[Review] Surpreendentes X-Men: A Vida de X!

Arcos Principais: A Vida de X (Life of X).
Publicação Original: Astonishing X-Men #1-6 (Marvel, 2017).
Roteiro/ Arte: Charles Soule / Jim Cheung, Mike Deodato Jr., Ed McGuinness, Carlos Pacheco, Ramon Rosanas e Michael Del Mundo.

*

Surpreendentes X-Men fez parte da fase ResurrXion da Marvel, após os eventos de Inumanos Vs. X-Men, prometendo revigorar os mutantes assim como a revista dos Surpreendentes X-Men anterior fez em 2004, na famosa fase do Joss Whedon. O roteirista desse novo volume é o Charles Soule (Demolidor: Prefeito Fisk), que trouxe um novo grupo de mutantes enfrentando o Rei das Sombras e trazendo de volta um importante personagem da franquia. Review especial do primeiro arco, A Vida de X, com spoilers!

A VIDA DE X

O arco começa com alguns psíquicos sendo atacados mentalmente ao redor do mundo, até o momento que a Psylocke também é atingida pelo golpe mas, por ser uma mutante poderosa, consegue mandar várias borboletas de energia a alguns amigos próximos como um pedido de ajuda: Gambit e Fantomex, que estavam em meio a um roubo; a Vampira e o Velho Logan, que estavam em missão; além do Anjo e também do Bishop. Mas a cavalaria chega tarde demais, a mente da Psylocke foi tomada e ela se transforma numa borboleta/ mariposa gigante de energia e passa a destruir um prédio de Londres. Essa primeira edição é interessante pra contextualizar o leitor, mostrando o que essas personagens estavam fazendo, como se reuiniram e também como funcionam em equipe, com destaque para a Vampira drenando a Psylocke e passando toda essa energia para o Bishop através de um beijo! E ele, por sua vez, dispara toda a energia num super disparo para o alto, quase como um orgasmo (pelo menos na minha cabeça), uma sequência muito boa.

Mas essa primeira parte ocorre de maneira bem rápida pra não perder tempo e já mostrar pro leitor com quem eles vão lidar: após voltar ao normal, a Psylocke avisa ao grupo que Amahl Farouk, o Rei das Sombras, voltou mais forte do que nunca e ele está tentando um meio de poder sair do plano astral. Enquanto o Anjo e o Bishop ficam de guarda, ela envia para o plano astral o Fantomex, Gambit, Vampira, Velho Logan e um Fera que chegou atrasado ao combate. O Rei das Sombra, por outro lado, está aguardando a chegada deles com nada mais, nada menos que o falecido Charles Xavier como seu prisioneiro! Só relembrando, Charles foi morto pelo Ciclope (possuído pela Força Fênix) em Vingadores Vs X-Men em 2012.

Um ponto bacana desse primeiro arco é que cada uma das 6 edições é desenhada por um artista diferente. A primeira edição tem os desenhos de Jim Cheung (Vingadores: A Cruzada das Crianças), trazendo personagens cheios de detalhes e um Anjo até bastante bonito! Já na sequência vem o Mike Deodato Jr (de Noite Mortal, meu primeiro review aqui no site lá em 2011) na edição #2, quando o grupo chega no plano astral e começa a ter dificuldade em saber o que é real e o que é criação de suas mentes, já que o lugar funciona de maneira semelhante aos sonhos. Destaque para o próprio Rei das Sombras, desenhado com corpo de aranha e bem mais assustador que sua aparência humana comum, além dos cenários mais estilizados e cheios de texturas. Farouk e o Professor X estão numa espécie de partida de Xadrez, sendo os X-Men as peças do jogo. De um lado, o Rei das Sombras quer destroçar a mente deles para poder possuí-los no mundo real; enquanto o Charles quer fazê-los acordar e dar uma morte digna a eles; ou seja, o fim será trágico de qualquer forma.

Logo que o grupo chega no plano astral, eles se deparam com um palco de teatro, com vários X-Men (muitos que já morreram) interpretando antigos e conhecidos momentos da mitologia dos mutantes. Na plateia, o grupo assiste de maneira confusa, percebendo que tem algo errado, mas ainda sem saber o quê. Numa cena engraçada, o Professor X comenta que o tom nostalgico foi uma boa jogada, mas que nostalgia tem limite! Dito e feito: eles percebem que tudo é uma fantasia, inclusive que o Fera na verdade é a Mística e seguem no jogo, se dividindo: Gambit com Vampira, Fantomex com a Mística e o Velho Logan sozinho, rumo ao Rei das Sombras.

