[Especial] X-Men Legado: Os Pecados do Pai!

X-Men Legado Os Pecados do Pai Destaque

Arcos Principais: Pecados do Pai (Sins of the Father).
Publicação Original/ Brasil: X-Men Legacy #208 ao #216 (Marvel, 2008)/ X-Men #88 à #93 (Panini, 2009).
Roteiro/ Arte: Mike Carey/ Scot Eaton

X-Men Legado Os Pecados do Pai 1

Após os eventos do Complexo de Messias, a Marvel reformulou toda a linha de revistas X. Algumas foram canceladas (como Novos X-Men), outras foram criadas (como Cable e X-Force), enquanto X-Men passou a se chamar X-Men: Legacy. Ainda com os roteiros de Mike Carey (Hellbazer), o primeiro ano de X-Men Legado focou no Professor X, que havia levado um tiro de Bishop no final de Complexo. Para nossa surpresa (okay, nem tanta), o careca não ficou morto por tanto tempo…. Este especial comenta os dois primeiros arcos de Legado: Do Gênesis ao Apocalipse e Pecados do Pai; que ainda não sei se realmente curti. Contem alguns spoilers pra quem não leu.

X-Men Legado Os Pecados do Pai 4

DO GÊNESIS AO APOCALIPSE

O final de Complexo de Messias é surpreendente. Tanto por Cable conseguir pegar o bebê messias e viajar no tempo, quanto pela morte de Charles. De um lado, aquela que seria a salvação mutante. Do outro, aquele que outrora era o sinônimo de salvação mutante, morto. Mas como ninguém permanece morto em HQ de super-herói, houve um plot twist: Tempo conseguiu congelar a realidade e os Acólitos sequestraram o corpo de Charles. No QG do grupo de vilões, Exodus consegue restaurar fisicamente a cabeça do Professor, que foi estourada pelo tiro do Bishop, mas tem dificuldades em restaurar mentalmente. Convida Magneto, sem poderes, para tentar conversar com o corpo em coma e despertar algo. Enquanto isso, Charles está perdido em seus pensamentos, relembrando todos os fracassos que teve.

X-Men Legado Os Pecados do Pai 5

E aqui já temos dois problemas: 1º – é assim tão fácil pro Exodus curar as pessoas? 2º – as malditas memórias de Xavier, que nos perturbam por essas quase 10 edições! Com o apoio de Magneto, a Sentinela Ômega consegue restaurar sua mente através de impulsos elétricos. Charles acorda (?), porém suas lembranças não estão intactas, há muitos buracos. Muitas pessoas e contatos ele simplesmente esqueceu devido a interferência do Exodus. Um ponto interessante é que Exodus chama Magneto apenas de Erik, considerando-o apenas um homem agora, já que aquela figura imponente desapareceu junto de seus poderes no Dia M. Frenesi, esquentada, não considera importante salvar a vida e Charles, que sempre os atrapalhou, e decide atacar. A mulher é feroz, acertando um soco na barriga de Karima, vazando do outro lado! Mas acaba surpreendida por Magneto, que perfura seu olho com um raio lazer cirúrgico, possivelmente matando-a. Uma maneira bem tosca de morrer, diga-se.

X-Men Legado Os Pecados do Pai 6

Exodus fica furioso e inicia uma guerra no plano psíquico com Charles e faz o que? Mais lembranças das derrotas do careca… Cada edição traz um desenhista diferente para esses flashbacks, como Billy Tan (Ascensão e Queda do Império Shiar) e Greg Land (Derradeira Canção da Fênix), e é bastante interessante no início, rever alguns episódios importantes da mitologia X. Mas chega uma hora que não dá… fica bem repetitivo. Exodus perde, confessando que queria ver Charles como o novo líder dos Acólitos, mas recebe um não, ficando com seu grupo e o corpo de Frenesi pra trás. Magneto e Karima seguem seu rumo, enquanto um renascido Profº X decide iniciar uma jornada para recuperar suas lembranças.

