Arquivo X (The X-Files) foi uma série da FOX que abordava o sobrenatural, alienígenas e conspiração governamental, criada por Chris Carter (Millennium), tornando-se um fenômeno dos anos 90 e deixando um enorme legado para trás, além de abrir portas e inspirar outras séries como Fringe, Lost e Supernatural.

Protagonizada pelos Agentes Fox Mulder (David Duchovny), que acredita numa conspiração dentro do próprio FBI, e Dana Scully (Gillian Anderson), uma cientista contratada para contradizer tais teorias, a dupla investiga os Arquivos X – casos não solucionados e que possam envolver o paranormal. De alienígenas à vampiros, passando por vilas mal assombradas e monstros marinhos, os dois já investigaram e passaram por tudo, ao mesmo tempo em que a trama central vai tomando forma.

A série rendeu 202 episódios em 9 temporadas (1993-2002), dois filmes (em 1998 e em 2008) e dezenas de prêmios, incluindo 16 Emmys e 5 Globos de Ouro. E mesmo após seu término, o legado continuou em HQs, livros, especiais, spin-offs e mantida viva em sua fã-base (os chamados x-philes ou excers, aqui no Brasil). Sem contar numa das mais icônicas aberturas de todos os tempos. Aperta o play e conheça tudo que precisa saber para acompanhar a nova minissérie que estreia dia 24/01 nos EUA (25 no Brasil).

OS ARQUIVOS-X

Todos os casos que o FBI não consegue solucionar pelas técnicas tradicionais é nomeado de “Arquivo X” e direcionado ao porão do prédio, onde está o pequeno escritório comandado pelo Agente Fox Mulder. Apesar de envolver crimes e assassinatos, ninguém leva os Arquivos a sério, principalmente por Mulder ter uma visão bastante fantástica do assunto. Mesmo assim, sua encruzilhada para mostrar uma possível conspiração que envolve o Governo faz com que os chefões enviem a Agente Dana Scully, uma médica totalmente cética, para averiguar os relatórios de Mulder e, se possível, contradizê-los.

Especial Arquivo X 3

Para auxiliar (e complicar) a dupla a resolver os casos, temos o Diretor Assistente Walter Skinner (Mitch Pileggi), que apoia o trabalho e geralmente consegue abrir brechas no sistema, mas sem se colocar em risco. O Vice Diretor Alvin Kersh (James Pickens, Jr.), que faz o possível para barrar qualquer visão paranormal dos arquivos. O trio de hackers Pistoleiros Solitários, amigos de Mulder. Além do enigmático Canceroso, um senhor que nunca sabemos pra que lado está e que aos poucos se tornou o maior antagonista da série. Durante as 9 temporadas, os Arquivos X já foram fechados e reabertos diversas vezes, até mesmo queimado.


AGENTES FOX MULDER e DANA SCULLY

A encruzilhada de Mulder para revelar ao mundo que o Governo esconde informações de nós e suas crenças em atividades alienígenas deram início aos 12 anos, quando presenciou sua irmã mais nova (Samantha) ser abduzida. Desde então seu maior objetivo foi tentar reencontrá-la. Graduou-se em psicologia e na Academia do FBI, fazendo parte das unidades de crimes violentos e perfis psicológicos antes de reabrir os Arquivos X. Sua paranoia rapidamente lhe deu o apelido de Spooky Mulder e, durante muito tempo, a busca por Samantha foi um dos principais pontos da mitologia da série.

Especial-Arquivo-X-01

Dana Scully é uma médica e cientista que quis tentar carreira no FBI, sendo resignada aos Arquivos X graças aos seus conhecimentos, oferecendo uma visão crítica dos fatos, além de realizar a parte forense e autopsia nos casos. Extremamente cética, apesar de católica, sua visão de mundo é balanceada ao ser sequestrada e ter um chip implantado em sua nuca, experiência que Mulder acredita ter sido uma abdução.

