[Eu Vi] Ersatz (Oscar 1962 de Curta Animado) !

Ersatz Surogat 1961

Nome Original: Surogat
Direção/ Ano: Dušan Vukotić, 1961
Roteiro/ Estúdio: Rudolf Sremec/ Zagreb Film
Duração: 10 minutos
Sinopse: Um homem vai a praia e utiliza de vário objetos infláveis para se divertir.

Continuando a série de especiais que reunirá os vencedores desta categoria tão obscura do Oscar, ano por ano. Leia o post [Especial] O Oscar de Melhor Curta-Metragem de Animação para conhecer um pouco da trajetória do prêmio pela Acadêmia e o Índice dos Curtas para os já comentados.

Outra animação produzida fora dos EUA à ganhar o prêmio, se tornando a segunda e logo em seguida da primeira (Munro, em 1961). “Ersatz”, também conhecido originalmente por “Surogat”, foi criado na antiga Iugoslávia pelo estúdio Zagreb Film, que bebia muito das técnicas  visuais do estúdio UPA. A animação é simples, sem cenários ou texturas, mas apresenta uma ideia bastante original.

Ersatz Surogat

Um cara vai a praia com uma bombinha de encher balões, ele tira várias pecinhas de seu carro e começa a enchê-las. Cada uma vai se transformando num objeto diferente. Ele faz a barraca, a cadeira, os copos e bebidas. Até uma mulher ele cria com a bombinha (e que lhe dá um belo trabalho depois). O final é muito bom, quando esses “balões” começam a estourar ou esvaziar, quando tira o “pino”. Gostei bastante da ideia e de como foi trabalhada, além de reforçar a leva de filmes experimentais dessa década de 1960. Além do Oscar, também faturou diversos outros prêmios (conforme video no Youtube).

nota 8,5 z

Comments

comments

Conte-me o que achou do artigo :)