[TOP 50] Melhores Capas Nacionais dos X-Men (1-25) !

Meus heróis preferidos comemoram 50 anos de carreira em setembro de 2013! E para comemorar preparei esse TOP 50 com as melhores capas nacionais da equipe, que já passaram por editoras como RGE, Abril e Panini. Confira o Índice X-Men para conhecer outros especiais publicados aqui ^^.

Apesar de “The X-Men” ter sido lançada em 1963 por Stan Lee e Jack Kirby, a série só viria pro Brasil em 1968 através da revista “Edições GEP”, já em sua primeira edição. Na época, alguns personagens ganharam nomes bizarros como Bolão (Blob) e Sapo (Groxo), felizmente alterados com o passar do tempo. E desde sua estréia, os mutantes foram invadindo outras revistas até ganhar a sua própria em 1988 pela editora Abril. Mesmo assim, uma única revista não era o suficiente para lançar todo o material dos X-Men. A Abril lança, então, as revistas  “Wolverine” em 1992 e “Fabulosos X-Men” em 1996.

A década de 1990 foi o auge para os mutantes, ganhando vários especiais, spin-offs e uma série animada. Já nos anos 2000 a Abril perde os direitos da Marvel e a Panini passa a lançar as revistas, zerando a numeração e publicando “X-Men”, X-Men Extra” e mais tarde “Wolverine”, até hoje. Nesses 45 anos de publicação nacional, foram centenas de edições “X” entre mensais e especiais, além de histórias publicadas em outras revistas. Difícil escolher as melhores capas, principalmente por algumas das mais interessantes não terem figurado aqui no Brasil.

Para este TOP escolhi aquelas que mais gosto e também as que possuem certa importância dentro do Universo X-Men. Confiram as posições 1ª à 25ª nessa segunda parte. Agradecimento especial ao site Guia Dos Quadrinhos, no qual retirei as capas.

Link para a 1ª parte (26-50)

25ª – Fabulosos X-Men (Abril) #15, 1997

Fabulosos X-Men (Abril) #15 1997
By Joe Madureira & Terry Austin

Nessa edição Jubileu se despede do Professor e os demais para seguir outro rumo. Além da capa ser linda, vemos uma Jubs mais crescida e madura, contrastando com seu passado (lá no fundo). É a partir daqui que tem origem, também, a equipe Geração X.

24ª – X-Men (Abril) #35, 1991

X-Men (Abril) #35 1991
By Walter “Walt” Simonson

Capas com a Fênix geralmente são ótimas e essa não foge à regra. Esse efeito de transformação, mostrando os diferentes uniformes e o fogo formando a ave são sensacionais.

23ª – X-Men – Deus Ama, O Homem Mata (Panini), 2003

X-Men - Deus Ama, O Homem Mata (Panini) 2003
By Bill Sienkiewicz

Essa Graphic Novel (pra mim, uma das melhores dos X-Men) possui duas capas: a original feita pelo Brent Anderson e esta aqui feita pelo Bill Sienkiewicz. E bem… é Bill Sienkiewicz ^^. Adoro seu estilo pintado e a capa é linda, colocando Stryker e Charles cara a cara.

22ª – X-Men (Panini) #9, 2002

X-Men (Panini) #9 2002
By Ian Churchill

Eita, essa foi polêmica! Sempre houve um clima entre Wolverine e Jean, mas nunca foi tão exposto quanto desse jeito. De fato rola um beijo na edição, mas a capa ficou demais. Além da pegada selvagem, observem que há até um corte no braço dela. Quem não gostaria de estar no lugar de um dos dois?

21ª – X-Men Classic II (Abril) #2, 1995

X-Men Classic II (Abril) #2 1995
By Alan Davis

Outra capa da Fênix, dessa vez com seu uniforme icônico e uma chamada arrasadora. Está de volta o terror dos aliens! Seu semblante é muito poderoso.

