[Especial] X-Men: Segundo Advento!

x-men-segundo-advento-destaque-2

Arcos Principais: Segundo Advento (Second Coming).
Publicação Original/ Brasil: X-Men: Second Coming #1-2, Uncanny X-Men #523-525, New Mutants #12-14, X-Men Legacy #235-#237, X-Force #26-28 (Marvel, 2010)/ X-Men #114-116 e X-Men Extra #114-116 (Panini, 2011).
Roteiro/ Arte: Craig Kyle & Chris Yost, Matt Fraction, Zeb Wells, Mike Carey / David Finch, Terry Dodson, Ibraim Roberson,  Greg Land, Michael Choi.

x-men-segundo-advento-1

X-Men: Segundo Advento é a terceira parte da “Trilogia da Messias”, que começou em Complexo de Messias, quando nasce a primeira mutante em anos, uma possível esperança para a raça mutante não ser extinta. Após uma briga ferrenha entre os X-Men e o esquadrão do Sr. Sinistro pela posse da criança, Cable consegue fugir com ela para o futuro, mas sendo perseguido por Bishop, que não acredita na profecia e salvação mutante, pelo contrário, acha que ela é a responsável por seu futuro. Toda a perseguição é mostrada na série do Cable (Bebê em Guerra e De Volta ao Lar), sendo trespassada pelo crossover e segunda parte da trilogia: X-Force/ Cable: Guerra Messiânica, onde acontece uma nova briga (desta vez no futuro) pela posse da pequena Esperança. Depois de muitos vai e vens no tempo, Cable e uma Esperança de 16 anos voltam ao presente, mas em vez de serem recebidos como profetas e messias na lha Utopia, são atacados em peso por Bastion e seu exército. Segundo Advento foi uma mega saga em 14 partes que ocupou as séries Fabulosos X-Men, X-Men Legado, X-Force e Novos Mutantes, além de diversos especiais co-relacionados. Neste review especial comento, com spoilers, este épico que uniu os mutantes.

x-men-segundo-advento-2

CAPITULO 1

A dupla Kyle & Yost (X-Force, Novos X-Men) são os autores que iniciam a saga, do jeito que sabem fazer melhor: violento. Nathan e Esperança chegam em Utopia, dividindo opiniões, mas logo são atacados pelo exército tecnorgânico de Bastion. Ciclope, que anda mais sério que qualquer coisa, já divide toda a equipe e se prepara para o pior. Ele sabe que enquanto Bastion viver, eles nunca terão sossego. Assim, várias frentes são enviadas, enquanto o próprio Cable foge com Esperança para um hotel.

x-men-segundo-advento-3

CAPITULO 2 – Fabulosos X-Men

O Reverendo Stryke, renascido pelo vírus tecnorgânico, encurrala os dois no Hotel, explodindo tudo que vê pela frente e com mecanismos de defesa próprios para cada X-Men. Noturno é um dos mais alvejados, ficando insano. Esse capítulo é escrito pelo Matt Fraction (Fabulosos X-Men – São Francisco), que traz seu toque especial, mais alternativo: numa cena, Esperança está numa loja de conveniência e começa a admirar um kit de maquiagem, coisa que nunca teve. Mostrando um pouco mais de humanidade nas personagens, além de guerra desenfreada.

x-men-segundo-advento-4

CAPITULO 3 – Novos Mutantes

Já o grupo dos Novos Mutantes, escrito pelo Zeb Wells (Surpreendente Homem-Aranha), é enviado para combater o núcleo do Cameron Hodge. A arte é do Ibraim Roberson (Hellraiser), sensacional: todos da equipe estão muito bonitos e a cena em que Hodge muda para sua forma escorpiana horrível é fenomenal. Como monstro, ele ataca os Novos Mutantes sem dó, jogando-os de um lado pro outro e cortando uma das pernas da Karma! A partir daqui a gente percebe que a saga não irá poupar ninguém.

