[Especial] Pato Donald: O Pato Sem Passado!

[Especial] Pato Donald: O Pato Sem Passado!

Arcos Principais: O Pato Sem Passado (Ankka vailla menneisyyttä).
Publicação Original/ Brasil: Ankka vailla menneisyyttä (Walt Disney, 2016)/ Pato Donald #2475 (Abril, 2018).
Roteiro/ Arte: Kari Korhonen/ Giorgio Cavazzano.

O Homem Sem Passado é um filme finlandês de 2002 que chegou a ser indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e que traz um tema clássico do cinema: o homem sem memória. Na história, um homem é espancado ao chegar numa cidade, perdendo a consciência e a memória, sendo obrigado a sobreviver como pode num lugar que não conhece. Na edição de janeiro da Pato Donald, temos uma paródia desse filme: O Pato Sem Passado; publicada originalmente em 2016 também na Finlândia. Review especial sem spoilers!

O PATO SEM MEMÓRIA

O roteiro de Kari Korhonen segue um formato do qual já estamos acostumados: os sobrinhos convidam o tio pra ver o filme O Pato Sem Passado no cinema, mas o Donald acaba dormindo durante a sessão e a história se desenrola em seu sonho, pegando coisas do filme, pessoas que estão no cinema surgindo como outros personagens e assim por diante, como ocorre em O Mágico de Oz ou Alice no País das Maravilhas. No sonho, ele chega de trem numa cidade e é pego de surpresa pelos Irmãos Metralha, apanhando e ficando desmemoriado, como no filme, dando início a uma aventura em busca de seu verdadeiro nome, sua origem e uma maneira de sobreviver.

O interessante é ver como personagens como o Bafo, Clarabela e a Margarida surgem na história, tudo num clima meio Os Miseráveis, uma cidade decadente, pessoas pobres em fila pra pegar comida, barracões e companhia, mas na época atual. A Margarida, por exemplo, trabalha nesse lugar onde entrega comida (onde o Donald se apaixona). O Bafo é uma espécie de guarda, que deixa o Donald num barraco em troca de favores, não sendo tão mau assim. Tem até um grupo musical engraçado, que anima a cidade. Os desenhos são de Giorgio Cavazzano (O Terceiro Nilo), muito bonitos, com sequências bem inspiradas (como quando o Donald olha pro horizonte à noite) e alguns detalhes e sacadas hilários, como o Donald lavando roupa e usando uma toalha na cintura pra cobrir a parte de baixo. Mas ele sempre usa nada por baixo!

SOLUÇÃO IMPRU… DENTE

Fecha a edição três histórias curtinhas (de 1 página cada) mostrando a infância do Donald com a Dumbela, bastante simpática e fofinha, e uma um pouco maior com o Professor Pardal, chamada Solução Impru…dente. Nela, os sobrinhos e o Donald são convocados pelo Profº, que está morrendo de dor de dente e precisa de ajuda. Graças à uma nova invenção e ao melhor estilo Querida, Encolhi as Crianças, os 4 vestem roupas de astronauta e são encolhidos, entrando numa aventura dentro da boca do Professor a fim de combater as cáries, bactérias, ou seja lá o que tiver causado a dor. O roteiro é de Gaute Moe e desenhos de Marga Querol Manzano, que fizeram uma história engraçada e que, como comentei acima, também traz algumas ótimas sacadas. Começando pelo óbvio: como uma ave pode ter dor de dente, se nem dente tem? Muito bom.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comments

comments

Estudante de Artes, consumidor compulsivo de HQs, amante da psicodelia, sonhos, nonsense, teorias da conspiração e colagens. Um mutante. Autor da Central dos Sonhos. + www.filfelix.com.br