[Review] Pigman Stories Vol. 1: Combatendo o Crime em Smellville!

Arcos Principais: Sem título.
Publicação Original: Pigman Stories – Volume 1 (Independente, 2020).
Roteiro/ Arte: Leo Maino e Carlos Oliveira/ Leo Maino.

***

Conheci as tirinhas do Pigman pelo Instagram e passei a acompanhar as publicações, sempre saindo um novo episódio explorando o universo do super-herói Pigman, que atua na cidade-porco de Smellville, lidando com as mais diferentes confusões. Tudo muito cômico, absurdo e exagerado, mas trazendo aquela simplicidade e facilidade de leitura das tiras. E esse mês teve a publicação de Pigman Stories Vol. 1, compilando a “primeira temporada” do herói. Review especial sem muitos spoilers!

COMBATENDO O CRIME EM SMELLVILLE

Esse primeiro volume reúne os episódios #1 ao #12, apresentando também um “registro criminal” ou página do jornal da cidade entre uma história e outra. Conhecemos a origem do protagonista Pigman, um porco com o poder do “pum supersônico” (que funciona tanto para voar quanto atacar), assim como a cidade de Smellville e suas principais personagens: a namorada do Pigman (Miss Piggy), seu irmão e também herói (Porkman), o prefeito e sua assistente, a madame Creuzumira Genoveisson e vários outros. Há um “quê” das séries em formato sitcom, como o próprio autor já admitiu a inspiração em Will and Grace (que adoro! Karen rainha), assim como referência à diversas outras histórias e mídias.

A referência mais visível talvez seja As Meninas Superpoderosas, que combatiam o crime na cidade de Townsville, respondendo ao prefeito baixinho e sua assistente alta que sempre tinha o rosto coberto pelo cabelo, a Srta. Belo. Aqui em Pigman, ele combate o crime em Smellville, também responde ao prefeito baixinho que possui uma assistente semelhante, a Miss Feio. E é interessante comentar que o criador, Leo Maino, escreveu e desenhou essas histórias que compõem o primeiro volume entre 2005 e 2013 (divulgando pelo Facebook em 2014), com as primeiras quando ainda era criança! Assim a gente vê de perto a evolução e o jeito de desenhar e o tom das histórias conforme vai lendo os episódios, criados num período de quase 10 anos.

Assim como na Disney temos o universo dos patos (Pato Donald, Ducktales, Tio Patinhas…), Leo Maino cria aqui seu próprio universo cômico com personagens porcos, definindo bem suas personalidades e algumas características da cidade: temos o Porkman que não é muito inteligente; a Creuzumira podre de rica e com pouco juízo; a campainha que assusta todo mundo na casa do Pigman; e até mesmo uma figurante que sempre está no local errado e na hora errada (que é hilário)! Pigman enfrenta vilões como a Madame Butterfly, Pink Pumpkin, Maligno Cho, entre outros. Seu humor me lembrou muito Chapolim, brincando com os clichês de super-heróis. Por terem sido escritas há mais de 10 anos, há um uso de estereótipos nos vilões que hoje em dia talvez ganhasse uma versão diferente.

Além dos 12 capítulos, há bastante material extra entre eles, como ilustrações coloridas, páginas dos jornais A Gazeta de Smellville e o Porco Diário, complementando e ampliando esse universo. Pigman Stories Vol. 1 é uma leitura super divertida e leve, cheio de referências a serem descobertas, com desenhos simples lembrando a época dos fanzines independentes, onde vemos a evolução tanto do roteiro quanto da arquitetura da cidade e efeitos de ação. Como qualquer coletânea, há as histórias que gostamos mais e outras que gostamos menos. Senti falta de um material em texto, como uma introdução ou bastidores, contando sobre a criação das tirinhas e também contextualizando o leitor, o que é sempre muito bom, principalmente para aquele de primeira viagem.

A HQ está disponível para compra na Amazon (e gratuita para assinantes Kindle Unlimited), montada e publicada de maneira independente pelo próprio autor. No Instagram, porém, é possível ler as histórias individualmente através dos stories. Aliás, no Instagram (@pigmanstories) o Leo Maino vem divulgando os novos episódios e já finalizou a 2ª temporada, tanto em português quanto em inglês. Vale a pena conhecer.

Comments

comments

Conte-me o que achou do artigo :)