[Especial] X-Men: Complexo de Messias!

X-Men Complexo de Messias Destaque

Arco Principal: Complexo de Messias (Messiah Complex).
Publicação Original/ Brasil: X-Men: Messiah Complex one-shot, X-Men #205 à #207, Uncanny X-Men #492 à #494, X-Factor #25 à #27 e New X-Men #44 e #46 (Marvel, 2008)/ X-Men #85 à #88 (Panini, 2009).
Roteiro/ Arte: Ed Brubaker, Kyle & Yost, Mike Carey e Peter David/ Marc Silvestri, Billy Tan, Humberto Ramos, Chris Bachalo e Scot Eaton

X-Men Complexo de Messias 1

Complexo de Messias é considerada uma das últimas sagas que vale a pena no Universo X. Outros, mais radicais, dizem que não teve mais nada de bom depois disso. Publicada em 2008, foi uma grande saga que ocupou 4 das revistas mais relevantes dos X-Men (Fabulosos, X-Men, Novos X-Men e X-Factor) durante três meses. Foi o grande fechamento de tudo que vinha ocorrendo desde o Dia M, com a dizimação dos mutantes e a Espécie em Extinção. Qual seria o futuro dos mutantes na Terra? Complexo de Messias tentou resolver isso e deu uma reformulada no Universo X, pro bem ou pro mal, com novas séries criadas e outras canceladas logo em seguida.

A equipe criativa da saga é formada pelos autores/ desenhistas de suas respectivas revistas: Brubaker e Silvestri em Fabulosos, David e Eaton em X-Factor, Kyle & Yost e Ramos em Novos X-Men e Carey e Bachalo em X-Men.

X-Men Complexo de Messias 2

CAPITULO 1

Desde o Dia M, 90% dos mutantes perderam o Gene X (inclusive os mortos). Ciclope, Emma, Wolverine, Noturno e Anjo recebem uma mensagem do Alaska, onde provavelmente houve um nascimento mutante,  detectado pela Cérebra, fato que não havia ocorrido ainda. Mas encontram uma cidade em ruínas, com corpos pra todo lado, como um campo de guerra. Antes dos X-Men, os Purificadores e os Carrascos tinham chego no lugar. O primeiro grupo com a intenção de matar a criança e, na dúvida de qual era a certa, matou quase todas da cidade; enquanto os Carrascos queriam sequestrar o bebê mutante e, pelas circunstâncias, provavelmente conseguiram. Além de soldados Purificadores, há os corpos de Prisma e Arrasa Quarteirões estirados no chão. Arte do ótimo Marc Silvestri (Novos X-Men do Morrison) nessa one shot que precede a saga.

X-Men Complexo de Messias 3

CAPITULO 2 – Fabulosos X-Men

De volta ao Instituto, Ciclope discute mais uma vez com o Professor. Desde o caso do Vulcano, Charles perdeu toda sua credibilidade na escola, principalmente de seu mais renomado pupilo. Os X-Men, sabendo que há um bebê mutante por aí, talvez a solução para a extinção, começam a planejar suas ações: Emma chama Rictor e Madrox para uma missão, enquanto Ciclope pede a Wolverine que use sua expertise pra achar algo. O que o leva à Amélia Voght e algumas informações do paradeiro dos Carrascos.

X-Men Complexo de Messias 4

CAPITULO 3 – X-Factor

Apesar da saga se repartir nas 4 revistas, as equipes de cada uma não protagonizam a história em cada momento. É tudo misturado, pra ter que ler todas na ordem! Madrox teve a missão de visitar Forge e enviar duas duplicatas ao futuro, cada uma para uma realidade distinta e descobrir sobre o bebê mutante pode causar. No momento em que a segunda está teleportando, Layla Miller pula e é teleportada junto. Madrox fica furioso, principalmente porque Forge não consegue trazê-la de volta e a missão é suicida: a ideia é que a duplicata, ao descobrir algo relevante, cometa suicídio e passe a informação ao original. Rictor ficou com a tarefa de se misturar entre os Purificadores, já que não possui poderes, para sabotar ou passar informações. Enquanto isso, os Novos X-Men estão revoltados por não terem sido chamados para nenhuma missão. Ciclope, já irritado, dá uma rajadada em Pedreira!