20ª – Grandes Heróis Marvel (Abril) #35, 1992

Grandes Heróis Marvel (Abril) #35 1992
By Barry Windsor-Smith

A mini-série “Arma X” do Barry Windsor-Smith está no meu TOP 10 mutante, sem dúvidas. Seu traçado é excelente e marcou uma fase na carreira do Wolverine, impossível não relacionar sua fuga do Programa à arte dele. Mas mesmo sendo republicada aqui várias vezes, as capas deixaram a desejar, sendo essa aqui uma das melhores.

19ª – Superaventuras Marvel (Abril) #45, 1985

Superaventuras Marvel (Abril) #45 1985
By John Byrne

Essa aqui é impossível não reconhecer. Marcou época e inspirou diversos artistas. Até hoje muitas capas são baseadas nessa. Apesar das realidades paralelas nem sempre serem legais, o interessante aqui é mostrar que metade do pessoal já está morto.

18ª – X-Men Extra (Panini) #136.1, 2013

X-Men Extra (Panini) #136.1 2013
By Dustin Weaver

Essa deu o que falar antes mesmo da revista ser lançada, já que se trata do primeiro casamento gay na série e, também, no Universo dos Heróis. É clara as referências ao casamento de Scott & Jean (também nesse top), com direito a contra-capa estendida mostrando os outros convidados. E ela é linda, Estrela Polar fazendo história mais uma vez.

17ª – X-Men (Abril) #47, 1992

X-Men (Abril) #47 1992
By Walter “Walt” Simonson

A confusão entre Jean VS Madelyne chega ao seu auge com essa capa fantástica. Todo o esplendor da Rainha dos Duendes foi captado.

16ª – X-Men – Os Filhos do Átomo (Panini), 2001

X-Men - Os Filhos do Átomo (Panini) #2001
By Steve Rude

Essa foi uma das minhas primeiras leituras sobre os X-Men (e também está no meu Top 10), sobre a origem de cada um dos membros fundadores. A capa é simples e linda, adoro esse contraste preto/ amarelo dos uniformes.

15ª – X-Men Extra (Panini) #93, 2009

X-Men Extra (Panini) #93 2009
By Adi Granov

Essa é uma das mais impressionantes: uma geração de realidades paralelas. Ciclope com a mão em Cable, que é seu filho do futuro, que por sua vez segura a bebê Esperança, também de outro tempo e mais tarde adotada por ele. A simetria ficou sensacional.

14ª – Novos X-Men – E de Extinção (Panini), 2007

Novos X-Men - E de Extinção (Panini) 2007
By Frank Quitely

A vinda dos “Novos X-Men” renovou toda a franquia mutante, graças às ideias do Grant Morrison e dos desenhos de Frank Quitely. De todas as capas feitas por ele, talvez a da Emma Frost seja a minha preferida (aquela de fundo rosa), porém ela não saiu por aqui. Então fico com essa que mostrou a nova cara da equipe.

13ª – X-Men (Panini) #24, 2003

X-Men (Panini) #24 2003
By Frank Quitely

Mais uma do Quitely e Novos X-Men, mas agora sem as inovações de uniforme e Cia.. Essa capa mostra tudo que um fan do Magneto queria ver: um monumento sendo construído em sua homenagem, afinal de contas… Magneto estava certo! Uma das que mais gosto.

12ª – Dentes-De-Sabre – Caçada Mortal (Abril) #1, 1996

Dentes-De-Sabre - Caçada Mortal (Abril) #1 1996
By Mark Texeira

A arte dessa mini é muito estilosa e totalmente retrô, amo. A capa apresenta versões distintas do Dentes-de-Sabre e Mística… as ombreiras dela, a cabeleira dele, as unhas… Muito boa.

11ª – Melhor dos X-Men (Abril) #2, 1997

Melhor dos X-Men (Abril) #2 1997
By ?

A saga do Massacre de Mutantes é considera por muitos como uma das melhores que os X-Men já tiveram. Ela foi violenta como nunca antes, vários mutantes morreram e esta capa (apesar de não ser das mais bonitas da saga) retratou bem a questão da perda, de sensibilizar o leitor.

