[Review] X-Men – Garotas em Fuga !

X-Men Garotas em Fuga

Nome Original: X-Women/ X-Men: Ragazze in Fuga
Editora/Ano: Panini, 2010 (Marvel, 2010)
Preço/ Páginas: R$14,90 / 68 páginas
Gênero: Super-Herói
Roteiro: Chris Claremont
Arte: Milo Manara
Sinopse: Vampira herda uma propriedade da ilha grega de Kirinos e leva outras quatro X-Men, Tempestade, Psylocke, Kitty Pride e Rachel Summers, para uma semana de férias e muita badalação nesse verdadeiro paraíso. No entanto, durante uma balada, Rachel é capturada pelo homem com quem trocava calorosos beijos. As demais, então, partem para o resgate.

***

A Panini italiana propôs à Marvel que publicasse uma HQ com a arte de Milo Manara, que nunca tinha feito nada oficial pra eles. A editora aceitou e escalou Chris Claremont para escrever um roteiro. E assim nasceu “Garotas em Fuga” em 2009, numa edição em preto e branco. No ano seguinte ela foi publicada nos EUA com o nome “X-Women” e em cores. A nossa versão da Panini uniu o título italiano com as cores e bastante material extra, tornando-a uma edição bastante bonita.

X-Men Garotas em Fuga

Joe Quesada abre a revista falando sobre como foi trabalhar com essas duas grandes personalidades dos quadrinhos, além de uma mini-bio de cada um, sketchs e estudo de personagens, ficha das protagonistas, entrevista com Milo Manara e diversos comentários. Apesar do acabamento simples (capa cartão e miolo LWC), ele está excelente e traz um material rico em informação. Pra quem não conhece, Milo Manara é um grande quadrinista italiano conhecido por suas personagens sensuais, com boca carnuda, cabelos ao vento e em situações eróticas (sem nenhuma censura). Dentre suas obras estão a série Bórgia, Kama Sutra e Clic. Já Chris Claremont foi o grande responsável por tornar os X-Men o que eles são hoje, já que na década de 1980 transformou a equipe, trouxe novas situações e a levou ao sucesso. Além de trabalhar com os mutantes, Claremont já escreveu pra quase todos os personagens Marvel e criou obras como Deus Ama, o Homem Mata e X-Men Forever.

X-Men Garotas em Fuga 2

Mesmo com toda essa rasgação pra cima dos dois e a bela edição da Panini, a magia da HQ termina aqui. Fica bem claro na entrevista com Manara que ele não conhece os X-Men e que não gosta de desenhar histórias de super-heróis. Claremont, então, cria um roteiro só com as “x-women” e trata de coloca-las sem seus uniformes e poderes. Parece tudo muito arranjado. Na história: Vampira, Tempestade, Rachel Summers, Psylocke e Lince Negra estão se divertindo numa festa na Grécia, e são surpreendidas por assaltantes. Rachel é capturada e elas vão atrás, chegando em Madripoor. Perdem os poderes e tentam investigar o ocorrido.

A narração é da Kitty e, como é feita pelo Claremont, pode se preparar para a enorme quantidade de recordatórios. O desenvolvimento é às pressas, no meio de tudo isso aparece a Emma Frost e o final é bem fraco. Há bastante cenas estilo “As Panteras”, algumas “manarisses” como aldeias e fetichismo, e outras coisas surreais. Claremont adequou tudo pro Manara, porém esqueceu do conteúdo. Vale comentar que o autor teve seu auge na década de 1980, e de lá pra cá seu estilo exagerado já não funciona com os mutantes. Eu pelo menos não curto sua fase em X-Treme X-Men, de 2000.

X-Men Garotas em Fuga 3

Já Milo Manara é…. Milo Manara ^^. Sua arte é muito bonita e para quem curte as “mulheres-X” vai adorar ver Tempestade e Cia. em poses muito sensuais. É o ponto alto da HQ e sem dúvidas também seu chamariz. O italiano desenha muito e também funciona como um belo referencial para os desenhistas. Mas como estamos falando de Marvel, claro que ela colocou um certo freio nele. Sendo assim, não vemos nada além de poses e insinuações. Nada de nudez ou sexo.

“X-Men – Garotas em Fuga” ganha bastante por trazer dois dinossauros das HQs e pela bela edição, recheada de extras e um bom preço, um verdadeiro vislumbre visual (principalmente para os marmanjos). Mas peca em não trazer o melhor que Milo Manara e Chris Claremont tem a oferecer, o que é uma pena. Sendo bastante suave em sua arte e com roteiro muito fraco.

nota 7,0 d

Comments

comments

Conte-me o que achou do artigo :)