[Especial] Fabulosos X-Men: A Ascensão e Queda do Império Shiar!

Fabulosos X-Men - Ascensão e Queda do Império Shiar Destaque

Arco: Ascensão e Queda do Império Shiar (Rise & Fall of the Shi’ar Empire)
Publicação Original/ Brasil: Uncanny X-Men #475 à #486 (Marvel, 2006)/ X-Men #69 à #78 (Panini, 2008).
Roteiro/ Arte: Ed Brubaker/ Billy Tan & Clayton Harry

Fabulosos X-Men - Ascensão e Queda do Império Shiar 1

Ed Brubaker, que havia renovado a série da Mulher-Gato em 2001, teve a missão de escrever a revista Fabulosos X-Men (Uncanny X-Men) depois de uma boa fase com o Chris Claremont (Deus Ama, o Homem Mata), que trouxe o arco sensacional O Fim dos Greys, onde o Esquadrão da Morte Shiar marca a Garota Marvel e assassina todos que possuem o gene da família Grey, na tentativa de impedir uma nova reencarnação da Fênix. Em seu primeiro ano, Brubaker escreveu a space opera Ascensão e Queda do Império Shiar, um arco gigantesco que deu continuidade à descoberta de Vulcano, aluno esquecido do Profº X e irmão do Ciclope e Destrutor, e sua vingança: voar até o Império Shiar, que o escravizou quando criança, e destruir tudo. A história se arrastou muito em suas 12 partes, terminando de maneira bem corrida. Na verdade, nem tem direito a Ascensão e logo já vem a Queda! Pode conter spoilers pra quem não leu.

Fabulosos X-Men - Ascensão e Queda do Império Shiar 3

Vulcano surgiu na mini Gênese Mortal, também escrita pelo Brubaker, que já comentei aqui. Sua origem muda muita coisa do que sabíamos do passado. Resumindo: o Corsário havia perdido um filho pros Shiars e todos o davam como morto, mas na verdade foi escravizado pelos alienígenas. Sem saber de sua origem, Vulcano foge do planeta e vem parar na Terra, onde é treinado pelo Profº X e enviado para Krakoa, na tentativa de salvar os X-Men originais. A missão foi suicida e todos da equipe morrem, ou imaginamos que morreram (ninguém morre de verdade em HQ de herói…). Anos mais tarde, Vulcano ressurge, confrontando os X-Men e partindo para o planeta Shiar em busca de vingança. Enquanto isso, Ciclope perdeu a confiança no Professor, primeiro porque não sabia que tinha outro irmão, depois por ele ter escondido tudo isso. Mais detalhes da ressurreição dele e do Darwin, outro membro antigo, no review.

Charles Xavier, preocupado e sem poderes (graças ao Dia M), reúne um grupo para viajarem até o planeta Shiar e tentar impedir Vulcano de fazer alguma besteira, já que perdeu contato com a Imperatriz Lilandra. Ele, Polaris, Destrutor, Noturno, Rachel Grey, Apache (irmão caçula do falecido Pássaro Trovejante) e Darwin formam esta equipe, que roubam uma nave shiar de um antigo complexo de NY e partem pro espaço. A história se desenvolve entre a ida de Vulcano e o núcleo do Profº.

Fabulosos X-Men - Ascensão e Queda do Império Shiar 4

A gente percebe que a história se arrasta um pouco quando um monte de coisa acontece no caminho, só pra atrasar a chegada à Chandilar, o Mundo-Trono dos shiars. Talvez para dar um pouco de veracidade aos acontecimentos, já que trata de viagem entre galáxias, portais estelares e afins. Mas são problemas de mais! É nave quebrando e sendo consertada umas três vezes. Foquemos no que ocorre de importante: Vulcano enfrenta a Guarda Imperial ao chegar próximo do planeta e, depois de conseguir matar alguns dos super-soldados, é vencido e preso. Korvus, um escravo Shiar que possui a Lâmina Fênix, com fragmentos da própria Fênix, é enviado à nave de Xavier para derrotar sua equipe. Porém falha, quando não consegue machucar Rachel e acaba sendo libertado por ela. Mais um pra equipe.