Em pouco tempo ambos formaram um enorme laço de amizade e companheirismo, complementando um ao outro, formando uma dupla apaixonante e fazendo com que o público aguardasse aquele beijo que poderia nunca acontecer. A interpretação, em especial de Gillian Anderson, também ajudou a série a fugir dos clichês de ficção científica e também passear pelo gênero drama, principalmente na temporada onde descobre ter um câncer causado pelo chip.


A MITOLOGIA: Invasão e Colonização Alienígena e Supersoldados

[Contém alguns spoilers para quem está assistindo.]

Há dois tipos de episódios em Arquivo X: os da mitologia, que tratam da trama maior da série (invasão alienígena, conspiração, abdução da Samantha, entre outros) e os “monstros da semana“, que são os demais episódios que tratam de algum arquivo x em particular.

Especial-Arquivo-X-12_

O lema The Truth Is Out There (A Verdade Está Lá Fora) e a busca por Samantha levam Mulder e Scully a encontrar evidências de uma possível invasão alienígena com o intuito de colonizar a Terra. Aos poucos vão encontrando fatos que comprovam isso, além de outras experiências sendo feitas tanto por parte dos alienígenas quanto por parte do Governo e de ambos em conjunto, também, levando ao segundo lema da série: Thrust No One (Não Confie Em Ninguém)

A Colonização foi tema recorrente até meados da 7ª temporada, tendo como pontos importantes: a invasão alienígena; a tentativa do Governo em mesclar o DNA humano ao alien para sobreviverem à essa invasão; o óleo negro, capaz de tomar e controlar corpos – e a sua vacina; o desaparecimento de Samantha; a transmissão de vírus por abelhas; os aliens Caçadores de Recompensas e os Rebeldes Sem Face, que querem abortar a invasão; entre outros.

Especial Arquivo X 11Assim conhecemos o Canceroso (William B. Davis), um enigmático chefe do “Sindicato“, um alto escalão governamental. Sempre com um cigarro na mão, ele passa e ao mesmo tempo sabota diversas informações aos arquivos X, tornando-se o maior antagonista da série. Alex Krycek (Nicholas Lea) surgiu como um Agente duplo, infiltrado no FBI, e logo se torna outro antagonista, estando sempre um passo a frente de Mulder.

Dentro da mitologia há um grupo principal de Aliens: são transmorfos, capazes de tomar a forma de qualquer um e que ocupam grandes cargos. Não podem ser mortos de maneira convencional, possuindo sangue verde e tóxico. A única maneira de matá-los é atingindo uma protuberância que possuem na nuca. O ator Brian Thompson interpreta praticamente todos os Caçadores de Recompensa, que fazem parte desse grupo. Há também outras variações que surgem no decorrer da série, como os Sem Face e aliens mais caricatos.

Especial Arquivo X 10Já a partir da 7ª temporada a Invasão é deixada um pouco de lado e o foco é nos “Supersoldados“, humanos com DNA alienígena e que possuem habilidades sobre-humanas. Apesar do Governo ter realizado diversas tentativas e projetos, o mais recente conseguiu ser praticamente perfeito: conceber um supersoldado ainda no útero da mãe, o que leva ao principal assunto da última temporada…

Scully engravida milagrosamente, já que tornou-se estéria, dando a luz o pequeno William – resultado dos programas de Supersoldado do Governo, podendo ser um misto entre humano e alien. E ainda bebê já possui habilidades sobrenaturais, sendo alvo tanto do Sindicato quanto por fanáticos de cultos alienígenas. Além da abdução de Scully, Mulder também foi abduzido perto do fim da série, sendo encontrado morto e depois ressuscitado, mas ainda permanecendo as últimas duas temporadas ausente.


MONSTROS DA SEMANA e EPISÓDIOS CÔMICOS

A maior parte dos episódios de Arquivo-X (assim como os melhores) são de “monstros da semana”: casos isolados que não tem ligação à mitologia. É onde o lema I Want To Believe (Eu Quero Acreditar) é levado ao máximo, com Mulder e Scully investigando diversos casos com ligação ao paranormal. Em algumas situações a dupla tem o auxílio dos Pistoleiros Solitários, três hackers nerds que conseguem todo tipo de informação e se infiltrarem em qualquer sistema.

