conta com três histórias curtas que abordam eventos que estavam ocorrendo em paralelo, como o paradeiro do Jim Downing, o surgimento de uma nova Spawn e a transformação do Redentor. Uma leitura bastante divertida e que prepara o caminho para a atual fase do Soldado do Inferno, prometendo novos e eletrizantes horizontes, trazendo sequência de ação e lutas incríveis, com muito sangue e tudo que temos direito. Sendo uma edição histórica, trouxe o capricho e a grandeza que estávamos esperando.

Confira outros reviews de Spawn que fiz aqui no site:

Série principal (1992 – atualmente):
Spawn: Origem Infernal (#1-11)
Spawn: Vingança – A Vida e a Morte de Al Simmons (#291-297)
Spawn: Histórica Edição #300 (#298-301)
Spawn: Consequências – Caçada Infernal (#302-307)

Minisséries e one-shots:
Spawn: Feudo de Sangue (1995; 4 edições)

Ou acesse o Índice de Reviews para conferir outros títulos!

Comments

comments

Conte-me o que achou do artigo :)