[Especial] Bem-Vindo à Central dos Sonhos!

Central dos Sonhos - Fil Felix

Bem-vindo a Central dos Sonhos! O local mais profundo da mente humana, onde os sonhos dormem e o consciente desperta. Uma festividade onírica e surreal. Onde estão todos os seus segredos, desejos e temores, protegidos.

Release: A Central dos Sonhos é a última camada da mente, podendo ser alcançada através da droga Pandora. É a força por detrás dos sonhos, com mecanismos de defesa próprios (Infectores), uma matriz energética (A Criadora), lar dos Arquétipos Oníricos e dos sonhos (Ordinários e Extraordinários), entre outras características. Sua função: preservar a ordem onírica e impedir as mentes de terem lucidez, assim como os usuários de Pandora.

Sinta-se privilegiado por acessar alguns dos arquivos imaginários da Central, nem todos possuem essa oportunidade. Muitos chegam apenas às salas dos sonhos, que antecede a Central, e que mostra somente sonhos banais e rotineiros. São poucos os que acordam para seu inconsciente, que mergulham fundo.

A Central dos Sonhos busca dar significado à vida, seja em seu estado de vigília ou de sonhos. É mais que uma experiência lúcida, é compreensão e experimentação dos próprios sentidos. Entretanto, há algo nela que impede e dificulta seu acesso. Algo que a protege, defesas naturais. A “Criadora”. Por que ninguém lembra de seus sonhos? Por que não ficamos conscientes deles? Por que, Criadora?

central dos sonhos 1

Devido a dificuldade em adentrar a Central de maneira natural, no início do século XX um grupo secreto deu início à pesquisas com substâncias químicas que induzissem as pessoas ao sono extremo. Tais experimentos foram utilizados por militares e personalidades da época, ficando em posse do Governo até cair no esquecimento, graças à outros avanços tecnológicos e filosóficos a partir da década de 1960.

A “droga dos sonhos” permaneceu nas brumas por quase 40 anos, sendo resgatada no final dos anos 1990 de maneira ainda misteriosa. Sua fórmula foi reconstituída e voltou aos centros urbanos renovada pelo codinome “Pandora, a droga onírica”. Em pouco tempo se tornou sensação no meio underground, sendo vendida e consumida através das sombras. Por induzir ao sono e afetar diretamente a fase REM, permitindo uma total consciência onírica, os usuários de Pandora geralmente a utilizam em locais calmos.

central 2

A Pandora (ou os poucos registros que se tem de pessoas que entraram na Central de alguma outra maneira) ajudou a criar uma espécie de mitologia em torno da mente, desde entidades que simbolizam certos aspectos do sonhar à protetores do local mais profundo, a própria Central dos Sonhos. Popularmente conhecidos por Infectores, já foram descritos por vários usuários como “criaturas com rostos de porcelana”. Histeria ou alucinação, é fato que entre os usuários criou-se um certo pânico em ver tais Infectores ao sonhar.

Outro aspecto desta mitologia é a “Criadora”, que seria a responsável por todo o mecanismo do sonho. Criada a partir da consciência coletiva, nunca foi vista mas quem chegou à Central dos Sonhos diz poder pressentir sua presença, que talvez ela seja a resposta para muitas das dúvidas humanas e não humanas. Também é ela quem gera as Naves-Mãe, que transitam entre as camadas, realizando diversas funções.

central 3

Essas e outras informações, assim como histórias e até relatos podem ser encontrados nos “Arquivos Imaginários” abaixo, compostos por informações, artigos, colagens e músicas. Leia-os para conhecer cada vez mais o Universo Onírico e tente adentrar a Central em seus próprios sonhos, se tiver coragem, ou experimente a Pandora.

* A espiral é o símbolo da Central pois simboliza o eterno ciclo dos sonhos *

Assine nossa Newsletter para receber os
boletins da Central dos Sonhos.

