[Especial] Sorte Grande: O Bilhete Premiado dos Sonhos!

Sorte Grande HQ - Destaque 1

Arcos Principais: História Especial.
Publicação Original/ Brasil: Alagoas Sequencial (Imprensa Oficial Graciliano Ramos, 2012) e Sorte Grande (Versão Digital).
Roteiro/ Arte: Yuri D’Magalhães/ Mateo.

Sorte Grande HQ - Destaque 2

Sorte Grande” é uma história curta, vencedora do Prêmio Alagoas de História em Quadrinhos 2011, publicada na coletânea especial Alagoas Sequencial, junto de outras histórias, em 2012. Esse tipo de publicação é complicado de se encontrar, já que possuem uma tiragem e distribuição menor que de outras editoras. Mas, felizmente, ela chegou recentemente à plataforma digital Social Comics, podendo ser lida mais facilmente. Trata-se de um trabalho do design/ ilustrador Kleber Lessa, que assina como “Mateo“, estreando no mercado de HQs com uma história adaptada de um roteiro para curta-metragem de Yuri D’Magalhães. Um homem acorda de um sonho misterioso e pensa em jogar na Loteria, enquanto um cheiro estranho paira em sua casa. Review sem spoiler dessa ótima HQ!

Metamorfose de Narciso - Salvador Dali - Sorte Grande HQ

SORTE GRANDE

Calixto, um homem já de meia idade, levanta de um sonho estranho, confuso. Começa a tentar lembrá-lo, organizando-o em sua cabeça. Conforme vai acordando, pensa em jogar num desses prêmios estilo Mega Sena, já que alguns números surgiram nesse sonho. Enquanto isso, um cheiro de coisa podre começa a pairar sobre toda a residência. A história é curta, são apenas 20 páginas, mas o destaque está para toda a sua simbologia e a arte, que é fenomenal. Como escrevo a Central dos Sonhos, esse é um assunto que me interessa bastante e fiquei maravilhado em como o autor foi desdobrando as situações. Desde a abertura, dando uma pequena “explicada” em como vê os sonhos, aqueles momentos em que acordamos acreditando que tudo dará certo. Até a ilustração da capa, uma homenagem a um dos mestres do surrealismo: Salvador Dali e sua “Metamorfose de Narciso” (1937). No quadro original, uma mão segura um ovo (algo recorrente na obra do artista) e reflete um homem olhando para o lago (referente ao Narciso da mitologia). Já aqui, em Sorte Grande, a mão segura um cupom fiscal. É possível fazer diversas relações entre a obra de Dali e a HQ de Mateo. Desde o lado narcísico da coisa, nossa vontade de “ganhar na Mega”, ao reflexo que criamos de nós mesmos nessa fantasia.

Sorte Grande HQ - 2

E quando se fala de sonhos, interpretação é tudo. E nessa parte a história abre bastante espaço para o leitor ir viajando, mas sem deixar de ser pé no chão. Ela não é incompreensiva, como muitas obras do gênero (o que também não é ruim). Assim como Calixto, o leitor vai tentando se lembrar do sonho que acabou de ler nas primeiras páginas. Há um trabalho com simbologia muito legal, como os números do bilhete e o cachorro da capa. Pena que é muito curtinha, ficando aquele gosto de quero mais na boca. Por mais que se indica ser um “Prelúdio“, aparentemente não há continuação. A questão da fumaça e do cheiro me lembraram xxxHOLIC, que também traz essa mesma temática, porém mais místico.

Sorte Grande HQ - 3

A arte talvez seja o grande chamariz de Sorte Grande. Ela é muito boa e diferente do que estamos acostumados a ver. Não há diagramação por quadros definida, tudo é muito orgânico. Segue um estilo Brendan McCarthy de ser, com cenas que se sobrepõem. Há várias técnicas envolvidas, como traçado tradicional, cores chapadas, efeitos digitais, caixas de textos e balões mais estilizados. O sonho do início é uma verdadeira viagem psicodélica. Só estranhei um pouco a diferença entre elementos digitais (e mais nítidos) com os outros que parecem mais analógicos. Sorte Grande é uma ótima HQ e muito curtinha, dando pra ler numa tacada só. Há muitos detalhes interessantes pra se notar, percebendo o cuidado do autor em lidar com o tema, como a introdução, a capa e as referências dentro do miolo. Está disponível na Social Comics e, também, em sua página na internet.

Comments

comments

Conte-me o que achou do artigo :)