[Especial] Novos X-Men – Academia X: Em Busca de Magia!

Novos X-Men - Academia X Em Busca de Magia Destaque

Arcos Principais: Em Busca de Magia (Quest for Magik) e Filhos dos X-Men (Children of X-Men).
Publicação Original/ Brasil: New X-Men #38 à #43 (Marvel, 2007)/ X-Men #78 à #84 (Panini, 2008).
Roteiro/ Arte: Craig Kyle & Christopher Yost/ Skottie Young

Novos X-Men - Academia X Em Busca de Magia 1

Podemos considerar Em Busca de Magia o último grande arco da revista Novos X-Men, fechando o ciclo desta mensal que trouxe ótimas histórias, como comentei no especial anterior. Esse final também é conhecido como o arco do Skottie Young, que é o desenhista, trazendo seu estilo super característico. É dele o álbum O Maravilhoso Mágico de Oz, além de ter feito algumas minis dos X-Babies. Jean-François Beaulieu assinou as cores e voltou a trabalhar com Young mais tarde, na recente mensal do Rocket Raccoon. Esse especial pega Em Busca de Magia e Filhos dos X-Men, praticamente o fim da revista, faltando apenas as três últimas edições, que fazem parte da mega saga Complexo de Messias. Contém spoilers, pra quem não leu.

O apelo visual é o ponto alto desses arcos, fugindo dos traços tradicionais e se diferenciando até mesmo dos desenhistas mais cartoons (como Ramos e Bachalo em X-Men). Os Novos X-Men tiveram uma grande rotatividade de artistas durante suas mais de 40 edições, incluindo a série anterior Novos Mutantes, mas sempre com um pé no cartunesco. Mas nada como o que Skottie Young faz, ainda mais com as cores de Beaulieu e ilustrações de Niko Henrichon (Leões de Bagdá) em algumas cenas. Tudo parece sair de uma fábula. Na parte do roteiro, a dupla Kyle & Yost eleva alguns personagens a outros patamares, como o caso de Anole, Fada e Pedreira, além, é claro, de tirar dos mortos a mutante Magia.

Novos X-Men - Academia X Em Busca de Magia 2

EM BUSCA DE MAGIA

Tudo começa com Olhos Vendados contando uma história de terror para alguns dos Novos X-Men, em meio as chamas da lareira. Ela narra a jornada da jovem Illyana Rasputin, a Magia, que percorre o Limbo ao ser sequestrada pelo demônio Belasco, tendo sua alma despedaçada em cinco pedaços e se tornado uma Princesa do Inferno. Magia, porém, acabou morrendo e sumindo do mapa, deixando Belasco inconformado e seu reinado comandado pela feiticeira Amanda Sefton. Enquanto a Olhos termina sua história, as Cucos conseguem acessar o cérebro de Elixir e colocar todo o conhecimento sobre biologia e anatomia do Fera dentro dele, para que possa usar seus poderes de uma melhor forma.

Novos X-Men - Academia X Em Busca de Magia 7

A ficção passa a se misturar com a realidade quando um buraco surge no chão da sala e engole toda a galera, os levando ao Limbo. Metade caiu próximo ao Castelo de Belasco, que quer saber onde está Magia. Ele sente  cheiro dela nas crianças e é capaz de qualquer coisa para recuperá-la. Enquanto outro grupo cai longe do Castelo, tendo que enfrentar uma horda de demônios. Só o Satânico e Faísca que ficaram em terra firme. Apesar do clima de fábula e traço infantil, a violência é pesada!

Novos X-Men - Academia X Em Busca de Magia 5

Belasco coloca capacetes nas Cucos, neutralizando as telepatas, prende Pó, X-23, Mercury, Elixir e começa a torturar o Prodígio, para que confessem algo que nem sabem. Como prova de que não está pra brincadeira, o vilão arranca o coração de David e só deixa os ossos de X-23! Do outro lado, a Fada, Pedreira, Olhos Vendados, Anole e os outros membros figurantes (Estopim, Lobinho, Loa e Gentil) travam uma batalha demoníaca, também com baixas: o braço de Anole é arrancado fora e Pedreira explode, mais uma vez! Quando tudo parece perdido, surge Magia para salvá-los. Mas não a Magia inocente que conhecemos (ou a versão barra pesada dos Exilados), é uma Magia com pés de bodes, chifre e rabo, a própria Filha das Trevas!

Novos X-Men - Academia X Em Busca de Magia 4

Aqui começa a parte boa, com as implementações de Kyle & Yost para a equipe. Magia está mudada, não se recorda tanto do passado e só quer saber de vencer Belasco. Para isso, precisa de uma nova Espada das Almas, que só pode ser criada com a alma de um inocente. Fada decide se sacrificar pela equipe, entregando sua alma para Illyana, que começa a dividi-la nas cinco partes necessárias. O ritual é interrompido com a ajuda de Pedreira, que consegue renascer numa forma de fogo utilizando as pedras do Limbo, e de Anole com um braço totalmente novo, graças à sua regeneração de lagarto. O que era pra ser uma espada, acaba virando uma Adaga das Almas, com apenas o 1/5 da alma capturada de Fada. Mesmo assim, a mutante inocente tem sua personalidade modificada. Resolvida as diferenças, a equipe resolve se teleportar para o Castelo.

