[Especial] Bem-Vindo à Central dos Sonhos!

[Especial] Bem-Vindo à Central dos Sonhos!

Central dos Sonhos - Fil Felix

Bem-vindo a Central dos Sonhos! O local mais profundo da mente humana, onde os sonhos dormem e o consciente desperta. Uma festividade onírica e surreal. Onde estão todos os seus segredos, desejos e temores, protegidos.

Release: A Central dos Sonhos é a última camada da mente, podendo ser alcançada através da droga Pandora. É a força por detrás dos sonhos, com mecanismos de defesa próprios (Infectores), uma matriz energética (A Criadora), lar dos Arquétipos Oníricos e dos sonhos (Ordinários e Extraordinários), entre outras características. Sua função: preservar a ordem onírica e impedir as mentes de terem lucidez, assim como os usuários de Pandora.

Sinta-se privilegiado por acessar alguns dos arquivos imaginários da Central, nem todos possuem essa oportunidade. Muitos chegam apenas às salas dos sonhos, que antecede a Central, e que mostra somente sonhos banais e rotineiros. São poucos os que acordam para seu inconsciente, que mergulham fundo.

A Central dos Sonhos busca dar significado à vida, seja em seu estado de vigília ou de sonhos. É mais que uma experiência lúcida, é compreensão e experimentação dos próprios sentidos. Entretanto, há algo nela que impede e dificulta seu acesso. Algo que a protege, defesas naturais. A “Criadora”. Por que ninguém lembra de seus sonhos? Por que não ficamos conscientes deles? Por que, Criadora?

central dos sonhos 1

Devido a dificuldade em adentrar a Central de maneira natural, no início do século XX um grupo secreto deu início à pesquisas com substâncias químicas que induzissem as pessoas ao sono extremo. Tais experimentos foram utilizados por militares e personalidades da época, ficando em posse do Governo até cair no esquecimento, graças à outros avanços tecnológicos e filosóficos a partir da década de 1960.

A “droga dos sonhos” permaneceu nas brumas por quase 40 anos, sendo resgatada no final dos anos 1990 de maneira ainda misteriosa. Sua fórmula foi reconstituída e voltou aos centros urbanos renovada pelo codinome “Pandora, a droga onírica”. Em pouco tempo se tornou sensação no meio underground, sendo vendida e consumida através das sombras. Por induzir ao sono e afetar diretamente a fase REM, permitindo uma total consciência onírica, os usuários de Pandora geralmente a utilizam em locais calmos.

central 2

A Pandora (ou os poucos registros que se tem de pessoas que entraram na Central de alguma outra maneira) ajudou a criar uma espécie de mitologia em torno da mente, desde entidades que simbolizam certos aspectos do sonhar à protetores do local mais profundo, a própria Central dos Sonhos. Popularmente conhecidos por Infectores, já foram descritos por vários usuários como “criaturas com rostos de porcelana”. Histeria ou alucinação, é fato que entre os usuários criou-se um certo pânico em ver tais Infectores ao sonhar.

Outro aspecto desta mitologia é a “Criadora”, que seria a responsável por todo o mecanismo do sonho. Criada a partir da consciência coletiva, nunca foi vista mas quem chegou à Central dos Sonhos diz poder pressentir sua presença, que talvez ela seja a resposta para muitas das dúvidas humanas e não humanas. Também é ela quem gera as Naves-Mãe, que transitam entre as camadas, realizando diversas funções.

central 3

Essas e outras informações, assim como histórias e até relatos podem ser encontrados nos “Arquivos Imaginários” abaixo, compostos por informações, artigos, colagens e músicas. Leia-os para conhecer cada vez mais o Universo Onírico e tente adentrar a Central em seus próprios sonhos, se tiver coragem, ou experimente a Pandora.

* A espiral é o símbolo da Central pois simboliza o eterno ciclo dos sonhos *

Pandora by John William Waterhouse

INFOs GERAIS

– O Que É + Sinopse = conheça o projeto, inspirações e conceito.
– Dicionário dos Sonhos = uma relação com todos os termos, figuras, lugares e objetos da Central.
– Pandora: a Droga Onírica = conheça melhor a Pandora, como é feita e seus efeitos.
– As Camadas Oníricas = conheça os níveis da mente: Zona Negra, Cotidiano, Salas dos Sonhos e a Central.
– Os Arquétipos dos Sonhos = o que são os Arquétipos, como surgiram e descrições dos mais notáveis: a Criadora, Infectores, Don Bai, Riva, Rei dos Gatos, Felícia…

