[Especial] Surpreendentes X-Men: Destroçados e Incontrolável!

Surpreendentes X-Men - Destroçados e Incontrolável Destaque

Arcos Principais: Destroçados (Torn) e Incontrolável (Unstoppable).
Publicação Original/ Brasil: Astonishing X-Men #13 à #24 e Giant Size Astonishing X-Men (Marvel, 2006)/ X-Men Extra #67 à #72 e #76 à #82 (Panini, 2007).
Roteiro/ Arte: Joss Whedon/ John Cassaday.

Surpreendentes X-Men - Destroçados e Incontrolável 5

Surpreendentes X-Men começou a ser publicada em 2004, escrita por Joss Whedon (Buffy, a Caça Vampiros) e desenhado por John Cassaday (Planetary), trazendo uma equipe concisa de X-Men e arcos ágeis, dinâmicos e sem muita parafernália. Foi um sucesso comercial, com essa fase Whedon/ Cassaday considerada a sucessora espiritual da fase de Grant Morrison em X-Men, no começo dos anos 2000. Não é raro aparecem disputas entre as duas. Surpreendentes apresentou novos mutantes como Armadura, Kavita Rao e Olhos Vendados e, em sua primeira “temporada”, os excelentes arcos que tratavam da Cura Mutante e de Perigo, quando a Sala de Perigo tomou forma própria. Surpreendentes também se diferenciava das outras mensais por não participar dos eventos que aconteciam, como a Dizimação, Guerra Civil, Espécie em Extinção ou Complexo de Messias. A periodicidade não era certa, além de Whedon preferir não entrar nessas mega-sagas.

Surpreendentes X-Men - Destroçados e Incontrolável 1

Uma ótima característica, já que pode ser lida hoje em dia por qualquer um que não tenha tanto conhecimento de X-Men, mas acompanhando na sequência das outras séries, Surpreendentes parece estar numa realidade paralela. Neste especial estão os dois últimos arcos (Destroçados e Incontrolável) mais a edição especial gigante, que finaliza a fase Whedon/ Cassaday. Pode conter spoilers pra quem não leu.

Surpreendentes X-Men - Destroçados e Incontrolável 2

DESTROÇADOS

As coisas começam quente, com Emma e Scott se divertindo no plano “telepático”. Ela disfarçada de Jean pra satisfazer suas fantasias, depois ele disfarçado de Wolverine! Claro que ele não curtiu. Uma pena. Até Kitty e Colossus deram uma escapada, com direito a ela atravessando a cama e caindo no chão da sala! Desde o início de Surpreendentes, Whedon colocava Emma Frost como uma personagem de moral duvidosa, em constante confronto com Kitty Pryde e com uma lealdade um tanto suspeita. No início de Destroçados as dúvidas são deixadas de lado: Emma entra na mente de Scott e consegue bagunçar tudo, deixando-o babando na cama. Ela permite a entrada do Clube do Inferno, comandado por Cassandra Nova, que consegue tirar de cena o Colossus, deixa Kitty em fase infinita, desbloqueia o lado animal do Fera, que passa a perseguir Wolverine, transformado num medroso.

Surpreendentes X-Men - Destroçados e Incontrolável 3

Só Kitty consegue se recuperar, entrando na sala onde o Clube do Inferno está e iniciando uma luta incrível com Emma que, certamente, está entre algumas das melhores dos anos 2000. Kitty já chega com uma porrada na fuça da Rainha Branca, seguida de pontapés, murros e a levando pro fundo da terra, deixando-a lá de castigo. Quando Kitty volta pra tentar enfrentar os outros, é surpreendida por outra Rainha Branca, em seus trajes antigos. Uma ilusão de Perfeição, que a faz viver toda uma vida em sua mente, onde acredita ter casado com Colossus e tido um filho, sequestrado pelos X-Men. Perfeição faz Kitty caminhar pelo Instituto para encontrar esse “filho” que, na verdade, é uma espécie de cofre onde está o resto de Cassandra Nova. Só Kitty seria capaz de liberá-la.