Novos X-Men - Academia X Em Busca de Magia 6

Elixir consegue restaurar os órgãos de David, recriando um coração! Mas não consegue salvar X-23, que só tá os ossos. Belasco, ainda não contente por não saber onde Magia está, ressuscita Laura e diz que irá matá-la e trazê-la de volta à vida quantas vezes forem necessárias, até eles confessarem. Mercury e Pó iniciam um ataque em conjunto, mas sem muito sucesso. As batalhas são muito boas e sangrentas no nível certo, deixando a leitura bem fluida, mas chega um momento que Belasco nos cansa! Ô vilão chato que se acha o último biscoito do pacote!

Novos X-Men - Academia X Em Busca de Magia 3

Faísca e Satânico, enquanto isso, se unem à Val Cooper e encontram Amanda Sefton num hospital e, depois de Noriko insistir de maneira não muito pacífica (ela pensa que David está morto), Amanda consegue teleportar os X-Men para o Limbo. O clímax ocorre quando Magia e seu grupo confronta frente à frente Belasco, que é morto quando as Cucos são soltas e a Fada crava a Adaga em suas costas. Quando a poeira começa a abaixar, Colossus tenta conversar com Magia, mas ela se mantém como a Filha das Trevas e manda todos de volta ao Instituto, se transformando na nova Rainha do pedaço.

Novos X-Men - Academia X Filhos dos X-Men 3

FILHOS DOS X-MEN

Com os mutante a beira da extinção, essas crianças podem ser a última geração de X-Men. Ciclope e Emma, com isso em mente, resolvem expandir e intensificar o treinamento dos jovens, reformatando toda a equipe. Fera passa a analisar os novos poderes de Anole e do Pedreira. Numa cena muito boa, o Pedreira é explodido (de novo!) e consegue retomar sua forma a partir das pedras do Instituto, largando a versão de fogo. Seus poderes são muito bons e, desde o arco de Ninrod, vem se tornando um ótimo personagem. Ele também solta pra todos que Anole é gay! Mais um pro Vale <3

Novos X-Men - Academia X Filhos dos X-Men 2

Enquanto isso, o Wolverine tenta treinar a nova Fada, que voltou transformada do Limbo, mais gótica suave. Seu pó mágico causa alucinações fofinhas no inimigo (apesar dela jurar que são alucinações que dão medo), fazendo com que Logan corra atrás de unicórnios. E com os boatos da extinção, as crianças tentam descobrir quem é o mutante mais novo do mundo, que provavelmente corre perigo. Tiram de cena o filho do Sr. Fantástico e do Bico, sobrando o figurante Indra. Mais uma vez, é interessante ver como o Dia M mexeu com todos os mutantes.

Novos X-Men - Academia X Filhos dos X-Men 4

As Cucos, depois de ajudarem o Elixir, resolvem dar um apoio a David, que tinha perdido os poderes: desbloquear de sua mente todas as memórias de habilidades que adquiriu através de seu dom, deixando-o mega inteligente mais uma vez, virando o Prodígio. Kyle e Yost ainda faz um panorama geral de como a equipe ficou depois do Limbo, fechando o ciclo dos Novos X-Men: Elixir enfrenta uma crise existencial; Prodígio e Faísca terminam, depois de um mal entendido com o Satânico; X-23 fortalece sua amizade com Pó e Mercury; enquanto Pedreira e Anole formam uma estranha dupla; e a Fada se torna a mais nova integrante da equipe.

Novos X-Men - Academia X Filhos dos X-Men 1

Final muito bom desse arco, com diversos destaques. Skottie Young conseguiu dar um personalidade totalmente diferente ao visual dos personagens, deixando-os realmente como crianças. Seu estilo, apesar de seguir a mesma ideia, se transforma em cada edição. Tudo ocorre como um grande desenho animado e a equipe se tornou tão carismática quanto outra equipe mirim que sou apaixonado, os Jovens Titãs. Novos X-Men ainda possui outras três edições após essas, mas faz parte do Complexo de Messias, então considero esse o momento final da turma, que não poderia ser melhor, deixando um gostinho de quero mais. Após o Complexo, a Marvel reformulou todas as suas revistas e cancelou New X-Men, publicando no lugar a Young X-Men, que não traz a equipe completa.

nota 9,5 k

Novos X-Men - Academia X Filhos dos X-Men 5

Comments

comments

Conte-me o que achou do artigo :)