[Especial] Fabulosos X-Men/ Vingadores Sombrios: Utopia!

fabulosos-x-men-e-vingadores-sombrios-utopia-destaque

Arcos Principais: Utopia.
Publicação Original/ Brasil: Avengers/Uncanny X-Men: Utopia, Uncanny X-Men #513-514, Dark Avengers #7-8, Dark X-Men: The Beginning #1-3, X-Men Legacy #226-227, Utopia Finale e Dark X-Men: Confession (Marvel, 2009)/ X-Men #104-108, Reinado Sombrio #8-9 (Panini, 2010).
Roteiro/ Arte: Matt Fraction, Mike Carey, Craig Kyle & Christopher Yost / Dustin Weaver, Terry Dodson, Bing Cansino, Luke Ross e outros.

fabulosos-x-men-e-vingadores-sombrios-utopia-11

Utopia foi um crossover entre as revistas Fabulosos X-Men e Vingadores Sombrios, totalizando 6 capítulos principais. Fora isso, o evento também se desdobrou em X-Men Legado e ganhou uma minissérie especial (The Beginning) em três edições. O evento foi resultado de dois grandes fatos no Universo Marvel: a mudança da base dos X-Men de Westchester para São Francisco e a criação dos Vingadores Sombrios de Norman Osborn, que foi condecorado um líder mundial após ter ajudado os humanos na Invasão Secreta. Este especial comenta o surgimento de Utopia com spoilers.

fabulosos-x-men-e-vingadores-sombrios-utopia-12

Simon Trask, irmão do Bolivar Trask (criador dos Sentinelas), está marchando até a prefeitura de São Francisco com sua Humanidade Já!, um grupo de humanos que querem aniquilar os mutantes e estão dispostos a implantar um controle de natalidade mutante. Trask possui um vírus tecnorgânico que lhe concede a capacidade de controlar as pessoas, que ele utiliza para subjugar seu grupo. Só que a marcha entra em contato com outra marcha: a dos mutantes liderados por Fera, que não aceitam essa proposta.

fabulosos-x-men-e-vingadores-sombrios-utopia-13

O encontro acaba em babado e confusão, tiro, porrada e bomba. Fera é preso, Trask foge e a prefeita de San Fran fica irada com a cidade tendo um colapso. Norman chantageia Emma (que faz parte de sua Cabala) e a Rainha Branca troca seu uniforme por um da cor preta. Norman também diz que Ciclope é o responsável pela quase guerra civil na cidade, que ele é quem está instigando os mutantes a lutarem. Com isso, Norman ganha o direito de enviar seu esquadrão (Ms. Marvel, Ares, Venom, Gavião Arqueiro/ Mercenário) para controlar (lê-se meter o cacete na galera) a situação.

fabulosos-x-men-e-vingadores-sombrios-utopia-5

O roteiro do arco principal é escrito pelo Matt Fraction, que pegou Fabulosos X-Men na mudança de cidade, e faz um trabalho interessante principalmente nas duas histórias que ocorrem na revista dos Vingadores Sombrios. O conflito entre as duas equipes é grande, ficando pior com a criação dos X-Men Sombrios liderado por Emma Frost e composto por Manto e Adaga, Arma Ômega, Daken como Wolverine, Mímico e Namor. Todos comandados por Norman Osborn, que criou o grupo chantageando Emma e para tirar os X-Men de vista. O ex-Duende Verde ainda conta com Mística disfarçada de Professor Xavier, pra aparecer em frente às câmaras, e Fera Negro criando experimentos que drenam os poderes X e torturando o Fera e Professor originais.

fabulosos-x-men-e-vingadores-sombrios-utopia-16

O conflito midiático e físico toma conta dos X-Men e São Francisco durante uma semana. Interessante que a sensação é de que a situação realmente vai ficar complicada pro lado dos mutantes. Não é apenas mais um arco genérico sobre preconceito. Ele também coloca Ciclope mais uma vez como um dos melhores, se não o melhor líder dos X-Men: ele pede que Norman se renda e tire seus Vingadores da ilha, mas é subestimado. Com isso, Scott divide sua equipe em várias frentes: uns vigiam os X-Men Sombrios, outros tentam invadir o QG deles e por aí vai. Inclusive Dani Moonstar refaz seu pacto com a deusa da morte Hela para auxiliar no futuro confronto.

fabulosos-x-men-e-vingadores-sombrios-utopia-6

Outro ponto bacana é como Emma Frost lida com a situação. Ela foi coagida por Norman pra “virar do mal”, apesar de continuar sendo uma X-Man em frente as câmeras, os estudantes pensam que ela os traiu. Ela percebe que o Professor e Fera estão presos, mas tenta resolver tudo de maneira calma, sem dar na cara que continua do lado dos mutantes. Ela também passa quase toda a saga em sua forma de diamante, talvez para impedir que alguém invada sua mente.

fabulosos-x-men-e-vingadores-sombrios-utopia-1

A revista X-Men Legado também tem um pequeno papel na saga Utopia. Escrita pelo Mike Carey, colocam Vampira, Perigo e Gambit (depois de tomarem um coice de Ciclope, por terem sumido sem darem satisfação) para enfrentarem o primeiro ataque dos Vingadores Sombrios. O foco está em Vampira sugar um pouco dos poderes de Ares para conseguir enfrentar Ms. Marvel, que fica intangível, e salvar Astral de um colapso. O lado bom dessa participação está nos momentos de Perigo, que acaba derrotada e sendo reiniciada, e no realismo das cenas, com Vampira toda arrebentada.

