[Eu Vi] The Hole (Oscar 1963 de Curta Animado) !

The Hole 1962

Nome Original: The Hole
Direção/ Ano: John Hubley, 1962
Roteiro/ Estúdio: John Hubley & Faith Hubley/ Storyboard Inc.
Duração: 15 minutos
Sinopse: Dois homens discutem sobre a natureza dos acidentes e a possibilidade de um ataque nuclear.

Continuando a série de especiais que reunirá os vencedores desta categoria tão obscura do Oscar, ano por ano. Leia o post [Especial] O Oscar de Melhor Curta-Metragem de Animação para conhecer um pouco da trajetória do prêmio pela Acadêmia e o Índice dos Curtas para os já comentados.

Essa é a animação mais longa a vencer o prêmio até então (com 15 min.), criada pelo casal John & Faith Hubley que leva sua segunda estatueta (a primeira foi com o curta Moonbird em 1960). Todas as principais características de produção da dupla estão presentes, desde a animação simples à dublagem realista. O que, particularmente, não curto muito.

Na história, dois construtores conversam sobre os acidentes que podem vir a acontecer na obra e chegam ao assunto principal: a possibilidade de um ataque nuclear. A animação é da década de 1960, onde os americanos de fato estavam preocupados com questões como guerra e armamento nuclear, e não podemos esquecer da Guerra Fria. E “The Hole” se desenvolve em cima do diálogo entre os dois homens sobre isso.

Th Hole 1962 cena

Pano de fundo interessante, porém extenso demais. Num determinado momento chega a ser monótomo. E a animação é muito simples, mas não de uma maneira charmosa como a produção da UPA, mas de uma forma grotesca. Parece que não há um acabamento refinado (o que já comentei no post de Moonbird). A dublagem leva mérito por trazer Dizzy Gillespie, famoso cantor de jazz interpretando o homem negro; e do ator George Mathews interpretando o homem branco. Mesmo assim, há algo na sonoridade dos curtas de John & Faith Hubley que é estranho, como se não se encaixasse com a animação.

nota 6,5 w

Comments

comments

Conte-me o que achou do artigo :)