Meus heróis preferidos comemoram 50 anos de carreira em setembro de 2013! E para comemorar preparei esse TOP 50 com as melhores capas nacionais da equipe, que já passaram por editoras como RGE, Abril e Panini. Confira o Índice X-Men para conhecer outros especiais publicados aqui ^^.
Apesar de “The X-Men” ter sido lançada em 1963 por Stan Lee e Jack Kirby, a série só viria pro Brasil em 1968 através da revista “Edições GEP”, já em sua primeira edição. Na época, alguns personagens ganharam nomes bizarros como Bolão (Blob) e Sapo (Groxo), felizmente alterados com o passar do tempo. E desde sua estréia, os mutantes foram invadindo outras revistas até ganhar a sua própria em 1988 pela editora Abril. Mesmo assim, uma única revista não era o suficiente para lançar todo o material dos X-Men. A Abril lança, então, as revistas “Wolverine” em 1992 e “Fabulosos X-Men” em 1996.
A década de 1990 foi o auge para os mutantes, ganhando vários especiais, spin-offs e uma série animada. Já nos anos 2000 a Abril perde os direitos da Marvel e a Panini passa a lançar as revistas, zerando a numeração e publicando “X-Men”, X-Men Extra” e mais tarde “Wolverine”, até hoje. Nesses 45 anos de publicação nacional, foram centenas de edições “X” entre mensais e especiais, além de histórias publicadas em outras revistas. Difícil escolher as melhores capas, principalmente por algumas das mais interessantes não terem figurado aqui no Brasil.
Para este TOP escolhi aquelas que mais gosto e também as que possuem certa importância dentro do Universo X-Men. Confiram as posições 26ª à 50ª nessa primeira parte. Agradecimento especial ao site Guia Dos Quadrinhos, no qual retirei as capas.
50ª – Fabulosos X-Men (Abril) #7, 1996
Começando pelo casal mutante mais mexicano dos X-Men: Vampira & Gambit. Os dois se amam (as vezes se odeiam) e vivem o drama de nunca poderem, realmente, estarem “juntos”. Como Vamps não consegue controlar seus poderes, é impossível ela tocar no namorado sem machucá-lo. E essa capa é bonita por isso, trazendo já na chamada “o romance tão esperado”. <3 Infelizmente, os dois tiveram que esperar um pouquinho mais pra ficarem tranquilos…
49ª – Wolverine (Panini) #55, 2009
Mística, minha personagem preferida ^^ Não se espantem por vê-la mais do que deveria no TOP. Nessa capa ela usa seu uniforme tradicional, com direito ao cinto de caveiras e um close e tanto. Além disso, está super armada (do jeito que gosto) pronta pra enfrentar Wolverine.
48ª – X-Men (Abril) #112, 1998
Se há um Universo Paralelo que gosto nos X-Men é o Mojoverso, que é simplesmente demais. Porém, nem o Mojo e nem os X-Babies protagonizaram alguma capa de renome por aqui…. com exceção desta, que apesar de não ser espetacular é bastante carismática.
47ª – X-Men (Abril) #85, 1995
Tempestade tomando um banho de chuva espetacular. Só seria melhor se estivesse sem o uniforme. É como se ela estivesse recarregando suas energias.
46ª – X-Men (Abril) #62 , 1993
Cable não é (nem de longe) um dos personagens que mais gosto, mas é inevitável seu sucesso na década de 1990. Nessa capa ele aparece do jeitinho que ficou famoso: musculoso, armado, ranzinza…. pegando carona no exagero típico dessa época. Vale comentar que ela é do Rob Liefeld, podemos considerar uma das poucas capas boas com o Cable & Liefeld juntos?
45ª – X-Men (Abril) #113, 1998
O que gosto nessa capa é a presença do Destrutor em seu uniforme tradicional (que já rendeu varias sacadas estilosas aos desenhistas) e as femme fatales Polaris e Mística, também na moda 90’s.
44ª – Grandes Heróis Marvel (Panini) #4, 2011
Essa é quente! Wolverine em cima da Dominó. A série faz jus ao nome “sexo + violência”. Gabriele Dell’ Otto foi muito feliz com os detalhes da água, a proximidade entre os dois…. As capas dessa mini estão entre as minhas favoritas.
43ª – X-Men (Panini) #4, 2002
Nessa história Mística tenta assassinar o Senador Kelly e a capa é maravilhosa, afinal de contas ela é uma terrorista pró-mutante inigualável. Interessante que seu visual foi alterado para dar mais credibilidade à missão ^^.