X-Men Complexo de Messias 5

CAPITULO 4 – Novos X-Men

O Prof X está com a moral tão suja, que até mesmo a Faísca começa a jogar algumas verdades na sua cara! Irritados com Ciclope e cia., os Novos X-Men decidem encontrar os Purificadores por conta própria. Afinal de contas, a equipe já conseguiu lidar com Ninrod e até o Belasco. Hisako resolve entrar na aventura, enquanto Elixir prefere ficar na mansão. Tudo foge de controle quando dão de cara com os Carniceiros e Lady Letal, que enfia suas unhas em Satânico, deixando-o gravemente ferido. Interessante que Ciclope está tão destemido, querendo que tudo dê certo (pro lado dos X-Men, claro), não se importando com quem ficar no caminho. Outro ponto legal é que Lady Letal está com um visual mais próximo do “normal”, sem aquela vestimenta de samurai. Confesso que fiquei meio confuso com tantos subgrupos de vilões… É Carniceiros, Acólitos, Carrascos

X-Men Complexo de Messias 6

CAPITULO 5 – X-Men

Os X-Men encontram o QG dos Carrascos, liderados pelo Sr. Sinistro, e iniciam uma guerra, com a ajuda a distância de Emma Frost, tentando embaralhar a mente dos inimigos. Mas acaba sendo distraída quando a Fada teleporta todos os Novos X-Men para a Mansão, fugindo de Lady Letal. Wolverine ameaça matar Gambit e descobre que o bebê não está com Sinistro, mas sim com Cable, que todos pensavam estar morto. Apesar da informação, Gambit ainda sai com um furo do tio Logan. Com a ajuda de Emma comprometida, Noturno começa a bater em retirada, teleportando todo mundo pra fora, mas acaba sendo atingido por um tiro no processo, ficando ferido também.

X-Men Complexo de Messias 7

CAPITULO 6 – Fabulosos

Aqui a coisa começa a esquentar, mostrando o porque de Complexo de Messias ser considerada uma ótima saga. Unindo de maneira eficaz todas as revistas. Os pilotos dos Sentinelas que cercam o Instituto são infectados por nanotecnologia, se transformando em proto-sentinelas humanos, começando a atacar e destruir a mansão. Pra piorar, todos os telepatas caem. Apache solta uma pérola, dizendo que sempre avisou sobre os Sentinelas mas que “ninguém acredita no índio”. Tanto ele quanto a X-23 estão com sangue nos olhos, pulando nas máquinas. Vendo que a situação não está fácil, Ciclope pede pro Wolverine reunir a X-Force com os melhores farejadores que conseguir, para localizar Cable e fazer o que for preciso pra recuperar o bebê.

X-Men Complexo de Messias 8

CAPITULO 7 – X-Factor

No futuro, uma duplicata de Madrox e Layla Miller descobrem campos de concentração mutante, provavelmente construído por um. Neste futuro, além dos mutantes não viverem em sociedade, é proibida até mesmo a menção dessa palavra. A dupla acaba sendo pega e levados à uma dessas prisões. Já no presente, Lady Letal consegue alcançar Cable primeiro, entrando numa briga violenta. Ela, que é humana/ ciborgue, não tá nem aí com a causa mutante. Só é estranho ver um tiozão grisalho executando vários movimentos com um bebê amarrado no peito, mas tudo bem. Enquanto isso, Wolverine juntou Apache, X-23, Calliban, Hepzibah e Lupina para localizarem Cable, só a nata dos mutantes com super sentidos. Isso que é união!

X-Men Complexo de Messias 9

CAPITULO 8 – Novos X-Men

Outra grande parte dessa saga, quando a X-Force chega no lugar onde Cable e Lady Letal estão digladiando. X-23 se vinga da ciborgue, por ter ferido Satânico, com direito a unha, garra, porrada, sangue e tudo o mais numa luta sangrenta! Apache quase consegue capturar Cable, mas é distraído quando Caliban se joga em sua frente para protegê-lo, levando vários tiros e morrendo. Apache larga mão de Cable, deixando o Wolverine irado, e tenta reanimar Caliban. Uma cena bastante comovente, enquanto Cable rouba o Jato X e foge. Começaram, de verdade, as perdas em Complexo de Messias. Todos ficam comovidos com a morte do morlock. Os Carniceiros e Letal são derrotados e deixados pra trás. Vivos, mas em estado grave, Elixir, Satânico e Noturno estão fora do jogo, internados.

X-Men Complexo de Messias 10

CAPITULO 9 – X-Men

As Cucos e Prodígio conseguem restaurar a Cérebra, que havia sido danificada, e localizam Cable.. Descobrem que está indo em direção ao QG do Forge. Bishop, até então sem grande participação, nocauteou Forge e pega Cable de surpresa, tirando-o de cena também, sua intenção é matar a criança! No futuro, a duplicata de Madrox e Layla são marcados com um M no rosto, tem os cabelos raspados e são jogados no campo de concentração mutante.