Pandora by John William Waterhouse

INFOs GERAIS

– O Que É + Sinopse = conheça o projeto, inspirações e conceito.
– Dicionário dos Sonhos = uma relação com todos os termos, figuras, lugares e objetos da Central.
– Pandora: a Droga Onírica = conheça melhor a Pandora, como é feita e seus efeitos.
– As Camadas Oníricas = conheça os níveis da mente: Zona Negra, Cotidiano, Salas dos Sonhos e a Central.
– Os Arquétipos dos Sonhos = o que são os Arquétipos, como surgiram e descrições dos mais notáveis: a Criadora, Infectores, Don Bai, Riva, Rei dos Gatos, Felícia…

Central dos Sonhos - Despertar (Temporada 2015)

TEMPORADA 2015: DESPERTAR

– Despertar = a nova fase da Central dos Sonhos, agora com música e “episódios” periódicos que vão esmiuçar o Universo Onírico, focando na conscientização e mecanismos dos sonhos.
– 0. DreamBeats = primeiro single da CS, mais informações de Despertar.
– 1. O Tráfico de Pandora = como a droga Pandora veio parar em São Paulo através de Liz, a melhor sonhadora da região. E entenda sobre as Salas dos Sonhos e seus códigos.. Música “Sabotagem”.
– 2. Germinação das Ideias = Como os efêmeros Sonhos Ordinários carregam as ideias e inspirações da Central para o inconsciente, através dos sonhos. Música “Um Broto”.
– 3. O Cemitério dos Sonhos = o que acontece com os Sonhos Ordinários e Extraordinários que desaparecem, como sua energia é guardada. Música “U.F.O.neural”.

Capa - Perturbações 6

TEMPORADA 2016: PERTURBAÇÕES

– Perturbações = a nova fase da Central dos Sonhos irá explorar o lado sombrio da mente, as tentativas de nos entendermos a partir dos próprios devaneios.
– Primeira Parte = cartões que exploram as mais diversas características dos sonhos, como autoestima, nudez, construções e medos.
– Segunda Parte = 31 figuras inspiradas no Halloween e que exploram os pesadelos.

Central dos Sonhos - Tormentos 2017 - Fil Felix Colagem

TEMPORADA 2017: TORMENTOS

– Tormentos = nova fase da Central dos Sonhos, explorando as Naves-Mãe.
– Fanzine Tormentos = os pesadelos serão transformados em páginas de um fanzine e darão continuidade à história da Nave-Mãe Cio-Cio guiando um sonhador para o ecstasy onírico.
Anatomia das Naves-Mãe: dissecação das Naves-Mãe, sonhos Extraordinários que navegam entre as camadas da mente.

conto pedro e pandora collage 2

CONTOS

– Pedro e Pandora = Pedro é um jovem usuário de Pandora que passa a escutar um barulho estranho do apartamento ao lado.
– A Loja dos Sonhos = Mario tenta uma regressão e presencia acontecimentos do passado.
– Aquela Velha Inocência = Eulália é uma velha solitária capaz de tudo para manter-se viva.
– A Era de Aquário = A vida banal de Mikhail está prestes a mudar quando, da sacada de seu apartamento, observa um grupo de pessoas aguardando a chegada da nave-mãe dos Deuses.
– A Rainha da Noite = Guto persegue a Rainha da Noite, a beldade misteriosa que percorre o Centro de São Paulo, encontrando-se nesta busca.

Outras histórias co-relacionadas no Entre Contos.

central dos sonhos - gênese 2

REVISTAS

– Gênese = 1º fanzine da Central, 20 páginas de textos e ilustrações pra ler on-line. Origem dos sonhos, Árvore das Crenças, contos.

Níveis dos Sonhos 2017 - 1

NÍVEIS

spirals-fil-felix-mixtape-central-dos-sonhos

MIXTAPE SPIRALS

– Spirals: escute online ou faça download da mixtape Spirals. 4 músicas psicodélicas derivadas da temporada Despertar e duas inéditas.

GALERIA

*Mais ilustrações aqui.

Arauto do Ano Novo.
Arauto do Ano Novo.

my-colorful-soul-fil-felix-collage

"The Forbidden Fruit Girls".
“The Forbidden Fruit Girls”.

The Forbidden Gate to Garden of Eden - Fil Felix Collage

"METAMORFOSE": s.f. Mudança; transformação pela qual passam alguns animais, no decorrer do seu processo de desenvolvimento, que resulta numa forma e numa estrutura completamente diferentes das iniciais.

Fil Felix - Convocar Crescimento Desenfreado (Criatura Híbrida)

Questão de Pele (Luxúria-Lust) - Fil Felix Colagem

Fil Felix - Delírio (Auto-Retrato) Colagem

Dimensões Interiores, 01/2015. "Todos possuem seu próprio mundo, seus próprios sonhos."

*Mais ilustrações aqui.

Assine nossa Newsletter para receber os
boletins da Central dos Sonhos.

Comments

comments

Um comentário

  1. Hi,

    Our team was on your site today and we’re very interested in pursuing an advertising partnership with you.

    Are you free for a phone call sometime this week?

    Best,

    Heather Kennedy

Conte-me o que achou do artigo :)