x-men-segundo-advento-5

CAPITULO 4 – X-Men Legado

Ciclope e Emma enviam a teleportadora psicodélica Ariel para ajudar a equipe do Wolverine, mas eles acabam atingidos por mísseis e ela morre numa ótima sequência. Wolverine e X-23, devido o fator de cura, ainda conseguem sobreviver. Sem um teleportador sobrando, Cable e Esperança resolvem se dividir para enganar o inimigo. Enquanto isso, Warlock rompe seu juramento de nunca matar e começa a conectar todos as suas terminações aos dados de Hodge, desligando as máquinas.

x-men-segundo-advento-6

CAPITULO 5 – X-Force

É aqui que acontece uma das cenas mais fortes. Kyle & Yost realmente sabem como chocar o leitor e Choi tem a arte que mais emociona também, na minha opinião. O próprio Bastion consegue encontrar Esperança e Noturno, dando início à uma luta ferrenha. Percebendo que a garota pode morrer, Kurt toma uma atitude drástica: ele, como um homem de fé, coloca toda sua esperança nela e se sacrifica, impedindo um golpe de Bastion usando o teleporte, mas transportando o braço do inimigo para dentro de seu peito.

x-men-segundo-advento-7

CAPITULO 6 – Fabulosos X-Men

A morte de Noturno mexe com todos os X-Men, que fazem um enterro improvisado do amigo, já que estão em meio a uma guerra. As mortes, apesar de ainda pequenas, passam a serem contabilizadas. Perigo ficou responsável por cuidar dos prisioneiros da Ilha, mas acaba deixando escapar Donald Pierce, também do exército do Bastion. Ele pode ter manipulado sua programação, mas não ficou bem claro como. Será que ela deixou?

x-men-segundo-advento-8

CAPITULO 7 – Novos Mutantes

Com tantas mortes e a Ilha sendo atacada, muitos passam a pensar se Esperança vale todo o esforço, principalmente Danielle Moonstar, que parte pra cima dela. Vampira, que ficou responsável por protegê-la, deixa que as duas se entendam. Pra ela, a Esperança precisa enfrentar seus próprios demônios. Pierce surge na frente de todos e literalmente explode o Pássaro Negro, sendo “morto” por Namor e Ciclope. Assim, os X-Men ficam sem transporte, sem teleporte e sem contato com o mundo. Presos na própria Ilha.

x-men-segundo-advento-9

CAPITULO 8 – X-Men Legado

Quando parece que nada vai piorar, uma redoma vermelha cerca São Francisco. Uma pequena esfera surge no interior dela, na ponte Golden Gate, liberando diversos Sentinelas Ninrods vindos do futuro. Além de perderem toda a comunicação com o exterior, tanto os X-Men quanto os moradores de San Fran se veem atacados. Enquanto isso, do lado de fora da redoma, o Clube X os Vingadores tentam encontrar uma forma de destruí-la. Aqui vale um comentário: tanto no Complexo do Messias quanto em Guerra Messiânica, não houve a participação dos Vingadores. Aliás, a ausência deles em problemas mutantes foi algo que até a Emma Frost já jogou na cara, quando pediram ajuda em Guerra Civil.

x-men-segundo-advento-10

CAPITULO 9 – X-Force

Ciclope percebe que só há uma forma de impedirem os Ninrods de saírem da esfera: enviando uma equipe ao futuro, destruindo a fonte. Cable só consegue fazer um teleporte e reúne a X-Force para irem até o ponto em que os Sentinelas estão sendo enviados. É uma viagem só de ida, gerando uma confusão tremenda com a Esperança e outros X-Men. Afinal, ele enviou seu próprio filho pra uma missão suicida, além de carregar nas costas a morte de toda a equipe. Um capitulo nervoso! Provando, mais uma vez, a qualidade de Kyle & Yost, que se destacam.

x-men-segundo-advento-11

CAPITULO 10 – Fabulosos X-Men

Enquanto os Vingadores, o Quarteto Fantástico e o Clube X se matam tentando destruir a redoma e liberar San Fran de dentro dela, Cable e a X-Force entendem que a missão é suicida e partem com tudo pra cima dos Sentinelas. Esperança, irritada por ter perdido o “pai”, começa a discutir com Ciclope e a despertar, mais uma vez, seus poderes e uma pequena fração da Força Fênix.

