[Review] Demolidor: Prefeito Murdock!

Arcos Principais: Prefeito Murdock (Mayor Murdock).
Publicação Original/ Brasil: Daredevil #601-605 (Marvel, 2018).
Roteiro/ Arte: Charles Soule/ Mike Henderson.

No arco anterior, Prefeito Fisk, ficamos impressionados ao descobrir que Wilson Fisk, o Rei do Crime, se tornou o prefeito de Nova York! E se não bastasse, ele contratou o Matt Murdock para ser seu vice e uma das suas primeiras mudanças foi a de proibir os vigilantes. Porém as coisas saíram do controle quando os ninjas do Tentáculo invadiram a cidade, prenderam o Demolidor e deixaram o Fisk gravemente ferido. Agora em Prefeito Murdock vemos o real motivo do Tentáculo ter surgido e como o Homem Sem Medo se saiu como prefeito temporário. Review especial com poucos spoilers.

PREFEITO MURDOCK

Primeiro, queria dizer que tanto esse arco quanto o anterior ganharam ótimos títulos! Prefeito Fisk e depois Prefeito Murdock foram ótimos para chamar a atenção para a revista e combinam muito. Mas voltando à história, os ninjas do Tentáculo invadiram Nova York de maneira brutal, atacando praticamente todo mundo que ousar sair de casa. Com a polícia desfalcada, os heróis presos e o prefeito Rei do Crime em coma, a cidade parece cair num abismo. O gabinete da prefeitura, então, declara que o vice-prefeito Matt Murdock tomará conta da situação enquanto Fisk estiver no hospital. Um dos pontos positivos do arco anterior foi justamente trazer esse tema político ao quadrinho, algo que geralmente rende bons frutos. Mas agora essa questão política fica em segundo plano e o que temos é mais uma história clássica de super-herói.

A Besta-Fera, líder do Tentáculo, é avisada da nova liderança em Nova York e começa a se manifestar. Por outro lado, Murdock também passa a mexer os pauzinhos: libera os heróis da prisão, chama Foggy para dar cobertura na prefeitura, entra em contato com a Elektra e até mesmo faz algumas ligações para vilões. Tudo na intenção de tentar se livrar o mais rápido possível da Besta. Os desenhos ficam por conta de Mike Henderson com as cores de Matt Milla, trazendo sequências muito boas. Essa primeira parte do arco rende situações interessantes, como a própria participação da Elektra e também do Ponto Cego, que lembram eventos que aconteceram no passado. A Besta inclusive lança um gás letal por toda a cidade! É impossível a gente não associar ao Batman e Gotham, principalmente ao levar em consideração essa questão da cidade como uma personagem importante.

Mas a segunda parte do arco perde força. Surge um Deus Ex Machina no formato de uma equipe secreta católica (?) para tentar combater o Tentáculo, que parece ter vindo diretamente dos anos 1990! O que não é necessariamente um elogio. A política é deixada de lado e acabamos por ter uma porradaria básica ao final, com participações meio meh de todos aqueles que fomos observando no início, principalmente da Elektra. Mas no geral é uma leitura divertida, que apesar de não acrescentar muito à mitologia, é sempre bom ver mais de perto a Besta (que raramente aparece explicitamente como agora) e entender como que ela age e como o Tentáculo se organiza.

Confira a sequência dos reviews de Demolidor que fiz aqui no site:

Fase Frank Miller
Demolidor: Amor e Guerra

Fase Mark Waid
Demolidor: As Crianças Púrpuras 

Fase Charles Soule
Demolidor: Dez Dedos em Chinatown
Demolidor: Conexão Elektra e o Blefe do Cego 
Demolidor: Arte das Trevas 
Demolidor: O Sétimo Selo e Púrpura
Demolidor: Supremo
Demolidor: Terra de Cego
Demolidor: Prefeito Fisk
Demolidor: Prefeito Murdock
Demolidor: A Morte do Demolidor

Ou acesse o Índice de Reviews para conferir outras séries!

Comments

comments

Conte-me o que achou do artigo :)