[Especial] Vingadores: A Queda!

vingadores-a-queda-destaque

Arcos Principais: Caos (Chaos).
Publicação Original/ Brasil: Avengers #500 ao #503, Avengers Finale (Marvel, 2004)/ Vingadores: A Queda (Panini, 2008), Coleção de Graphic Novels Marvel #34 – Vingadores: A Queda (Salvat, 2013), Poderosos Vingadores #21 ao #24 (Panini, 2005).
Roteiro/ Arte: Brian Michael Bendis / David Finch.

vingadores-a-queda-1

“A Queda” foi um dos maiores eventos na história recente dos Vingadores, que mudou a equipe pra sempre. Iniciando em sua edição #500, nos mostrou como um péssimo dia pode se tornar algo muito, mas muito pior. Brian Michael Bendis, um dos responsáveis pela linha Ultimate da Marvel, teve a missão de finalizar a série “Avengers” e reformular toda a equipe, resultando neste arco em 4 partes que é tão rápido e mortal, que demora pro leitor captar tudo, ainda com a ótima arte de David Finch (Vingadores: Motim), que torna tudo muito épico. Depois de A Queda, a revista foi cancelada e surgiu no lugar os Novos Vingadores, do #0.

vingadores-a-queda-3

Não sou um profundo conhecedor dos Maiores Heróis da Terra, meu foco é o Universo X, mas consegui aproveitar a leitura e me sentir impactado por ela. Isso, por si só, já é um ponto positivo: conseguir ser acessível ao novo leitor, enquanto agrada o velho. A Queda foi, também, o evento que deu origem ao Dia M em Dinastia M. Também é o precursor da Guerra Civil. Depois de ler os três, posso dizer que curti ler mais este arco que Dinastia M (que também é ótimo). Sendo bem superior a Guerra Civil, que acho superestimada. Este especial pode conter spoilers.

vingadores-a-queda-4

A história começa com os Vingadores recebendo a visita de um Valete de Copas zumbi, já que estava morto. O Homem Formiga sai da mansão pra verificar, conversar com o antigo membro, que explode e destrói boa parte do lugar, matando o Homem Formiga. Enquanto isso, o ex-alcoólatra Tony Stark, o Homem de Ferro, está discursando nas Nações Unidas e de repente passa a ter uma atitude agressiva contra um líder da Latveria, a nação do Doutor Destino. Atitude que fez a ONU retirar a parceria com os Vingadores.

vingadores-a-queda-5

Na Mansão, enquanto os outros Vingadores (Capitão América, Vespa, Gavião Arqueiro, Coração de Leão, Mulher-Hulk, Falcão Negro e Jarvis) tentam encontrar o corpo de Scott Lang, são surpreendidos pela nave de Visão caindo em toda velocidade sobre eles. Dos destroços, Visão surge dizendo estar ali para atacar a equipe: ele se dissolve e se transforma em cinco Ultrons. É uma investida após a outra! A Mulher-Hulk, irritada, parte o Visão ao meio e começa a perder o controle, atacando todos.

vingadores-a-queda-6

Ninguém na equipe consegue detê-la, afinal ela é um Hulk também. A SHIELD é obrigada a chegar no lugar e enviar o Esquadrão Anti-Hulk, colocando-a pra dormir. Coração de Leão e Vespa são gravemente feridas pelos Ultrons, fazendo com que o Jaqueta Amarela (antigo Homem Formiga e ex-marido da Vespa) apareça na Mansão, levando-as ao hospital.

vingadores-a-queda-7

Tudo indica que este seria o pior dia na vida dos Vingadores, com a morte de dois membros de uma vez: Visão e Homem Formiga. Homem de Ferro se reúne com o Capitão, Gavião e Falcão para decidirem o que irão fazer, além de avisar sobre a ruptura com a ONU. Com exceção do Capitão, todos suspeitam que Tony tenha voltado a beber. Ele, irritado por ninguém acreditar em sua história, dá o fora.

vingadores-a-queda-15

Uma cena muito boa e comovente é quando praticamente todo herói que já fez parte dos Vingadores algum dia, aparece em frente à Mansão. Temos desde Pantera Negra ao Fera. Eles receberam o chamado de urgência, mas chegaram tarde. Mas mal dá tempo de se recuperarem dos Ultrons e da Mulher Hulk, uma nave Kree paira sobre a mansão e libera diversos soldados alienígenas para aniquilar todos os heróis.

