[Review] X-Men Extra #16 !

x-men-extra-2316-capa
Nome Original: Exiles #10; X-Treme X-Men #7; X-Force #124; Icons: Chamber #1
Editora/Ano: Panini, 2003 (Marvel, 2002)
Preço/ Páginas: R$7,50/ 100 páginas
Gênero: Ação/ Super-Herói
Roteiro: Judd Winick; Chris Claremont; Peter Milligan; Brian K. Vaughan
Arte: Mike McKone; Salvador Larroca; Mike Allred; Lee Fergunson
Sinopse: Sebastian Shaw, o Rei Negro do Clube do Inferno, está atrás de Sábia. E pretende fazer os X-Treme X-Men pagarem caro pela traição de sua ex-aliada. X-Force: Vai Nessa e Senhor Sensível estão enrolando pra chegar aos finalmentes faz tempo. Mas agora vai! Só que, antes, ela precisa exorcizar os fantasmas de seu passado. Exilados: com a ajuda dos recém-libertados heróis da Terra, Blink e seus amigos terão de derrotar Galactus, o Devorador de Mundos! Ícones X-Men: Câmara vai à universidade pra investigar misteriosos assassinatos mutantes.
***

Ótima edição de X-Men Extra com X-Treme e Exilados acima da média, X-Force mantendo a qualidade e a estréia da mini-série do Câmara, substituindo a do Ciclope, concluída na edição anterior. Dentre os destaques ficam a volta do Clube do Inferno, a tentativa de Mike Allred em estilizar seus desenhos já estilizados e, principalmente, a arte de Lee Fergunson e José Villarrubia na série Ícones, fantástica!
 
x-men-extra-2316-extreme
X-Treme X-Men: Mestra Mental invade a casa de Sábia e a deixa presa em diversas memórias e ilusões da época em que era Tessa, agente infiltrada no Clube do Inferno. Sebastian Shaw, o Rei Negro do grupo, também dá o ar da graça e veio se vingar da traição da mutante. Vampira e Giambit chegam ao local, mas são surpreendidos pelas ilusões da Mestra. Enquanto isso, Trovejante e Tempestade conhecem os filhos do mafioso morto e Bishop continua suas investigações.

Houve uma reviravolta nas histórias de X-Treme. Após uma frustrada aventura da Terra Selvagem e acontecimentos batidos, a narração começa a ficar mais interessante, apesar do objetivo que uniu os membros (os Diários de Sina) foram esquecidos. A volta do Clube do Inferno agrada e Mestra Mental rouba as cenas (repare nas ilusões de Gambit e Vampira) e as lutas com Shaw também são boas. A arte de Larroca é sempre bem vinda, com seus ótimos figurinos.
 
x-men-extra-2316-exilados
Exilados: Conclusão do arco Sob o Domínio Skrull, com a chegada de Galactus à Terra. Blink e Mímico reúnem o Hulk, Sr. Fantástico, Homem-Aranha e demais heróis dessa realidade para enfrentarem o Devorador de Mundos. A batalha é épica e, em certos momentos, lembram um jogo de video-game. O final é surpreendente.

O grande destaque dessa edição fica para Nocturna e Pássaro Trovejante: os dois tiveram um caso e TJ está grávida! Esse fato mudará drasticamente a equipe, que sofrerá uma grande baixa na final e a visita surpresa de um membro da Tropa Alfa. A arte de Mike McKone está ótima, com destaque para os closes em Galactus. Falando nele, o gigante come um doce na mãos dos heróis. Preciso comentar, também, que McKone desenha os melhores homens do Universo Mutante^^.
 
x-men-extra-2316-x-force
X-Force: Vai Nessa anda com dificuldades no uso de seus poderes, teleportando a equipe para estranhos lugares e comprometendo as missões. Sr. Sensível a convida para saírem e tentarem chegar nos finalmentes de uma vez por todas, mas a tensão na garota não passa e ela revela possuir uma filha que não a vê desde seu nascimento. Nas primeiras histórias, Eddie transportou a equipe para uma casa onde sua família mora e agora os dois vão para lá. É uma temática bem diferente para a série, mas todo o sarcasmo de Milligan está presente.

Mike tenta mudar seus traços quando Vai Nessa conta sua historia (estilo Casa dos Mistérios) e, apesar de não mudar tanto, ficou legal. A arte dele é sempre competente, deixando a narrativa bem ágil e agradável. As cores de Laura Allred também cooperam, como nos padrões desta página.

x-men-extra-2316-c-C3-A2mara
Ícones X-Men – Câmara: a mini-série do Ciclope chegou ao fim e em seu lugar entra a mini em quatro partes do Câmara, ex-Geração X e atual membro dos Fabulosos X-Men. O roteiro ainda é de Brian K. Vaugh (Ex Machina, Y – O Último Homem) e com desenhos de Lee Fergunson (G. I. Joe) e cores de José Villarrubia (Sweet Tooth). Um grupo de alunos mutantes de uma faculdade são assassinados e Starshmore é escalado para solucionar o caso, tendo que se disfarçar de aluno e investigar o local do crime. Apesar de não ter a recepção que desejava, ele tenta manter o disfarce.

Uma ótima primeira edição com diversos destaques. Vaughn explora a personalidade do personagem, que vem ganhando reconhecimento na série dos Fabulosos X-Men, e inclui temas interessantes à serem aprofundados como o questionamento de Jono sobre o ideal de proteção do Instituo Xavier e o sistema de “cotas” para mutantes nas universidades. O autor também cita o sucesso da X-Force e Magneto (supostamente morto no atentado de Genosha). A arte está fantástica: os desenhos de Fergunson são estilizados e seu Câmara está ótimo (com altas rajadas) e o grande destaque fica para as cores de Villarrubia, incríveis. Além de contrastantes, ele utiliza vários padrões, espaços reticulados e regiões “pontilhadas”.
 
Essa edição de X-Men Extra me surpreendeu. Todas as séries estão num ótimo momento e fica a expectativa para a próxima, com o conflito dos X-Treme e o Clube do Inferno; a continuação da mini do Câmara; uma nova integrante na X-Force; e, ao contrário, o que será dos Exilados sem um dos seus. Na sessão de cartas se comentam os lançamentos de diversos títulos relacionados ao Universo Mutante, aproveitando a estreia do filme X-Men 2. Dente eles está o especial Deus Ama, o Homem Mata.
nota 8,0 i

Comments

comments

Conte-me o que achou do artigo :)