Surpreendentes X-Men - Destroçados e Incontrolável 6

Enquanto isso, a garota Hisako encontra uma solução de acalmar Fera e trazer Wolverine de volta, ganhando mais relevância a partir daqui. Hank tinha preparada um novelo de lã cheio de cheiros especiais para ser utilizado nessas horas, conseguindo voltar ao normal. Mesmo depois de ter devorado um membro do Wolverine medroso! Scott consegue despertar, mas sem os seus poderes, e começa a atirar na cabeça de todos do Clube do Inferno, acordando Kitty. Descobrimos que nada ali era real, apenas Emma.

Surpreendentes X-Men - Destroçados e Incontrolável 4

Quando Casssandra Nova tinha sido vencida no passado, foi Emma quem ajudou a aprisionar sua mente nesse cofre, mas deixando uma brecha de sua própria mente aberta, que foi lotada de sugestões dos ecos de Nova, dominada e controlada para criar toda essa algazarra. Apesar das explicações, o estrago já estava feito. Quando começam a se recuperar, Perigo e Ord caem no Instituto e são surpreendido pela Hisako e Wolverine, furiosos. Há todo um drama entre Kitty e Emma, por conta da história do filho, mas uma nave da E.S.P.A.D.A paira sobre o Instituto e abduz toda a equipe, levando-os rumo ao Grimamundo, com a tutela da Agente Brand e o apoio de Perigo, sempre irônica e genial. Um excelente arco, rápido e dinâmico, recheado de cenas que se tornaram icônicas (como a Kitty saindo do espelho), além da arte ótima de Cassaday, criando momentos fenomenais como Kitty segurando a gosma/ Nova.

Surpreendentes X-Men - Destroçados e Incontrolável 7

INCONTROLÁVEL

Dentro da nave da Agente Brand, os X-Men são confrontados e decidem ajudá-la em sua missão por livre e espontânea obrigação: impedir que o Grimamundo, o planeta de Ord, dispare um míssil contra a Terra, já que acreditam que Colossus irá destruir seu mundo. No percurso até o local há alguns imprevistos, separando a equipe. O compartimento com Wolverine e Hisako é o mais danificado e, enquanto a menina consegue se defender dos danos com sua armadura, Logan tem todo o corpo queimado, precisando de um tempo pra se recuperar. Enquanto isso, com o pouso mais tranquilo, Fera e Emma descobrem uma tumba onde estaria a profecia do Grimamundo, com uma gravura gigante mostrando Colossus destroçando o planeta.

Surpreendentes X-Men - Destroçados e Incontrolável 8

Já do outro lado, Colossus e Kitty arrebentam alguns alienígenas, até serem resgatados por um grupo que não crê na profecia da maneira como é dita. O povo do Grimamundo é formado por guerreiros bárbaros, comandados por Kruum, onde a violência é a palavra de lei. Esse grupo acredita que Colossus seria capaz de acabar com essa barbárie.

Surpreendentes X-Men - Destroçados e Incontrolável 9

Krumm consegue fazer uma aliança com Perigo, que quer a morte dos X-Men, lhe dando novas ferramentas e a enviando para enfrentar Scott e Emma. Outra cena de luta muito boa, além de Wheedon conseguir nos entregar também ótimos diálogos! Emma apanha de Perigo, sem demonstrar resistência, porque Perigo é limitada e, por mais que queira matar, não é capaz. Há travas em seu sistema. Emma só não soltou antes porque Perigo conhecia alguns de seus segredos, conseguindo formar uma aliança momentânea e secreta.

