[Review] X-Force: Um Exercito de Dominós e a Terra Verde!

Arcos Principais: Sem título.
Publicação Original: X-Force #7-12 (Marvel, 2020)
Roteiro/ Arte: Benjamin Percy/ Joshua Cassara e Jan Bazaldua.

Fiquei um tempo ausente do site e das reviews de HQs, mas estou voltando com tudo! Algumas reviews estavam atrasadas e engavetadas, como do Batman e do Cavaleiro da Lua (que chegam essa semana ainda) e também esta aqui do segundo arco da X-Force! Depois de um início bastante violento e animado, com a nação de Krakoa elegendo uma nova X-Force para funcionar como a CIA do lugar, temos um segundo arco que desenvolve bastante a Dominó, mas que perde um pouco do seu impacto. Review especial com spoilers!

Recapitulando os últimos eventos, a Dominó havia sido capturada por um grupo anti-mutante e teve parte de sua pele retirada. Mais tarde, esse material foi utilizado pelos vilões para melhorar seus agentes de campo, ganhando o dom da sorte. Mas no início desse arco percebemos que eles podem ter ido ainda mais longe! A cena de abertura mostra a Dominó perseguindo… uma outra Dominó! Será que fizeram clones da mutante? Além dela não estar 100%, com sua sorte não “funcionando” as vezes, um outro personagem que ganha certo destaque é o Colossus que, após ser ressuscitado, vem se sentindo bastante confuso e deslocado.

E a dinâmica entre os dois é um dos pontos altos do arco, levantando algumas questões bem interessantes, principalmente nessa era Krakoana. Num determinado momento, o Colossus propõe que ela tire a própria vida, junto dele, para poderem renascer sem memórias, sem todas essas cicatrizes, dores e traumas, para que possam ter uma nova vida. Já falei em algum review anterior que, devido aos protocolos de ressurreição de Krakoa, a morte poderia virar algo banal. Quer dizer, ainda mais banal, já que herói nunca morre de verdade, né? E a proposta do Colossus aborda um outro lado dessa moeda, o lado em que é possível sair desse fluxo.

Mas claro que ela não aceita. Porém o destino age contra suas decisões! Os dois partem numa missão contra, literalmente, um comboio onde funcionava uma espécie de “fábrica” de Dominós, com vários experimentos sendo feitos a partir do seu DNA. A missão foge um pouco de controle e ela acaba morrendo. Mas como estamos na era Krakoana… ela renasce na edição seguinte. Como comentei, esse protocolo de ressurreição tira um pouco do impacto das cenas de morte.

As edições #9 e #10 mostram a X-Force invadindo a Terra Verde em duas frentes: a primeira com Dominó, Wolverine e Kid Ômega; e a segunda com Jean, Tom e Sábia. Ambas lideradas pelo Fera que, como sempre, faz suas ferisses. Destaque para os desenhos do Joshua Cassara, que geralmente atua como capista e aqui nos entrega cenas belíssimas, ricas em detalhes. Numa dessas cenas temos um panorama com os habitantes de Krakoa, incrível. Em outras, onde temos mais detalhes de flores e closes, são de babar. Adorei muito. Mas em relação ao roteiro, sinto que ele começa a se perder um pouco em relação ao que vinha construindo.

As criaturas de planta e toda a briga na Terra Verde não me cativaram tanto quanto eu gostaria. Sou apaixonado por histórias que envolvem o mundo das plantas, assim como já disse por aqui que a Hera Venenosa é uma das minhas personagens favoritas, mas algo aqui não vingou muito. Começando pelo Fera como líder: péssimo. O que não falta são exemplos do quanto o Fera já fez cagada tentando agir certo nessas últimas décadas de histórias. E mesmo assim, aqui está ele, lidando com essa civilização da Terra Verde como se fossem ninguém. E isso é até um ponto interessante, porque a gente se pergunta: quem realmente são os vilões? Destaque para o Tom Cassidy, que vem tendo seus poderes melhor explorados. De bônus, ainda temos uma cena da Jean e o Wolverine trocando indiretas bem calorosas numa banheira.

Mas a coisa desanda mesmo nas últimas duas edições, a #11 e #12. Lembram dos super soldados que invadiram Krakoa lá no primeiro arco? Então, eles tinham uma outra criatura dentro deles, como se fossem aquelas bonecas que vão saindo outras bonecas de dentro? Boneca russa. Essas pequenas criaturas criam o pandemônio na ilha, fazendo com que a segurança do lugar pareça uma piada. Os desenhos passam a ser do Bazaldua (Sr. e Sra. X), que possui uma estética mais dentro do tradicional de heróis. E o roteiro do Benjamin Percy (Jovens Titãs Rebirth) volta a entrar numa pancadaria que vai perdendo a força conforme avança.

Mikhail Rasputin, o irmão mais velho do Colossus e Magia, entra em jogo e sequestra o Kid Ômega, levando-o para a Rússia. Apesar da X-Force ter sido criada pra ser a CIA e a equipe barra pesada de Krakoa, à essa altura do campeonato a gente já percebe que a ilha virou a casa da mãe Joana. Mas a pior parte desses últimos momentos é quando o Fera (sim, ele mesmo), resolve prender o Colossus pra evitar qualquer desconfiança da parte dele, já que o Mikhail é da sua família. Oi? E o pior, ainda fazer isso como se fosse um espetáculo, na frente de todos. Além do Colossus, o Ômega Vermelho também acaba sendo preso. Mais um pouco, era perigoso alguém falar “vodka!” e entrar no pacote.

Um segundo arco que se destaca em vários pontos, como o relacionamento entre Colossus e a Dominó, com várias cenas belíssimas desenhadas pelo Cassara, assim como é interessante a gente conhecer um pouco mais da natureza dos poderes do Tom Cassidy ou da própria Dominó. Mas ao mesmo tempo várias decisões e plot twists que deixam um pouco a desejar, perdendo a força durante o caminho. Sem contar que ninguém aguenta o Fera!

X-Force
Volume 3 (2008-2010): Fase Craig Kyle & Chris Yost (#1-28)
X-Force: Anjos, Demônios e Fantasmas do Passado (#1-13)
X-Force/ Cable: Guerra Messiânica (#14-16)
X-Force/ X-Men Legado: Necrosha (#17-25)
X-Men: Segundo Advento (#26-28)

Fabulosa X-Force
Volume 1 (2010-2013): Fase Rick Remender (#1-35)
Fabulosa X-Force: Solução Apocalíptica e Nação Deathlock (#1-7)
Fabulosa X-Force: A Saga do Anjo Negro (#8-19)
Fabulosa X-Force: Extramundo (#20-24)
Fabulosa X-Force: Execução Final (#25-35)

X-Force
Volume 6 (2020-2022): Fase Benjamin Percy (#1-26)
X-Force: A Nova CIA de Krakoa (#1-6)
X-Force: Um Exercito de Dominós e a Terra Verde (#7-12)
X de Espadas: Megassaga em Defesa de Krakoa (#13-14)

Comments

comments

Conte-me o que achou do artigo :)