Especial-Arquivo-mosntros

Apesar de serem soltos, muitos casos e personagens desses episódios ganharam grande importância para a série e tornaram-se clássicos. Começando por Eugene Tooms (ep. 1×3), um homem com uma habilidade elástica. Além de ser considerado o primeiro “monstro da semana”, também foi um dos poucos que reapareceu em outro episódio. Em seguida temos Flukeman (ep. 2×2), talvez a criatura mais icônica da série, um misto entre verme e humano que se originou de Chernobyl.

Temos também os Peacock (ep. 4×2), uma família com diversas deformidades que vivem escondidos numa vilazinha, tendo assassinato e incesto características comuns entre eles. Esse episódio permanece como um dos mais assustadores da série, sendo também o único que a Fox não passou durante a primeira reprise. Entre diversos outros.

Especial Arquivo X 8

As primeiras temporadas de Arquivo-X tinham alguns episódios mais leves, com um tom mais cômico. Essa característica começou a ser mais frequente a partir da 6ª temporada, quando a série ganhou um ar mais clean, ficando mais iluminada e recebendo episódios que beiravam a comédia. Apesar de soarem estranhos, muitos deles estão entre os melhores de toda a série. Começando por Jose Chung’s From Outer Space (ep. 3×20), onde Mulder e Scully narram diferentes versões de uma abdução, sendo um dos mais engraçados; temos Arcadia (ep. 6×15), quando a dupla finge serem um casal tradicional para inspecionar um condomínio suspeito; Hollywood A.D. (ep. 7×19), quando as aventuras deles viram roteiro hollywoodiano; entre outros.

Especial Arquivo X 9

Dois episódios cômicos que gosto muito são X-Cops (ep. 7×12) que possui um formato de filmagem amadora, quando um programa de TV acompanha um caso do FBI, mais especificamente a busca de Mulder e Scully por uma criatura que vem perturbando um bairro. E o episódio natalino How the Ghosts Stole Christmas (ep. 6×6), quando os dois vão a uma mansão mal assombrada por um casal de fantasmas e não dá pra saber o que é real ou não. Lembra Chapolim, inclusive!


AGENTES JOHN DOGGETT e MONICA REYES

Ao término da 7ª temporada Fox Mulder havia sido abduzido, permanecendo praticamente ausente nas duas temporadas seguintes. O diretor Kersh designa o Agente John Doggett (Robert Patrick) para acompanhar Scully numa investigação pelo desaparecimento e tornando-se um membro dos Arquivos X posteriormente. É um ex-policial que não acredita em alienígenas, além de ter um temperamento explosivo.

Especial-Arquivo-X-05

Pouco tempo depois entra na equipe a Agente Monica Reyes (Annabeth Gish), especialista em crimes religiosos e que possui um tipo de mediunidade, sendo mais apaixonada pelo sobrenatural. Juntos de Scully, o trio protagonizou as temporadas 8 e 9. O criador Chris Carter acreditava que a série poderia continuar por mais temporadas, substituindo a dupla principal por uma nova e ir renovando os assuntos.

Doggett e Reys trabalhavam diferente de Mulder e Scully e, apesar do estranhamento inicial, rapidamente agradaram o público. Os dois tiveram uma boa química e resgatavam antigos conceitos do início da série, como o questionamento aos arquivos, o início de um romance e um passado misterioso.


