[Especial] O Que São Sonhos Multifacetados?

[Especial] O Que São Sonhos Multifacetados?

Sonhos Multifacetados - Collage Fil Felix 1

Já teve a estranha sensação de ter o mesmo sonho por diversos dias? Ou, conversando com alguém, descobrir que tiveram sonhos iguais ou muito semelhantes? Além de todo o poder do acaso, esses tipos de sonhos são chamados de “multifacetados” e funcionam como um “Cubo Mágico“. Na Central dos Sonhos existem dois tipos básicos de sonhos: os ordinários, geralmente sonhos comuns e que logo desaparecem; e os extraordinários; que ganham força com o tempo, com matéria onírica mais resistente. Os multifacetados pertencem aos extraordinários, ou seja, são sonhos mais poderosos que, não raras as vezes, voltam ao mesmo sonhador ou conseguem quebrar a barreira das Salas dos Sonhos e cair no inconsciente de outra pessoa, causando o efeito incomum de várias pessoas tendo o mesmo sonho.

São essencialmente um erro no sistema da Central. Enquanto uma mesma pessoa ter sonhos repetidos pode ser ou não um erro, por envolver fatores diversos, o mesmo ocorrer em várias pessoas certamente é. Falhas no sistema da Central podem comprometer o próprio funcionalismo dos sonhos, já que abrem e expõem brechas difíceis de fechar. Devido o Inconsciente Coletivo, todas as mentes estão interligadas: com o erro dos multifacetados, os pensamentos e desejos de alguém (espelhados num sonho) podem vazar na mente de uma outra pessoa, no outro lado do mundo. Além da confusão e da sensação de sonhar o sonho de alguém, muitas das chamadas “previsões” de catástrofes e assassinatos também surgem por conta deles. Há pessoas cuja sala dos sonhos está mais fragmentada e, sendo assim, recebe com maior frequência esses tipos de sonhos.

Sonhos Multifacetados - Collage Fil Felix 3

ENTENDENDO AS MULTIFACETAS

Para compreender como esse erro ocorre é preciso imaginar o sistema de sonhos como um enorme Cubo Mágico sem fim, com inúmeras fileiras de pequenos quadrados coloridos, cada um armazenando as pequenas informações geradas por alguém: tudo que você sonha surge num desses quadrados. Mas não é um armazenamento definitivo! O “cubo” está sempre girando: as informações ordinárias, ou seja, os sonhos mais banais ou do cotidiano, morrem e são recolhidos e reciclados no chamado “Cemitério“. Por outro lado, caso seja uma informação de maior importância como um pesadelo, um trauma, uma ansiedade ou qualquer outra coisa que fixe no inconsciente, este sonho começa a se transformar num extraordinário: sua matéria fica mais resistente e não retorna à Central, não é reciclado. É nesse momento que realmente acontece a mágica desse Cubo: 90% dos sonhos são ordinários, esquecidos logo ao acordar, geralmente reflexos do dia a dia; isso faz com que o Cubo esteja sempre em movimento, facilitando a saída e reciclagem da matéria onírica. Os sonhos extraordinários, porém, tendem a vagar. O erro de multifacetas ocorre quando este sonho tenta voltar ao seu sonhador: ele pode conseguir encontrar seu quadrado de origem, permanecendo lá até reaparecer mais um vez; ou pode acabar caindo no quadrado errado, geralmente aqueles adjacentes ou que estão mais fragmentados, entrando no inconsciente de outra pessoa e, consequentemente, senho sonhado por ela.

Muitos desses sonhos permanecem vagando por todo o Cubo durante eras, adquirindo novas faces, evoluindo. Quanto mais fortes ficam, menos volátil é sua matéria, dificultando que Totengraber, que circula toda a Central recolhendo matéria morta, os encontre.

Faixa especial para Os Sonhos Multifacetados:

Outras faixas na mixtape Spirals:

*Este especial faz parte da Central dos Sonhos. Leia Bem-Vindo à Central dos Sonhos e Pandora: a Droga Onírica para mais informações. E veja o Dicionário dos Sonhos para compreender os termos utilizados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comments

comments

Estudante de Artes, consumidor compulsivo de HQs, amante da psicodelia, sonhos, nonsense, teorias da conspiração e colagens. Um mutante. Autor da Central dos Sonhos. + www.filfelix.com.br