Fabulosos X-Men - Ascensão e Queda do Império Shiar 9

Apesar de todas as pirotecnias típicas de super-heróis, o grande destaque desse arco está na política shiar. O Imperador D’Ken foi o responsável por escravizar Vulcano e também por entrar em guerra contra a Terra, mas foi há anos. Lilandra é a nova Imperatriz e prega pela paz, mesmo tendo a relação com a Terra ficado comprometida. Com a confusão da chegada de Vulcano, Lilandra sofre um Golpe de Estado: D’Ken é ressuscitado, libera Rapina da Prisão e, juntos, comandam um exército para tirar Lilandra do poder e retomar o Império Shiar. Isso ficou bem interessante, até porque Lilandra tenta apoio de um antigo General, para tentar guiar outra parcela de seus soldados e iniciar uma guerra civil. #ForaDKen

Fabulosos X-Men - Ascensão e Queda do Império Shiar 5

Porém o que poderia ser muito bom, acaba se perdendo no meio de algumas coisas. Vulcano atravessou toda a galáxia para se vingar do Imperador D’Ken, é preso pela Guarda Imperial e, ao ser solto por alguns soldados, o que ele faz? Liberta Rapina de sua prisão (que é irmã tanto de Lilandra quanto de D’Ken). Se apaixona por ela, vivendo um romance (WTF?). Ajuda a tirar o antigo Imperador do coma a pedido dela e, juntos, formam o novo trio parada dura shiar. D’Ken oferece a oportunidade dos dois casarem, dele fazer parde da realeza e ajudar na conquista de outros mundo. Apesar de ainda querer se vingar de D’Ken em breve, ele fez isso por amor à Rapina…. Então tá bom.

Fabulosos X-Men - Ascensão e Queda do Império Shiar 7

Num determinado momento, o Profº é sequestrado de sua nave por dois shiars (enquanto Korvus estava massacrando todos). Em terras alienígenas, ele é torturado pelos guardas e salvo por Darwin, o super mutante capaz de se adaptar à qualquer situação e virtualmente imortal, mas por pouco tempo. Ambos conseguem ser neutralizados (os shiars são poderosíssimos) e serão executados na cerimônia de casamento de Vulcano e Rapina. Enquanto isso, Destrutor consegue o auxílio de seu pai, o Corsário.

Fabulosos X-Men - Ascensão e Queda do Império Shiar 8

O clímax desse arco gigantesco é o casamento real. Os X-Men chegam, finalmente, no Mundo-Trono, arruinando a festa e iniciando um combate entre as tropas pró-golpe e contra o golpe de Estado. Vulcano, furioso, dá início a uma série de tragédias: joga Charles dentro do Cristal M’Kraam, assassina D’Ken e depois o próprio pai, o Corsário. Se autodeclarando Imperador e causando uma confusão. Os X-Men começam a bater pesado, com Destrutor irado e uma Polaris insana. O Cristal repele o Professor, que se salva na nave de Lilandra e é enviado por ela à Terra, pra não se ferir. Mal sabe ela que ele conseguiu os poderes de volta.

Fabulosos X-Men - Ascensão e Queda do Império Shiar 12

Sabendo que está perdendo, Vulcano e a Guarda Imperial batem em retirada, deixando um rastro de destruição. Jurando vingança, Destrutor se une à Rachel, Polaris e o restante dos Piratas Siderais e declaram guerra ao Império Shiar, saindo dos X-Men que possuem o lema de “não matar”.

Fabulosos X-Men - Ascensão e Queda do Império Shiar 10

Ascensão e Queda do Império Shiar é um arco muito grande que poderia ter sido menor. Trouxe algumas mudanças para a cronologia mutante, como a morte do Corsário e a recuperação dos poderes de Xavier. O Imperador Vulcano e sua trupe só foi desenrolar numa minissérie lançada em seguida, por outra equipe criativa. Mesmo assim, é um arco com alguns problemas bem visíveis: Rachel não teria poder suficiente de aniquilar boa parte da Guarda Imperial? Ao sair do Cristal e perceber que tinha recuperado o poder, por que Charles não fez alguma coisa? Que me#@% é essa de relacionamento com a Rapina? Paixão à primeira vista? Enfim….

Fabulosos X-Men - Ascensão e Queda do Império Shiar 14

A arte é dividida entre Billy Tan e Clayton Harry (que faz as cenas com o Vulcano), ajudam a deixar mais versátil os desenhos, apesar de seguirem o mesmo estilo. Destaque para as cenas sangrentas de ação, como uma porrada que o Darwin dá num cara, quebrando tudo. E na cenas mais picantes também. Pensou que era só o Vulcano que se deu bem com a Rapina? Ms. Rachel também não saiu por menos e ficou com Korvus, que estou na dúvida se lembra o Wolverine ou Vegeta.

Fabulosos X-Men - Ascensão e Queda do Império Shiar 6

nota 6,5 [

Comments

comments

Conte-me o que achou do artigo :)