ARQUIVO-X: O FILME e ARQUIVO-X: EU QUERO ACREDITAR

filmes_arquivox

O primeiro filme da série estreou em 1998, passando entre a quinta e sexta temporada. Muitos dizem que era pra tudo ter acabado ali, mas com a fama que a franquia vinha ganhando, acabou se estendendo pra outras temporadas e, por isso, perdendo o fio da meada. Nesse primeiro longa Mulder e Scully investigam um ataque terrorista que os levam à uma tentativa do Governo de acobertar fatos. É onde começam a dar mais foco a Colonização e as abelhas que transmitem vírus.

x-files-fight-the-future

Além de ter um bom desempenho no cinema, Arquivo-X: O Filme (1998) também recebeu boas críticas, principalmente por agradar tanto novatos quanto fãs da série. Um dos destaques do filme é mostrar uma espaçonave gigante, algo que raramente ocorria nos episódios, elevando a série pra outro patamar.

Já o segundo filme, Arquivo-X: Eu Quero Acreditar, foi lançado em 2008 (6 anos após o término) e não foi bem recebido pela crítica. Ao contrário do primeiro, nesse não há qualquer ligação com a mitologia principal da série e se assemelha à um “monstro da semana“. Scully largou o FBI, dedicando-se à medicina num Hospital Católico, enquanto Mulder vive isolado. Os dois continuam próximos, apesar de não formarem um casal tradicional. Mesmo longe do paranormal, acabam sendo chamados pelo FBI para ajudarem num caso que envolve um padre com visões de um assassino em série.

xfiles-417-1

A impressão que dá é a de que o filme funciona muito melhor para os fãs da série, como um episódio prolongado, do que como um filme isolado. É muito bom ver a dupla utilizando novas tecnologias, com tudo ocorrendo numa pegada mais anos 2000, saindo do que hoje podemos considerar ultrapassado, aquela sensação de anos 90.

O QUE ESPERAR DA NOVA MINISSÉRIE?

A 10ª temporada de Arquivo-X, em formato de minissérie com 6 episódios, estréia neste domingo dia 24/01. E a expectativa é alta. Pelo que já vimos nos trailers podemos esperar, mais uma vez, uma conspiração alienígena na Terra, com direito a um disco voador caindo. Também sabemos que irão aproveitar das novas tecnologias e “novas conspirações”, principalmente de que somos vigiados 24h por dia. Será muito bom ver como Chris Carter irá retomar o clima da série num mundo onde, com apenas um clique, conseguimos chegar perto de praticamente qualquer coisa.

Além de Fox Mulder e Dana Scully, já foram confirmados para a minissérie a presença do Diretor Assistente Walter Skinner, a Agente Monica Reyes, o Canceroso e o trio Pistoleiros Solitários. Dos 6 episódios, dois estão confirmados como sendo da mitologia, enquanto os outros quatro serão de monstros da semana.

Arquivo-X-Nova-Temporada-02

Um dos propósitos dessa retomada é poder angarias novos fãs para a franquia (Carter já admitiu ter, inclusive, um roteiro para um terceiro longa), além de conseguir a atenção de todos os fãs veteranos, numa tentativa de repetir (em menor escala) o fenômeno que Arquivo-X foi durante os anos 90.

Mas com isso vem diversas dúvidas e furos a serem resolvidos (spoilers): os Pistoleiros e o Canceroso foram mortos no final da nona temporada, vamos ver como explicarão o retorno dos mesmos. Também já foi prometido que tratarão de William, filho da dupla, que foi enviado para adoção à um casal anônimo, a fim de protegê-lo. No último episódio, também, um dos principais mistérios é em relação ao dia 22/12/2012, onde Mulder descobre que poderá ser o fim do mundo ou quando os aliens ocuparão altos postos governamentais. Por ter sido um acontecimento recente, veremos se terá explicação na nova temporada.

Arquivo X Nova Temporada 3

Arquivo-X estreia na Fox segunda-feira (25), às 23h59, com episódio duplo legendado. Reprises dubladas serão exibidas toda terça, às 22h30.

E a expectativa de vocês para o retorno da série, como está?!

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Filipe Felix
Load More In Destaque

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira também!

Fragmentos do Horror, uma fração dos pesadelos de Junji Ito!

Junji Ito é considerado um dos mestres do horror japonês, tendo criado alguns pequenos clá…