x-men-segundo-advento-12

CAPITULO 11 – Novos Mutantes

Discussões a parte, o pau tá comedo na Ponte Golden Gate: tentando impedir as ondas de Sentinelas Ninrod, o Satânico acaba perdendo as mãos, Colossus tem o braço aberto por um deles, Magneto sai da enfermaria pra tentar ajudar. E Xavier libera seu filho, o perturbado Legião, para combater! Dentro de sua mente, ele ativa as mais diferentes personalidades (e poderes) que tem, numa sequência animal. Desde quando to lendo e resenhando as séries X, acho que ele nunca apareceu.

x-men-segundo-advento-13

CAPITULO 12 – X-Men Legado

No futuro, o menino Cifra toma mais uma atitude drástica e invade a linguagem dos Sentinelas, conseguindo desativar todos eles, tanto nessa época, quanto os que estão atacando no presente. Um fato engraçado é que isso coincide com a chegada de Magneto no campo de batalha, então galera fica na dúvida se foi ele o responsável ou não. Vou nem comentar sobre os desenhos do Greg Land, que repete a mesma posição umas 3 vezes na mesma edição.

x-men-segundo-advento-14

CAPITULO 13 – X-Force

E, mais uma vez, Choi e Kyle/ Yost produzindo os melhores capítulos: do lado de fora da redoma, um pessoal está reunido e prestando homenagem aos X-Men, com esperanças de que eles, lá dentro da redoma, irão conseguir salvar a cidade. Isso enquanto os Vingadores estão tentando ajudar. São raros os momentos em que os mutantes são levados em consideração pela população, como os outros heróis (como comentei em A Queda), ver uma cena assim é emocionante.

x-men-segundo-advento-15

No futuro, com as máquinas mortas, Cable percebe que a esfera que as levava para o presente está ativa, mas que não passa material orgânico. Como seu sistema de teleporte está quebrado, ele deixa o vírus tecnorgânico tomar conta do seu corpo, se transformando em mais máquina que homem, ultrapassando a barreira e conseguindo levar a X-Force de volta pro presente. Bastion, percebendo que todo seu plano está ruindo, decide ele mesmo enfrentar e aniquilar a equipe, começando por Cable. Esperança desperta uma espécie de Força Fênix e mata o vilão, despedaçando toda a redoma numa outra cena muito boa!

x-men-segundo-advento-16

CAPITULO 14

A saga é finalizada com o enterro de Cable e com a recuperação dos mutantes feridos, como Satânico, Karma e Colossus. O clima é de medo na Ilha, todos olham Esperança com outros olhos, temendo o que ela pode fazer. Bastion se foi e, com a poeira baixando, passam a refletir sobre tudo que ocorreu. Ciclope despede Vampira de seu posto de líder, já que não o obedeceu antes (ele realmente tá transformado) e dissolve a X-Force. Fera, que desde Espécie em Extinção não vem fazendo grandes coisas, resolve sair da equipe (de novo).

x-men-segundo-advento-17

O clima também é de recomeço, pois após Segundo Advento a Marvel cancelou algumas revistas e lançou outras novas. Mesmo sem o aval de Ciclope, Wolverine sabe que o mundo precisa de uma X-Force, assim junta na mesma equipe Psylocke, Deadpool, Arcanjo e Fantomex, lutando às escondidas. Scott e Emma registram, pela Cérebra, que o Gene X está despertando em vários lugares do mundo, deixando todos felizes. A praga da Feiticeira Escarlate em Dinastia M finalmente foi superada? Esperança Summers é realmente a esperança mutante? Uma saga que foi melhor do que esperava, com cenas de ação fenomenais, que dão aquela balançada no Universo X. Algo que é sempre bom de ver é a união dos mutantes pela mesma coisa, chega a ser emocionante ver Magneto e X-Men do mesmo lado, lutando pela sobrevivência.

Comments

comments

Conte-me o que achou do artigo :)