X-Men Legado Os Pecados do Pai 7

PECADOS DO PAI

Aqui a coisa começa a ficar mais complicada, pra ser otimista. Mike Carey insere um retcon bem safado: no passado, o Sr. Sinistro havia trabalho no programa Útero Negro em Alamogordo sobre o nome de Dr. Milbury, junto de Irene Adler (a Sina), Kurt Marko (o pai de Fanático) e Brian Xavier (o pai do Professor), desenvolvendo algumas experiências que vimos em Espécie em Extinção. Porém Sinistro também estava trabalhando num projeto próprio, sintetizando seu DNA e o inserindo às escondidas em quatro cobaias: as crianças Charles Xavier, Cain Marko, Sebastian Shaw e Carter Ryking. O projeto denominado Cronos, uma máquina que seria ativada assim que morresse, despertando seu DNA no corpo de uma das cobaias. Uma tentativa de “renascer” nesse novo corpo. Caso haja algum problema, o Cronos continuaria tentando a ativação a cada 23 horas. Esse é o resumo da ópera.

X-Men Legado Os Pecados do Pai 9

O Profº X, desmemoriado, consegue se comunicar com Ryking, que perdeu seus poderes e enlouqueceu num hospital. Acessa sua mente e enxerga as conexões, de quando eram crianças e pacientes do Dr. Milbury. Sua jornada é interrompida pela Liga dos Assassinos, que estão atrás justamente dos quatro. Pra sua sorte, Gambit surge para servir de guarda-costas. Como Sinistro morreu no Complexo de Messias, o Cronos foi ativado: o primeira da linha é Cain Marko, o Fanático, que conseguiu se safar através do capacete de Cytorak. Sebastian Shaw veio em seguida, mas foi protegido por uma máquina feita pelo seu pai (?!). Ryking, sem poderes, não aguentou a ativação do DNA de Sinistro e morreu. O próximo, então, é Charles.

X-Men Legado Os Pecados do Pai 10

Shaw não curte estar nessa lista dos Assassinos e se une à Gambit e o Profº para encontrar a fonte: uma instalação comandada pela Dra. Mueller, uma anciã que possui o poder de nunca morrer, mas ainda assim envelhecer. Ela modificou o Cronos e, ao matar as quatro cobaias, receberia o DNA de Sinistro, mas apenas seus poderes e não sua personalidade. Há todo um confronto entre todo mundo. O Sinistro dentro da mente do Profº consegue possuí-lo e impedir a velha, mas é vencido por Shaw e Gambit, que destroem a máquina. Quando a poeira abaixa, Mueller deu no pé, Shaw também parte, aparentemente Sinistro morreu de vez (ou a sua mente) e, no Clube do Inferno, surge uma nova e misteriosa Rainha Negra: a Sra. Sinistra (?).

X-Men Legado Os Pecados do Pai 13

TESTE MENTAL

Finalizando essa primeira leva de histórias de X-Men Legado, um arco curto em duas partes. Vampira tenta se encontrar, agora que sua mente está quase limpa, apenas com os ecos de Mística, viajando até a antiga base dos X-Men na Austrália, se isolando. Enquanto isso, o Profº implanta uma sugestão na mente de Ciclope, para que ambos possam se encontrar e conversar, mas acaba sendo um desastre. Scott se surpreende por ele estar vivo, mas não quer papo. Ele realmente guardou ressentimento do caso “Vulcano” e por Alex ter continuado no espaço! Mas para a surpresa de Charles, Emma já havia percebido a presença de sua “sugestão” e veio auxiliar o marido, prendendo o careca numa armadilha mental pra ver se ainda há algum resquício de Sinistro em sua mente. E como é essa armadilha? Sim, as FUCKING LEMBRANÇAS de desgraças! Pelo menos de maneira mais estilizada que só a Emma sabe fazer. Ao final, ele recorda a morte de Moira e meio que se redime, dando um aperto de mãos em Scott. Mas cada um continua seguindo seu próprio rumo.

X-Men Legado Os Pecados do Pai 14

Quando terminei Complexo de Messias, fiquei bastante curioso em como os X-Men lidariam com a morte do Professor, já que ele estava sendo hostilizado por todos. Mas não só ressuscitou de maneira bem duvidosa, como passou metade dessas edições revirando sua memória. A tentativa de voltar a vida do Sr. Sinistro de início soou interessante, mas mais um retcon? Não sei se foi a intenção do autor, mas o leitor acaba pegando um ranço do Charles de tanta cagada que ele fez e fomos obrigados a ver repetidamente.

X-Men Legado Os Pecados do Pai 3
Ótimo artistas foram convidados pra ilustrar os flashbacks, como John Romita Jr.

nota 6,0 7

X-Men Legado Os Pecados do Pai 12
Leio 1000 edições e continuo sem entender esses uniformes.

Comments

comments

2 comentários

Conte-me o que achou do artigo :)