Arcos Principais: Sem título.
Publicação Original The Beauty #17-21 (Image, 2018).
Roteiro/ Arte: Jason A. Hurley e Jeremy Haun/ Jeremy Haun, Thomas Nachlik e Matthew Dow Smith.
***
O quarto volume da série The Beauty compila as edições #17-21, trazendo uma trama de investigação e conspiração envolvendo uma industria farmacêutica. Um arco que ocorre cronologicamente antes do primeiro volume, aqui as pessoas ainda estão no boom da descoberta da doença e ainda não sabem dos seus efeitos colaterais. Review especial sem muitos spoilers!
A INDÚSTRIA FARMACÊUTICA POR TRÁS DA BELEZA
A essa altura do campeonato já deu pra perceber que as história dessa série não segue uma ordem linear e também não adotou protagonistas (com exceção dos detetives Vaughn e Foster, que apareceram mais vezes), assim seus autores, Jason A. Hurley e Jeremy Haun, vão trabalhando a mitologia em torno da DST Beleza de maneira bem solta, a partir de personagens secundários. Nesse volume conhecemos o podcaster Cooper Mack e sua parceira Nia Glover, que terminaram a primeira temporada de seu podcast e começam a pensar na matéria para a segunda, enquanto Nia está nos últimos meses de gravidez. É quando um cara, Milo Miller, entra em contato com Coop dizendo que tem informações importantes e confidenciais em torno da Beleza, o furo ideal para a segunda temporada do programa.
Somos levados, então, numa aventura envolvendo conspiração farmacêutica. E uma das boas! A Beleza está entre as pessoas há poucos meses, mas já foi capaz de contaminar 10% da população, vemos alguns depoimentos de atrizes, por exemplo, que dizem ter mais trabalho agora tendo a beleza do que antes. Ninguém pensou que poderia ter algum efeito colateral e mesmo a ideia de uma vacina parece absurdo. É quando entra Milo Miller, um funcionário da Abericorp (uma das maiores industrias farmacêuticas do mundo) que descobre que, passados cerca de 2 anos, a pessoa com a beleza explode de dentro pra fora, como numa combustão espontânea (como mostrado no volume 1).
Ele tem um video onde mostra uma outra funcionária da Abericorp, a chefona Doreen Palmer (carinhosamente apelidada de Vovó Mengele, em alusão dou médico nazista Joseph Mengele), injetando uma medicação numa paciente que faz acelerar o processo da beleza, culminando em sua morte. Milo encaminha esse video para Coop e os dois começam a traçar um plano pra levar isso a público, mas a tarefa não será das mais fáceis. O roteiro da dupla Hurley/ Haun é bem afiado nesse volume, com as edições caminhando numa crescente e te deixando cada vez mais tenso, principalmente quando o Coop e Milo começam a chegar perto de mais da Abericorp, mexendo com gente perigosa e colocando a vida deles e dos mais próximos em perigo. As duas últimas edições (#20-21) são as melhores do arco.
Entre os desenhistas temos Matthew Dow Smith assinando a arte da primeira edição, seguindo seu estilo mais sobrecarregado que é super característico (percebi na hora que era ele, que também desenha boa parte das Arquivos X). Jeremy Haun e Thomas Nachlik assinam as demais edições e mantém o estilo mais clean da série, com direito a diversas cenas mais explícitas, algo que vimos desde as primeiras edições, com nudez frontal e até uma sequência numa festa em que acontece de tudo, de masoquismo a outros fetiches. O final desse volume não abre margem para prosseguir com a dupla de jornalistas amadores, mas funciona muito bem para expandir a mitologia da série, que só melhorou agora que temos uma conspiração política no meio de tudo isso.
Confira a sequência dos reviews de The Beauty que fiz aqui no site:
The Beauty Vol. 1: A DST Beleza
The Beauty Vol. 2: Bela Vingança
The Beauty Vol. 3: Um Serial Killer na Cidade
The Beauty Vol. 4: A Industria Farmacêutica Por Trás da Beleza
Ou acesse o Índice de Reviews para conferir outras séries!
Fil Felix é ilustrador e escritor. Criador dos conceitos e personagens do universo da Central dos Sonhos. Fã de HQs, gosta de escrever reviews desde 2011, totalizando mais de 600 delas em 2023. Já escreveu sobre arte para diversos blogs como Os Imaginários e a Coluna Asas da editora Caligo. Ilustrou seu primeiro livro infantil em 2021: Zumi Barreshti, da editora Palco das Letras.