Central dos Sonhos - Despertar (Temporada 2015)

TEMPORADA 2015: DESPERTAR

– Despertar = a nova fase da Central dos Sonhos, agora com música e “episódios” periódicos que vão esmiuçar o Universo Onírico, focando na conscientização e mecanismos dos sonhos.
– 0. DreamBeats = primeiro single da CS, mais informações de Despertar.
– 1. O Tráfico de Pandora = como a droga Pandora veio parar em São Paulo através de Liz, a melhor sonhadora da região. E entenda sobre as Salas dos Sonhos e seus códigos.. Música “Sabotagem”.
– 2. Germinação das Ideias = Como os efêmeros Sonhos Ordinários carregam as ideias e inspirações da Central para o inconsciente, através dos sonhos. Música “Um Broto”.
– 3. O Cemitério dos Sonhos = o que acontece com os Sonhos Ordinários e Extraordinários que desaparecem, como sua energia é guardada. Música “U.F.O.neural”.

Capa - Perturbações 6

TEMPORADA 2016: PERTURBAÇÕES

– Perturbações = a nova fase da Central dos Sonhos irá explorar o lado sombrio da mente, as tentativas de nos entendermos a partir dos próprios devaneios.
– Primeira Parte = cartões que exploram as mais diversas características dos sonhos, como autoestima, nudez, construções e medos.
– Segunda Parte = 31 figuras inspiradas no Halloween e que exploram os pesadelos.

Central dos Sonhos - Tormentos 2017 - Fil Felix Colagem

TEMPORADA 2017: TORMENTOS

– Tormentos = nova fase da Central dos Sonhos, explorando as Naves-Mãe.
– Fanzine Tormentos = os pesadelos serão transformados em páginas de um fanzine e darão continuidade à história da Nave-Mãe Cio-Cio guiando um sonhador para o ecstasy onírico.
– Anatomia das Naves-Mãe: em breve.

conto pedro e pandora collage 2

CONTOS

– Pedro e Pandora = Pedro é um jovem usuário de Pandora que passa a escutar um barulho estranho do apartamento ao lado.
– A Loja dos Sonhos = Mario tenta uma regressão e presencia acontecimentos do passado.
– Aquela Velha Inocência = Eulália é uma velha solitária capaz de tudo para manter-se viva.
– A Era de Aquário = A vida banal de Mikhail está prestes a mudar quando, da sacada de seu apartamento, observa um grupo de pessoas aguardando a chegada da nave-mãe dos Deuses.
– A Rainha da Noite = Guto persegue a Rainha da Noite, a beldade misteriosa que percorre o Centro de São Paulo, encontrando-se nesta busca.

Outras histórias co-relacionadas no Entre Contos.

central dos sonhos - gênese 2

REVISTAS

– Gênese = 1º fanzine da Central, 20 páginas de textos e ilustrações pra ler on-line. Origem dos sonhos, Árvore das Crenças, contos.

Níveis dos Sonhos 2017 - 1

NÍVEIS

spirals-fil-felix-mixtape-central-dos-sonhos

MIXTAPE SPIRALS

– Spirals: escute online ou faça download da mixtape Spirals. 4 músicas psicodélicas derivadas da temporada Despertar e duas inéditas.

GALERIA

*Mais ilustrações aqui.

Arauto do Ano Novo.

Arauto do Ano Novo.

my-colorful-soul-fil-felix-collage

"The Forbidden Fruit Girls".

“The Forbidden Fruit Girls”.

The Forbidden Gate to Garden of Eden - Fil Felix Collage

"METAMORFOSE": s.f. Mudança; transformação pela qual passam alguns animais, no decorrer do seu processo de desenvolvimento, que resulta numa forma e numa estrutura completamente diferentes das iniciais.

Fil Felix - Convocar Crescimento Desenfreado (Criatura Híbrida)

Questão de Pele (Luxúria-Lust) - Fil Felix Colagem

Fil Felix - Delírio (Auto-Retrato) Colagem

Dimensões Interiores, 01/2015. "Todos possuem seu próprio mundo, seus próprios sonhos."

*Mais ilustrações aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comments

comments

Estudante de Artes, consumidor compulsivo de HQs, amante da psicodelia, sonhos, nonsense, teorias da conspiração e colagens. Um mutante. Autor da Central dos Sonhos. + www.filfelix.com.br