10ª – Wolverine & Destrutor – Fusão #1, 1989

Wolverine & Destrutor - Fusão  #1
By Jon J Muth

Outra mini com arte e capas sensacionais, porém esquecida e nunca republicada. Como falei na primeira parte, os desenhistas adoram estilizar o Destrutor e seus poderes, e nessa capa ficou excelente.!

9ª – Biblioteca Histórica Marvel – Os X-Men (Panini) #1, 2007

Biblioteca Histórica Marvel - Os X-Men (Panini) #1 2007
By Jack Kirby

Eis a primeiríssima capa dos mutantes, criada há 50 anos atrás! Só chegou a figurar por aqui muito tempo depois. Além de nostálgica, é impressionante como todas as principais características da equipe já estavam retratadas. Interessante observar os detalhes que com o tempo foram melhorando como a “pele” de gelo do Bobby.

8ª – Superaventuras Marvel (Abril) #72, 1988

Superaventuras Marvel (Abril) #72 1988
By Paul Smith

A capa mais linda da Kitty ^^. Além de ser clean, também renova seu uniforme. A chamada “O Prof. Xavier é um Idiota” marca a fase em que ela é tirada da equipe por ser muito jovem.

7ª – X-Men (Abril) #9, 1989

X-Men (Abril) #9 1989
By John Romita Jr.

Duas coisas que gosto aqui: o visual punk da Tempestade e Vampira como vilã. Ela causou bastante para os X-Men antes de entrar na equipe, e essa capa é clássica.

6ª – X-Men (Abril) #3, 1989

X-Men (Abril) #3 1989
By John Romita Jr.

Outra capa clássica, dessa vez com o casamento forçado entre Caliban e Kitty, momentos antes da Saga do Massacre. A história da edição é tocante.

5ª – Marvel + Aventura (Panini) #1, 2011

Marvel + Aventura (Panini) #1 2011
Barry Windsor-Smith

Barry Windsor-Smith mais uma vez. Apesar de não ser da Arma X, é como se fosse. É nessa história que Logan encontra Lady Letal pela primeira vez, a ilustração é sensacional. Uma das minhas preferidas, nunca é demais ver o Wolverine assim ^^.

4ª – X-Men (Abril) #25, 1990

X-Men (Abril) #25 1990
Rick Leonardi

Essa fase nos X-Men foi bem marcante, Ororo estava revoltada e não admitia algumas coisas vindas do Ciclope. A tão esperada luta entre os dois chegou e essa capa só deixava o leitor mais ansioso. Vale comentar que ela estava sem poderes e mesmo assim venceu!

3ª – Wolverine (Panini) #3, 2005

Wolverine (Panini) #3 2005
By Esad Ribic

Taí uma capa que adoro, mas muitos não concordarão. O estilo pintado de Esad Ribic já é lindo, mas mostrar um Wolverine meio bêbado enxergando um Noturno possivelmente pelado é de outro mundo. Os detalhes da camiseta, dos músculos, da calda, do semblante… Chega.

2ª – X-Men (Panini) #26, 2004

X-Men (Panini) #26 2004
By Ethan Van Sciver

A capa da Fênix mais bonita de todas! Chega de uniformes, de vilania e exagero. Jean está poderosíssima, linda, segura de si. O fogo emanando de seu cabelo, o detalhe do pássaro, incrível! Como se a própria revista estivesse em chamas.

1ª – X-Men (Abril) #53, 1993

X-Men (Abril) #53 1993
By Marc Silvestri

Desde o momento em que vi esta capa eu me apaixonei. Ela é forte, pesada. Logan preso à uma cruz em formato de X, em cima de várias caveiras. Seria o fim dos mutantes? Gosto de imagens impactantes, essa merece sua versão original, que está bem melhor ^^.

Uncanny_X-Men_Vol_1_251

Espero que tenham gostado ^^. Não esqueçam de curtir a página do site no Facebook e opinar sobre as posições, concordam com elas? Confira a primeira parte aqui.

Comments

comments

Conte-me o que achou do artigo :)