Enquanto isso, no mundo real, Psylocke e seus dois guarda-costas (Anjo e Bishop) precisam lidar com a divisão de defesa contra super-humanos de Londres, cujo líder quer aniquilar a ameça mutante e encaminha vários soldados. Numa cena interessante, o Anjo tenta fazer um primeiro contato com eles, informando que estão enfrentando um problema psíquico. Algo que é bem raro de acontecer, já que na maioria das vezes as coisas se resolvem primeiro na porrada, depois na conversa. Também combina com seu lado mais pacifista, que vem tentando reprimir o Arcanjo e a influência do Apocalipse ultimamente. Mas claro, os soldados não escutam e a porrada começa de qualquer forma…

De volta ao plano astral, o Professor X tenta contato com o Velho Logan, pra avisar sobre o jogo com o Rei das Sombras e que está tentando dar um jeito de os tirarem dali. Mas o ranzinza está muito obstinado e acredita que ele também não passa de ilusão. E é interessante porque percebemos o alcance dos poderes do Charles, que tem uma das maiores, senão a maior mente do mundo. Ele consegue, ao mesmo tempo, se comunicar com a Psylocke no mundo real, simular uma batalha com o Logan, conversar e mostrar uma outra simulação para o Rei das Sombras, além de contar seu plano para os demais, que estão curtindo o momento: Gambit dando em cima da Vampira, enquanto a Mística e o Fantomex tomam uns bons drinks e já caem pra cima. Isso tudo meio que reforça aquele lado mais manipulador do Professor, que ficou evidente nos últimos anos.

Contra-atacando, mas ainda sem saber dos planos do Charles, o Rei das Sombras consegue dominar a mente do Logan e do Gambit, utilizando eles no mundo real para contaminar psiquicamente vários cidadãos da cidade e dando trabalho para o Anjo e o Bishop. Percebendo que a situação está saindo do controle, o líder da Divisão Governamental dá sinal para aniquilarem o bairro, a única forma de conter o contágio de Farouk, dando espaço para o Anjo se transformar no Arcanjo e revidar. Em paralelo, o Professor convence o Fantomex, a Vampira e a Mística, os únicos que sobraram no plano astral, de atacarem o vilão com tudo, a única forma de saírem vivos do lugar. Eles vestem uma armadura engraçada e partem pra briga.

Mas e esse Charles Xavier, como ele sobreviveu ao ataque da Fênix? Ele explica a situação na edição #5, dizendo que seu espírito foi capturado pelo Rei das Sombras no plano astral. Como o tempo passa diferente no lugar, eles batalharam entre si durante anos, utilizando das mais diversas estratégias um contra o outro. Percebendo que não conseguiria escapar sozinho, deixou o vilão aprisioná-lo e não ofereceu mais risco de fugir, deixando baixar sua guarda. É uma explicação meia boca, né? Dessa forma, dá pra ressucitar um monte de gente usando só o plano astral como desculpa. O que convence é a maneira como o Charles Soule desenvolve a trama, de maneira leve e divertida, com boas cenas de ação e um rol de personagens carismáticos, como a Mística (uma das minhas mutantes preferidas).

A edição #6 finaliza o arco e traz uma reviravolta. O Rei das Sombras está lidando com muitas coisas ao mesmo tempo e não percebe o golpe final do Professor, que chega com a Mística, Fantomex e Vampira, três mutantes que possuem poderes mais voláteis e por isso foram escolhidos para a batalha final. Com Farouk derrotado, o grupo da Psylocke também consegue lidar com a situação e salva a população. O Professor fala sobre heroísmo com o Fantomex e quando todos voltam ao mundo real, temos a surpresa: a mente do Professor ocupa o corpo do Fantomex e, assim, renasce no mundo dos vivos! Agora ele pede pra ser chamado apenas de X. Um arco bastante empolgante, gostei da leitura. Essa última edição ainda é desenhada pelo Del Mundo, que sempre possui um estilo mais artístico e estiloso. Aliás, todos os artistas fazem um ótimo trabalho e, mesmo com estilos diferentes, continuam coerentes (algo difícil de acontecer). Algumas dúvidas permanecem no ar: qual era a fonte de energia dos poderes do Rei das Sombras, que ele comenta? Quem é esse lider da divisão anti super-humanos e quais suas reais intenções? O que aconteceu com a mente do Fantomex? Mostrando que a revista ainda tem fôlego pra mais.

Comments

comments

Conte-me o que achou do artigo :)