[Review] X-Men #17 !

x-men-2317-capa
Nome Original: X-Men #124; Wolverine #168; Uncanny X-Men #404 e #405
Editora/Ano: Panini, 2003 (Marvel, 2002)
Preço/ Páginas: R$7,50/ 100 páginas
Gênero: Ação/ Super-Herói
Roteiro: Grant Morrison; Frank Tieri; Joe Casey
Arte: Dan Fraga; Igor Kordey; Sean Phillips
Sinopse: Novos X-Men: dominada por Cassandra Nova, a imperatriz Lilandra ordenou a eliminação de todos os mutantes da Terra. Para impedir esse trágico destino, os pupilos de Xavier enfrentam a poderosa Guarda Imperial Shiar! Os Fabulosos X-Men: a Tropa X de Banshee começa a fugir de seu controle, mostrando que a idéia de uma polícia mutante pode não ter sido tão boa quanto parecia… Wolverine: é hora do troco! No submundo da violenta Madripoor, Logan volta a ficar cara a cara com o misterioso Senhor X na arena do Esporte Sangrento.
***
 
X-Men volta a manter o ritmo desejado, após uma queda na última edição. Entretanto, a série do Wolverine está seguindo os mesmos passos que a extinta série do Cable e apresentando roteiros batidos. Em Novos X-Men temos um ataque em massa da Super Guarda Shiar ao Instituto Xavier e outra dose dupla de Fabulosos X-Men, com Banshee sendo pego de surpresa pela própria equipe, a Tropa X. Ainda há a volta da Mestra Mental e uma das inimigas mais letais dos mutantes.
 
x-men-2317-wolverine
 
Wolverine: Logan continua no torneio “Esporte Sangrento” e precisa vencer seus oponentes para enfrentar o atual campeão, Senhor X(o mesmo que apareceu no arco O Melhor No Que Faz, na edição #5). Quando os dois finalmente se encontram, algo inesperado ocorre e será preciso que Logan libere seu lado selvagem mais uma vez. Participação especial da Madame Víbora.
 
Parte 2 de 3 deste arco que não traz nenhuma novidade. É Logan em mais um campeonato de vida ou morte com mais um vilão egocêntrico. O “Campeão” chega a ser cômico, frases como “meu direito de matar” e blá blá blá não dão credibilidade a série. O vilão/ anti-herói Treinador aparece apenas para atrapalhar, lembrando uma versão mal-sucedida do Deadpool. Desde o último arco que Frank Tieri vem perdendo força no roteiro da série.
 
x-men-2317-novos
 
Novos X-Men: Cassandra Nova dominou o corpo de Charles Xavier e, manipulando a mente da imperatriz Lilandra, convenceu o Império Shiar que os mutantes são uma ameça e precisam ser aniquilados. Scott e Xorn estão presos na nave, mas falham em tentar convencê-los do que está ocorrendo. A Super Guarda Imperial Shiar, então, ataca o Instituto com força total. Jean, Fera e Emma tentam proteger os alunos e os humanos que participavam de uma coletiva de imprensa e que acabaram presos na escola; ao mesmo tempo em que seus corpos são destruídos por dentro graças à nano-sentinelas criados pela vilã.
 
Parece que os Novos X-Men estão num beco sem saída, pois Cassandra Nova planejou cada passo de seu ataque minuciosamente. Os guardas Shiar são bem poderosos, mas encontram certa resistência quando Wolverine entra na briga. Uma boa edição, com destaque para Angel e as Irmãs Stepford, que precisam se proteger dos ataques e libertar Emma Frost de uma espécie de “algema mental”; Logan levando uma surra; e aos soldados Shiar, como Gladiador e Araki. Os desenhos de Igor Kordey (Batman & Tarzam) estão diferentes e, apesar das boas cenas e diagramações, faltou um pouco de arte-finalização nos traços (alguns borrados).
 
x-men-2317-fabulosos-1
Fabulosos X-Men: Câmara encontra o corpo de Martinique, a Mestra Mental, mantido numa espécie de animação suspensa, porém é pego de surpresa pelas ilusões dela. Em seu inconsciente ele tenta falar com a vilã, mas sem sucesso. Em Zurique o grupo anti-mutante ataca novamente e Banshee envia suas três ex-alunas para o combate, junto de diversas cópias do Homem-Múltiplo.
 
No QG da Tropa Alfa, porém, os Fabulosos X-Men descobrem que há uma sabotagem dentro do grupo e que pode custar muito caro à Sean Cassidy. Solar, a irmã de Solaris, analisa o mutante Abismo e é pega de surpresa por Blob e Avalanche. Stacy X, enquanto estimula Corbos, também é atacada. Apesar de ter um começo frio na edição passada, esse arco com a Tropa melhorou e traz algumas surpresas agradáveis.
 
x-men-2317-fabulosos-2
Importante comentar que Martinique Jason não é a mesma Mestra Mental (Regan Wyngarde) que apareceu em X-Treme X-Men (X-Men Extra #16). Ambas são rivais e filhas do Mestre Mental original, atualmente morto, e adotaram o mesmo codinome. Regan, porém, fica conhecida como Lady Mestra Mental mais pra frente. Ao final temos uma boa surpresa: a volta de uma vilã que não dá as caras há um bom tempo para combater Banshee. Será que o ruivo terá o mesmo destino de Siryn, sua filha?
 
A Panini mantêm o acabamento padrão, com capa cartonada, papel LWC, sessão de cartas e novidades, além das capas originais em páginas inteiras. Falando em capa, a desta edição foi feita por J. H. Williams III (Batwoman) e é muito bonita. É comentado que Medula, outra mutante que sumiu das histórias, irá aparecer em breve no novo projeto da Arma X.
nota 7,0 y

Comments

comments

Conte-me o que achou do artigo :)