X-Men Complexo de Messias 11

CAPITULO 10 – Fabulosos

Bishop se mostra um traidor, mas é surpreendido pela chegada dos Carrascos, que o impedem de assassinar o bebê, levando-o embora. Os X-Men chegam no QG do Forge e encontram Bishop derrotado, que mente sobre o ocorrido, contando que os Carrascos o atacaram e levaram a criança, além de perceberem que Cable fugiu. No futuro, Layla encontra no mesmo campo de concentração, o Lucas Bishop criança.

X-Men Complexo de Messias 12

CAPITULO 11 -X-Factor

As peças começam a se encaixar quando esse Bishop criança conta que, 80 anos antes (ou seja, meio que no presente), os X-Men salvaram a messias, que tiraram os mutantes da extinção. Mas, com o passar dos anos, essa mesma garota matou um milhão de humanos. Fato que pode ter levado à essa realidade. E também explica porque Bishop queria matá-la. Mais um momento muito bom na saga: Layla, percebendo que a missão foi cumprida, acaba matando a duplicata de Madrox, para que a informação chegue no original! bconsegue contatar o Profº e pede ajuda, enquanto o clima fica pesado na mansão: tanto os Carrascos quanto o Predor X invadem território e iniciam uma batalha.

X-Men Complexo de Messias 13

CAPITULO 12 – Novos X-Men

Enquanto o pau tá comendo no jardim do Instituto, a Mística enganou e conseguiu matar o Sr. Sinistro, esfregando a cara dele na pele da Vampira, ainda em coma (pelo tiro que levou da mãe e pelo vírus do Pandemia), e pega a criança pra si. Ela acredita que os diários da Sina (de novo, não…) tinham previsto tudo isso e que a única maneira de salvar Vampira seria de sua pele entrar em contato com a messias. Gambit tenta impedir, mas chega tarde demais. Por incrível que pareça, nada acontece a bebê e Vampira desperta, mesmo assim. A sala se torna uma confusão, com a chegada de Cable e o Professor. Eles acreditam que Cable é o único capaz de cuidar dela, por isso precisa levá-la e fugir dessa realidade.

X-Men Complexo de Messias 14

Do lado de fora o bicho tá pegando, com Wolverine perdendo os poderes e levando tiro, X-23 decepando os inimigos (e como tem vários Carrascos figurantes, ela pode fazer isso a vontade), Predador X querendo devorar alguns, os Novos Mutantes investindo e até mesmo Tempestade com super trovões.

X-Men Complexo de Messias 15

CAPITULO 13 – X-Men

O grand finale é tão sangrento e revelador quanto toda a saga foi em seu decorrer. Começando por Wolverine entrando no Predador X, literalmente, e o matando de dentro pra fora! Vampira ingrata não se conforma que Mística tentou salvá-la ao custo de uma criança e diz que a mãe já fez estrago de mais, que precisa partir dessa pra melhor, encostando sua mão na azulona. Mas percebe que a messias, ao tocá-la, conseguiu limpar sua mente e restaurar seus poder. Agora ele não é mais mortal. O que não impede de nocautear Mística e pegar uma boa parte de suas memórias.

X-Men Complexo de Messias 16

O clímax com a criança também é bom. Com os Carrascos vencidos, os X-Men se reúnem e Ciclope compreende Cable e decide deixar o bebê em suas mãos. É uma cena bem emocionando, principalmente porque Scott recorda dos problemas que Cable passou (que é seu filho do futuro) e tantos outros problemas que a equipe já enfrentou, não querendo esse destino pra ela. Nathan começa o processo de teleporte, mas é surpreendido por Bishop, que aponta uma arma e atira. Felizmente, Cable fugiu a tempo. Mas o tiro acabou acertando a cabeça de Charles, matando-o na hora.

X-Men Complexo de Messias 17

Complexo de Messias tem suas falhas, alguns momentos novelescos, mas conseguiu movimentar praticamente todas as equipes mutantes da época, abrindo toda uma nova era para os X-Men e trazendo cenas incríveis. Tanto Lady Letal quanto Layla Miller roubaram a cena. Com Charles morto, fica a expectativa em saber como Ciclope e outros membros vão lidar com isso, já que só estavam esculhambando o careca. Sinistro e Caliban estão mortos, também. Mística moveu mundos e fundos pra receber um tapa na cara da filha, será que ela vai se vingar? Tenho certeza que sim. A mansão está destruída mais uma vez. Como ficará o status de Bishop, agora? E com o nascimento de uma mutante, será que o Gene X foi restaurado? Muitas coisas pra eu ler e descobrir nessa jornada!

nota 10 k

X-Men Complexo de Messias final

Comments

comments

Conte-me o que achou do artigo :)