[Review] Batman: Hera Venenosa !

[Review] Batman: Hera Venenosa !

Batman  Hera Venenosa hq

Nome Original: Batman: Poison Ivy
Editora/Ano: Mythos, 2003 (DC, 1997)
Preço/ Páginas: R$5,90/ 52 páginas
Gênero: Ação/ Super-Herói
Roteiro: John Francis Moore
Arte: Brian Apthorp & Stan Woch
Sinopse: Hera Venenosa vive em sua ilha paradisíaca, quando a mesma é dizimada por um novo gel incendiário. Em busca de vingança, Hera parte para Gothan City. O confronto com Batman é inevitável. Participações especiais de Alfred, Comissário Gordon e do Crocodilo.

***

Já expressei meu amor pela Hera Venenosa em vários momentos aqui no site, em especial no recente [TOP 15] Mulheres Nas HQs. Pra mim é uma das vilãs mais interessantes, pois foge um pouco da “dominação mundial” pra lutar em favor de sua própria “espécie”, em defesa das plantas e contra indústrias que prejudicam o meio-ambiente. Personagens que lidam com essa questão vegetal são quase sempre ótimos (Monstro do Pântano, Orquídea Negra) e Hera não fica atrás.

Batman - Poison Ivy hq comics página 1

Nesse especial, Hera fugiu do Arkham e repousa numa Ilha isolada do Caribe, transformando o local numa espécie de santuário, deixando germinar tudo e sendo até considerada uma “Deusa” por alguns moradores. Pela primeira vez está se sentindo feliz. Mas como a felicidade não dura muito para ex-moradores de Gotham, a Ilha é atacada com um gel inflamável, servindo de local-teste para uma nova arma.

Hera fica furiosa, destrói todos os envolvidos no ataque e volta à Gotham para descobrir os responsáveis. Começa uma investigação que leva de uma grande empresa de perfumes até o Batman, o amor de sua vida. Enquanto isso, Bruce também dá seus pulos. Uma personagem interessante que aparece aqui é Sonia Kristova, uma ex-KGB envolvida no rolo das armas, quase uma Viúva Negra.

Batman - Poison Ivy hq comics página 2

Se a história não tem muito de inovador, o destaque fica para o confronto interno entre Hera X Batman e as sutilezas em volta do incidente, assim como as várias frases de efeito. Durante um dos ataques da vilã, ela recorda seu passado e temos um breve flashback de como ela adquiriu seus poderes (no experimento do Homem Florônico). Além dele aparecem vários outros personagens, seja literalmente ou por referência. Temos o Crocodilo e até uma das Orquídeas Negra.

Perto do final acontece um dos melhores momentos da HQ, quando Batman confronta Hera dizendo que seu poder poderia salvar a vida de milhões, até mesmo a fome mundial. Afinal, ela realmente tem a capacidade de fazer germinar  qualquer coisa, assim como descobrir até cura para certas doenças. Sua resposta? “Não quero salva a humanidade”.

Um tapa na cara do Batman e seu moralismo! Enquanto isso, um homem está jogado num canto da sala tendo várias alucinações em consequência do veneno dela, e o artista conseguiu retratar elas muito bem, com Hera e Batman todos distorcidos e fantásticos.

Batman - Poison Ivy hq comics página 3

Os desenhos da dupla  Brian Apthorp & Stan Woch (Orquídea Negra, Julgamento de Caim respectivamente) são “clean” e politicamente corretos, bonitos. Mas não trazem nada de inovador no que diz respeito à mudança de quadros, diagramação etc, porém arrasa nos closes e caracterização. Os híbridos da Hera são muito fofos ^^. Sonia Kristova protagoniza uma das cenas mais engraçadas, puxando Hera pelos cabelos até seu helicóptero.

“Batman: Hera Venenosa” possui capa couché e miolo em LWC, fez parte de um especial produzido pela DC em 1997 que teve, também, “Batman: Sr. Frio“, “Batman: Batgirl” (ambos publicados pela Mythos) e “Batman: Bane”, ainda inédito por aqui. Todos em homenagem ao filme “Batman & Robin”, também de 1997, que trouxe os 4 personagens título. Apesar de não ser nada surpreendente, este da Hera Venenosa brilha por alguns momentos e também por ser uma das poucas coisas da vilã aqui no Brasil.

nota 8,0 '

Os quatro álbuns dessa coleção não passam de fillers do filme de 1997, mas acabam sendo peças de colecionador, pena que a Mythos não publicou o do Bane. Aqui a imagem de todos:

séries batman 1997 bane hera venenosa poison ivy mr. freeze sr. frio batgirl

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comments

comments

Estudante de Artes, consumidor compulsivo de HQs, amante da psicodelia, sonhos, nonsense, teorias da conspiração e colagens. Um mutante. Autor da Central dos Sonhos. + www.filfelix.com.br