[Review] X-Men #62, #63 e #64!

X-Men #62 Panini X-Men #63 Panini X-Men #64 Panini

Nome Original: X-Men #178 ao #179; Uncanny X-Men #466 ao #471; New X-Men #20 ao #23
Editora/Ano: Panini, 2007 (Marvel, 2006)
Preço/ Páginas: R$6,90/ 100 páginas cada
Gênero: Ação/ Super-Herói
Roteiro: Peter Milligan; Chris Claremont; Craig Kyle & Christopher Yost
Arte: Salvador Larroca; Chris Bachalo & Billy Tan; Mark Brooks
Sinopse: X-Men: a equipe contra os Sentinelas da Mansão e a perda de poderes da Polaris. Novos X-Men: nova fase, enfrentando as consequências da Dizimação e a chegada da X-23. Fabulosos X-Men: Rachel enfrenta o Esquadrão da Morte Shiar, que veio assassinar toda a sua família.

***

A Dinastia M balançou todo o cenário mutante, trazendo insegurança e ótimas histórias. Esse review reúne um dos arcos mais legais dos últimos tempos: O Fim dos Greys! A Garota Marvel mostrando a que veio, muita destruição, muita morte e lavagem de roupa suja. Sério, essas edições estão muito boas! Ainda tem a estréia da nova fase dos Novos X-Men, abandonando o lado Malhação e ficando mais adulto.

X-Men #178

X-Men: os Sentinelas estão cercando o Instituto X, para o bem e para o mal, impedindo que todos saiam ou entrem no lugar, criando um mal-estar em todos. Numa dessas brigas, todos descobrem que Polaris perdeu os poderes e o Homem de Gelo, na verdade, havia bloqueado os dele com o choque da Dizimação. Emma Frost acessou sua mente e o “desbloqueou”. Um dos melhores momentos é quando Polaris resolve abandonar a equipe, já que não tem mais utilidade. Todos são contra com a exceção, claro, da Emma Frost, que só falta mandar um “até logo”. Apesar dela ser ríspida, a nova regra da Mansão é a de abrigar apenas mutantes. Os demais serão enviados a outros lugares, até pra defender os mesmos. Destrutor também sai junto com a ex-namorada.

New X-Men #20

Novos X-Men: com a saída do casal Nunzio Defilippis & Christina Weir dos roteiros, entra a nova dupla Craig Kyle & Christopher Yost, que coloca a série num novo patamar. Mostrando o Dia Depois, a mansão está em polvorosa. Todos os alunos não sabem o que fazer. Enquanto alguns estão comemorando o “milagre” de voltar a ser humano, outros estão condenando. Uma bagunça total, com direito a algumas mortes, como a de um garoto que respirava em baixo d’água. Emma, com ajuda das Stepford, coloca todos pra dormir até resolverem o assunto.

New X-Men #21

Interessante que a Emma parece ser a única que sabe o motivo do Dia M, já que ela comenta sobre o Pietro. Com tantos alunos sem poderes, ela também anuncia a nova regra de “only mutants” na escola. Alguns membros dos Novos X-Men e Satânicos também perderam e terão que sair. Uma novidade, em meio ao tumulto, é a chegada da X-23. Apesar de já ter aparecido um tempinho atrás, mais selvagem, agora ela está mais parecida com a original de NYX. Emma não concorda com a estadia dela, pois pode colocar em risco a vida dos outros e tem uma discussão com o Scott. A Rainha Branca tá com a macaca!

New X-Men #22

Em paralelo, o Reverendo Stryker surge das trevas com uma espécie de poder: o de prever as coisas. Com isso, reúne novos seguidores para erradicar os mutantes, aproveitando que sobraram poucos. Depois do péssimo Deus Ama, o Homem Mata 2, parece que agora o personagem vai ganhar um bom destaque. Claro que ninguém explica como ele voltou.

New X-Men #23

Outras coisas boas dessa nova fase da equipe: o Decompositor, pensando que tinha perdido os poderes, acaba machucando o braço da Feromona. Emma fica loucona e reúne todos os alunos na Sala de Perigo, para lutarem entre si, na tentativa de aniquilar a X-23. Ela realmente não quer a presença da menina, até criou uma ilusão de sua mãe morta pra perturbá-la. Ícaro tem suas asas amputadas e, num fechamento sensacional, o ônibus com os alunos “normalizados” sofre um atentado. A coisa tá feia!

Uncanny X-Men #466

Fabulosos X-Men: agora sim, o supra sumo dessas edições. Chris Claremont voltando a mostrar porque é um dos melhores roteiristas X. Antes de iniciar os arcos “O Fim dos Greys” e “Estrela Nômade“, ele faz um panorama de como ficou a antiga X-Treme com o Dia M. Na casa de hóspedes da Mansão vivem o Bishop e agregados, e a Tempestade está na África, ajudando as pessoas de lá. Agora vamos ao que interessa: O Fim dos Grey. A Garota Marvel está numa reunião de sua família, seu vô resolveu reunir todos para apresentar a neta. Tudo ocorre tranquilamente, até que o Esquadrão da Morte Shiar aterriza e em 24 segundos chacina toda a família.

Uncanny X-Men #467

Com medo de uma possível volta da Fênix, a Imperatrix Shiar decide exterminar qualquer um que tenha o genoma Grey e possa ser um hospedeiro em potencial. A matança é pesada! Essa história, em particular (24 Segundos), é incrível, com um narrativa super rápida. Psylocke, Noturno e Lince Negra chegam pra tentar impedir, mas sem sucesso. A própria Rachel não consegue salvar as pessoas, cabendo a um Sentinela prender o Esquadrão.

Uncanny X-Men #468 Uncanny X-Men #469

O arco seguinte, Estrela Nômade, foca em como os Sentinelas da Mansão estão influenciando os X-Men e nas proporções dos poderes da Garota Marvel. Bishop está ficando próximo de Val Cooper, que encabeça os Sentinelas. Um hacker chamado Feijão invade a rede de computadores, ameaçando os humanos. Escalpo, que também é hacker, tenta descobrir o que está acontecendo. Rachel, putíssima com a morte dos familiares (e agora marcada pelos Shiars), trava uma batalha com o Esquadrão, que fugiu num piscar de olhos, com direito a juntar forças com a Psylocke. A menina é poderosa! E mais legal e carismática que a sonsa da mãe.

Uncanny X-Men #470

Claremont trouxe uma renovação aos Fabulosos X-Men que estava precisando! Esses dois arcos foram sensacionais, a Dizimação deixou vários problemas aos mutantes e a gente consegue sentir o drama. Novos X-Men segue o mesmo caminho, apresentando a boa e velha Emma Frost que adoramos, fria e calculista. Os X-Men do Milligan não chega a surpreender tanto, mas mantém a qualidade. Quero ver uma batalha entre a Rainha Branca e o Ciclope, agora!

nota 9,0 ;

Comments

comments

Conte-me o que achou do artigo :)