fabulosos-x-men-e-vingadores-sombrios-utopia-4

A minissérie em três edições The Beginnings mostra como Norman Osborn conseguiu recrutar todos os X-Men Sombrios, no mesmo formato de Destino Manifesto: três pequenas histórias por edição, escrita e desenhada por autores diferentes. Temos Namor tomando banho e sendo chantageado, mas rendendo um fã-service bacana. Mímico bipolar querendo um minutinho de fama. Fera Negra almejando seus dias de glória, além de soltar várias indiretas ao Norman. Manto e Adaga numa zona de guerra e, também, coagidos a entrarem para o time, já que Norman tem algum contato na Zona Negra (dimensão da capa do Manto). Esse estilo de chantagem segue para todos os outros, sem grandes destaques: Arma Ômega decide participar para não matar inocentes com seu poder e Daken quer matar Logan. Duas histórias que ficaram boas é a da Mística, que está disfarçada de Wolverine (pós Procura-se Mística) e é convencida porque Daken estará na equipe e pode ser sua vingança, e a outra é a da bipolar Aurora!

fabulosos-x-men-e-vingadores-sombrios-utopia-3

Norman resgata Jeannie, irmã do Estrela Polar, e diz que sua personalidade boazinha nunca mais irá aparecer, colocando um aparelho em sua cabeça que suprime esse seu lado, libertando a personalidade libertina. Tudo nos conformes até que Aurora resolve não entrar no grupo. Osborn, irado, ativa o aparelho em sua cabeça para suprimir as duas personalidades, mas para a surpresa dele ela tem uma terceira personalidade! E uma quarta, quinta, sexta…. Uma nova informação para a mitologia da personagem e que ficou engraçadíssimo. Ela mesmo tira o aparelho da cabeça e dá um cacete no homem, sendo a primeira que conseguiu vencê-lo. Muito bom.

fabulosos-x-men-e-vingadores-sombrios-utopia-10

De volta ao arco principal, o clímax de Utopia está quando uma ilha surge no meio da baia de São Francisco: é o Asteroide M que emergiu do fundo do mar, graças ao Clube X. Ciclope declara a nova ilha-forte uma espécie de novo Estado, mas fora da jurisdição dos EUA. Um lugar que receberá de braços abertos todo mutante que queira um lar seguro. Isso já aconteceu antes em Genosha, não é novidade. Mas o que achei mais interessante é que Ciclope, em rede nacional, diz que os X-Men querem paz mas não irão tolerar nenhum tipo de ataque. Finalmente irão sair da zona de conforto e, se precisarem, irão retaliar futuras agressões. Chega de mutantes bonzinhos.

fabulosos-x-men-e-vingadores-sombrios-utopia-14

Ao mesmo tempo, Emma Frost recebe ajuda da X-Force e consegue tirar os reféns do QG dos Vingadores, libertando Professor e o Fera, super debilitado. Dos X-Men Sombrios, apenas Namor, Manto e Adaga acompanham Emma para Utopia. O auge desse clímax está, obviamente, no confronto entre Norman e Ciclope: os EUA não gostaram nada da situação e os Vingadores Sombrios invadem a ilha com força total. E todos os mutantes se reúnem pra bater pesado. Temos os Novos Mutantes reunidos mais uma vez, com Miragem de Valquíria para deter Ares, Emma Frost conseguindo apoio do Professor para entrar na mente do Sentinela, tudo muito bem orquestrado e bonito de se ver. São raros os momentos que vemos os mutantes reunidos assim. Até mesmo Ciclope, todo arrebentado, consegue sair por cima.

fabulosos-x-men-e-vingadores-sombrios-utopia-2

Norman Osborn, vendo que a situação virou, bate em retirada com seus Vingadores e leva Mística (como o Professor), Mímico, Fera Negro e Daken. Na TV, Utopia surge como um santuário mutante ao mesmo tempo em que Norman diz que, finalmente, os EUA conseguiu se livrar dos mutantes. Uma edição especial (Confissões) fecha a saga mostrando como Ciclope e Emma se entenderam, antes desse evento, e contaram um ao outro todos os seus segredos. Uma rasgação de seda danada no campo mental, com Ciclope admitindo ter criado a X-Force e ter sangue, muito sangue em suas mãos; e Emma assumindo ter entrado para a Cabala.

fabulosos-x-men-e-vingadores-sombrios-utopia-9

“Utopia” é uma saga que os fãs de X-Men não costumam gostar muito, assim como toda a fase de Matt Fraction. Felizmente, não achei a bomba que todos comentam. Apesar dos pontos baixos, como a repentina mudança da Emma Frost e os X-Men Sombrios ser um grupo um pouco ridículo, quer dizer… quem coloca o Mímico na linha de frente de algo? Daken com o uniforme do Wolverine também chega a ser trágico. Talvez apenas a dupla Manto e Adaga, que nem são mutantes, salvam o grupo. São os únicos que tem uma personalidade mais interessante, que não é só “atacar e atacar”, eles pensam e em vários momentos percebem que não pertencem ao lugar. A emersão da Ilha ficou muito bom e Ciclope está cada vez mais decidido e se tornando uma mescla entre o Professor e Magneto.

nota 7,5 0

fabulosos-x-men-e-vingadores-sombrios-utopia-7

Comments

comments

Conte-me o que achou do artigo :)