vingadores-a-queda-8

Mais uma morte na equipe: Gavião Arqueiro é atingido e faz um movimento suicida e heroico ao mesmo tempo, se jogando contra a nave, fazendo-a explodir. Outro ótimo momento, que ocorre com maestria. Esse é um ponto que me cativou no arco, Bendis consegue fisgar o leitor que não é tão conhecedor da equipe. Claro que conheço os personagens e suas ligações e/ ou traumas (como o alcoolismo do Homem de Ferro e do Jaqueta Amarela ter sido um marido violento), que ajuda. Mas acredito que o leitor comum também vá perceber a grandiosidade que Bendis tenta montar.

vingadores-a-queda-9

Após os Krees, Doutor Estranho pousa sobre todos os Vingadores, atuais e antigos, pra esclarecer esse dia sombrio. Tudo que aconteceu é fruto de magia do caos, que só seria possível com alguém que possui grande poder, mas também desequilibrada. Chegam na Feiticeira Escarlate, a única vingadora não presente no lugar. Boa parte custa a acreditar que ela tenha matado o próprio marido, o Visão, além dos amigos de equipe, Gavião Arqueiro e Homem Formiga. Mas acabam aceitando, já que Wanda passou pelo trauma recente de descobrir que seus dois filhos não eram reais.

vingadores-a-queda-10

Essa parte do Doutor Estranho foi didática demais e deu uma freada no ritmo frenético da história. Poderia ter sido mais enxuta e ele ter chegado já com tudo. É aqui o primeiro grande surto da Feiticeira Escarlate que, traumatizada e ressentida, se conecta à sua antiga mestra, Agatha Harkness, para conseguir um ombro amigo. Wanda é uma das mutantes mais poderosas do mundo, capaz de manipular a realidade, e assim ela recria seus dois filhos e uma pequena ilusão de paz, fazendo com que a realidade (seus amigos, seu marido), fossem destruídos.

vingadores-a-queda-14

Ela é descoberta por todos e inicia um ataque, sendo combatida pelo Doutor Estranho e seu Olho de Agamotto. Ela cai nos braços de amigos, totalmente confusa e fora de si. Eis que surge o Magneto, numa entrada triunfal! Ele pega a filha e se despede dos Vingadores, dizendo que irá levá-la ao único que pode curá-la: o Professor Xavier. O desenrolar desse caso se dá na série Excalibur, quando Magneto chega em Genosha com a Wanda.

vingadores-a-queda-11

Tudo parece ter sido resolvido com a saída da Feiticeira Escarlate, e agora os Vingadores precisam lidar com todas as perdas que sofreram. Interessante que a Marvel colocou, ao final desse último capitulo, a história original de quando a Wanda e seu irmão, Mercúrio, entraram para os Vingadores em 1963, escrita pelo Stan Lee e ilustrada por Jack Kirby, os dinossauros que praticamente criaram os heróis da editora. Percebemos como a linguagem dos quadrinhos, apesar de manter a mesma base, evoluiu bastante.

vingadores-a-queda-12

Fecha este arco, uma edição especial bastante interessante que ocorre meses depois do ataque. Tony Stark reúne os Vingadores remanescentes para informar que não mais financiará o grupo, já que perderam dinheiro com a ruptura da ONU, além da mansão estar destruída. A maioria até gosta da ideia e também parte, como a Mulher Hulk, traumatizada por ter matado Visão, mesmo ela estando provavelmente sobre o poder da Wanda. Os que ficam, acabam sentando à mesa e relembrando os melhores momentos que a equipe já teve. Além do fim de A Queda, também estamos lendo o fim da revista, então nada melhor que um final desses de série de TV, onde o elenco relembra os melhores episódios.

vingadores-a-queda-13

É muito interessante rever os grandes momentos, brigas, arcos e sagas dos Vingadores em páginas duplas, cada uma desenhada por um artista diferente. Não o bastante, o final é bem emocionante: quando todos vão apagar as luzes e fechar a porta, veem do lado de fora uma legião de cidadãos fãs da equipe, com vela e cartazes nas mãos, em homenagem aos que morreram. Muito bom mesmo, algo que os X-Men nunca vão ter (a homenagem). Pelo contrário, os mutantes são sempre recebidos com hostilidade pela população.

Comments

comments

Conte-me o que achou do artigo :)