Surpreendentes X-Men - Destroçados e Incontrolável 10

Com o grupo reunido, Agente Brand os envia para a Lua onde estaria o míssil, mas descobrem que a Lua forma a própria base de lançamento. Sim, um exagero. Seguindo um plano de Emma, pra despistar os guerreiros de Krum, Ciclope é lançado sobre o vácuo do espaço, capturado e torturado por Kruum, pensando que ele está indefeso, ganhando uma bela rajada ótica na cara. Além de ter recuperado seu dom, também adquiriu controle. Com Kruum preso, a equipe chega na Lua e inicia o processo de tentar desativar o míssil.  Uma coisa legal que acontece, antes disso tudo, é a Agente Brand confirmar que Lockheed foi enviado para vigiar Kitty e que os humanos tem a mania de inferiorizar as outras espécies alienígenas (no caso, tratando o dragão como um bichinho de estimação). Muito bom.

Surpreendentes X-Men - Destroçados e Incontrolável 11

Kitty tenta entrar no míssil para desestabilizá-lo, mas descobre que não se trata de um míssil e sim de uma bala gigante feita com o metal do Grimamundo. A Lua, na verdade, funciona como um revolver, que dispara o “míssil” em direção à Terra, com Kitty dentro e poder suficiente de perfurar o que ver no caminho e explodir nosso planeta. Enquanto a bala é lançada, Agente Brand se joga na frente de Hank para salvá-lo de levar um tiro, ficando ferida. Esse é o final da edição #24 de Surpreendentes X-Men, publicada originalmente em março de 2008. Só fomos saber o que aconteceu com Kitty e o míssil meses depois! Whedon, além de não se importar com que estava acontecendo nas outras revistas (como o Complexo de Messias), atrasava bastante e só fechou sua fase na edição especial Giant Size Astonishing X-Men, com o dobro de tamanho e publicada em julho de 2008!

Surpreendentes X-Men - Destroçados e Incontrolável 12

SURPREENDENTES X-MEN: GIGANTE

Na Terra, os maiores heróis tentam bolar um plano de impedir e destruir o “míssil”. Tanto o Quarteto Fantástico quanto os Vingadores fazem algo, mas nenhum com sucesso. Além da velocidade, o tamanho do projétil dificulta as coisas. Enquanto isso, no Grimamundo, Danfi (a líder do povo “pacífico”) quer que Colossus entre no núcleo do planeta, que entraria em colapso no contato com seu metal orgânico, destruindo tudo. Ord, num último ato de patriotismo, faz uma investida contra Danfi. Ambos morrem em contato com o núcleo. Mas o Grimamundo é salvo.

Surpreendentes X-Men - Destroçados e Incontrolável 13

Kitty não consegue se concentrar dentro do míssil, pois o metal alienígena interfere em seu sistema nervoso. Emma, em contato telepático, avisa que na Terra ninguém conseguiu descobrir uma maneira de pará-lo, assim como não conseguiriam encontrar a tempo. Tudo está nas mãos da garota. Whedon fecha sua fase de maneira grandiosa: a Lince Negra usa toda sua força e consegue deixar o “míssil” em fase, atravessando o planeta, vazando do outro lado e seguindo seu rumo pelo espaço numa cena sensacional!

Surpreendentes X-Men - Destroçados e Incontrolável 14

Com a Terra salva, os X-Men conseguem voltar pra casa. A localização de Kitty e o míssil se torna um mistério, assim como o que podem fazer para trazê-la de volta. Os membros da equipe tentam seguir com a vida. A Agente Brand, que não é humana/ da Terra, está apaixonada por Fera. Scott volta a não controlar seus poderes, colocando o visor novamente. Colossus foi o mais atingido pela partida de Kitty. Dois arcos muito bons, que realmente prendem a atenção do leitor e mostram acontecimentos interessantes, que fogem do clichê das histórias X. Toda a fase Whedon/ Cassaday merece elogio, principalmente por Perigo, que achei genial. Minha única ressalva é da série não ter conexão alguma com eventos que ocorriam na época, mas isso deu mais liberdade à equipe, o que foi um bônus.

nota 10 ;

Surpreendentes X-Men - Destroçados e Incontrolável 15

Comments

comments

Um comentário

Conte-me o que achou do artigo :)