Arcos Principais: Sem título.
Publicação Original The Beauty #17-21 (Image, 2018).
Roteiro/ Arte: Jason A. Hurley e Jeremy Haun/ Jeremy Haun, Thomas Nachlik e Matthew Dow Smith.
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O quarto volume da série The Beauty compila as edições #17-21, trazendo uma trama de investigação e conspiração envolvendo uma industria farmacêutica. Um arco que ocorre cronologicamente antes do primeiro volume, aqui as pessoas ainda estão no boom da descoberta da doença e ainda não sabem dos seus efeitos colaterais. Review especial sem muitos spoilers!
A INDÚSTRIA FARMACÊUTICA POR TRÁS DA BELEZA
A essa altura do campeonato já deu pra perceber que as história dessa série não segue uma ordem linear e também não adotou protagonistas (com exceção dos detetives Vaughn e Foster, que apareceram mais vezes), assim seus autores, Jason A. Hurley e Jeremy Haun, vão trabalhando a mitologia em torno da DST Beleza de maneira bem solta, a partir de personagens secundários. Nesse volume conhecemos o podcaster Cooper Mack e sua parceira Nia Glover, que terminaram a primeira temporada de seu podcast e começam a pensar na matéria para a segunda, enquanto Nia está nos últimos meses de gravidez. É quando um cara, Milo Miller, entra em contato com Coop dizendo que tem informações importantes e confidenciais em torno da Beleza, o furo ideal para a segunda temporada do programa.
Somos levados, então, numa aventura envolvendo conspiração farmacêutica. E uma das boas! A Beleza está entre as pessoas há poucos meses, mas já foi capaz de contaminar 10% da população, vemos alguns depoimentos de atrizes, por exemplo, que dizem ter mais trabalho agora tendo a beleza do que antes. Ninguém pensou que poderia ter algum efeito colateral e mesmo a ideia de uma vacina parece absurdo. É quando entra Milo Miller, um funcionário da Abericorp (uma das maiores industrias farmacêuticas do mundo) que descobre que, passados cerca de 2 anos, a pessoa com a beleza explode de dentro pra fora, como numa combustão espontânea (como mostrado no volume 1).
Ele tem um video onde mostra uma outra funcionária da Abericorp, a chefona Doreen Palmer (carinhosamente apelidada de Vovó Mengele, em alusão dou médico nazista Joseph Mengele), injetando uma medicação numa paciente que faz acelerar o processo da beleza, culminando em sua morte. Milo encaminha esse video para Coop e os dois começam a traçar um plano pra levar isso a público, mas a tarefa não será das mais fáceis. O roteiro da dupla Hurley/ Haun é bem afiado nesse volume, com as edições caminhando numa crescente e te deixando cada vez mais tenso, principalmente quando o Coop e Milo começam a chegar perto de mais da Abericorp, mexendo com gente perigosa e colocando a vida deles e dos mais próximos em perigo. As duas últimas edições (#20-21) são as melhores do arco.
Entre os desenhistas temos Matthew Dow Smith assinando a arte da primeira edição, seguindo seu estilo mais sobrecarregado que é super característico (percebi na hora que era ele, que também desenha boa parte das Arquivos X). Jeremy Haun e Thomas Nachlik assinam as demais edições e mantém o estilo mais clean da série, com direito a diversas cenas mais explícitas, algo que vimos desde as primeiras edições, com nudez frontal e até uma sequência numa festa em que acontece de tudo, de masoquismo a outros fetiches. O final desse volume não abre margem para prosseguir com a dupla de jornalistas amadores, mas funciona muito bem para expandir a mitologia da série, que só melhorou agora que temos uma conspiração política no meio de tudo isso.
Confira a sequência dos reviews de The Beauty que fiz aqui no site:
The Beauty Vol. 1: A DST Beleza
The Beauty Vol. 2: Bela Vingança
The Beauty Vol. 3: Um Serial Killer na Cidade
The Beauty Vol. 4: A Industria Farmacêutica Por Trás da Beleza
Ou acesse o Índice de Reviews para conferir outras séries!
Fil Felix é autor, ilustrador e psicanalista. A Central dos Sonhos é seu universo particular, por onde aborda questões como memórias, desejos e infância. Fã de HQs, escreve seus comentários sobre quadrinhos desde 2011, totalizando mais de 600 reviews. Já escreveu sobre arte para diversos blogs como Os Imaginários e a coluna Asas da editora Caligo. Ilustrou os livros infantis Zumi Barreshti (2021, Palco das Letras) e Meu Avô Que Me Ensinou (Ases da Literatura), entre outras publicações.