42ª – X-Men (Panini) #71, 2007
Homem de Gelo e Raven juntos, quem diria? Sensacional como romantizaram esse momento nessa capa. Os dois, na verdade, trocarem uns beijos numa missão e depois rolou algo mais.
41ª – Marvel Apresenta (Panini) #11, 2004
Miragem está linda nessa capa, praticamente uma Pocahontas mutante. Mesmo com a série dos Novos Mutantes não agradando todo mundo, impossível não ver a beleza dessa edição.
40ª – X-Men Extra (Panini) #51, 2006
Outro casal famoso. Os desenhistas adoram colocar Colossus abraçando a Lince Negra e o resultado aqui é muito bonito, com os detalhes dela “entrando” nele, além do clima apaixonante. Uma das melhores entre os dois.
39ª – X-Men (Panini) #108, 2010
As capas de Jae Lee são sempre impressionantes, com um nível “high fashion” acima da média. Essa com Emma Frost e Norman Osborn é tão clean e passional que não podia ficar de fora da lista, uma das que mais gosto.
38ª – X-Men (Panini) #74, 2008
Ver a Mística segurando Vampira nos braços, dando a entender que está morrendo é impagável. Ainda mais depois de tantas brigas. Aurora e Estrela Polar no fundo dão o charme a capa. E é impressionante como não deixaram escapar o peito da Vamps.
37ª – X-Men (Abril) #73, 1994
Charles quase morrendo, puxando um Wolverine com as garras cheias de sangue. É de, no mínimo, chamar atenção.
36ª – X-Men (Abril) #101, 1997
A Mística mais uma vez ^^. Não me canso de vê-la em seu traje tradicional, com uma pistola na mão e olhar perverso. Observando as chamadas…. ninguém escapou da mira dela!
35ª – X-Men Extra (Panini) #86, 2009
Essa capa é linda! Não só pelo realismo, mas pela delicadeza de Jean… Sua inocência antes de se tornar a poderosa Fênix e assumir a postura de uma mulher forte.
34ª – X-Men (Abril) #43, 1992
As vezes Wolverine é mais animal que humano, com seu lado selvagem e violento sempre falando mais alto. Na época da Ninhada isso ficou ainda pior. Essa capa maravilhosa mostra bem isso.
33ª – Fabulosos X-Men (Abril) #10, 1996
Outro casal na lista, mas não um simples momento de amor…. é O casamento! Depois de idas e vindas, Scott finalmente se casou com Jean nessa capa icônica do Andy Kubert. A contra-capa trazia, ainda, a continuação da cena (com os demais convidados).
32ª – Wolverine (Abril) #3, 1992
Samurai de Prata é um dos grandes inimigos dos Wolverine, porém foram poucas as capas que trouxeram os dois frente à frente. Esta aqui faz jus à ambos, principalmente pelo detalhe da armadura se rompendo.
31ª – X-Men Extra (Panini) #47, 2005
Tirando a Raven, Emma Frost é minha personagem mutante preferida. Adoro quando os desenhistas utilizam de seu uniforme ou personalidade para dar um “q” a mais às capas, como essa aqui. Apesar dos traços simples e olhar misterioso, o conjunto é muito bonito.
30ª – X-Men (Abril) #24, 1990
Outra capa icônica. “O Julgamento de Magneto”, além de mostrar o maior vilão dos X-Men algemado e vulnerável, também foi responsável por mudar os rumos da série. É nessa fase que Xavier se retira do Instituto e Magneto assume o cargo de líder, se redimindo.
29ª – X-Men (Abril) #77, 1995
“O Fim de Uma Era”, adoro essas chamadas ^^. É impactante ver Charles morto, nos braços daquele que foi seu primeiro aluno. Uma cena marcante, principalmente pela expressão do Ciclope.
28ª – X-Men (Abril) #1, 1988
A primeiríssima edição mensal dos X-Men trouxe uma capa clássica pelo John Byrne. Interessante observar alguns detalhes como a roupa da Vampira (sim, ela já usou isso e tinha o cabelo chanel), o famoso visual punk da Tempestade e o uniforme marrom do Wolverine.
27ª – X-Men (Abril) #93, 1996
Essa capa é tocante. Na época, o vírus Legado era um mal que vinha atingindo os mutantes (uma crítica ao vírus da AIDS VS homossexuais) e nessa edição a primeira vítima morre: Illyana Rasputin, a irmã mais nova do Colossus. Lince Negra e Jubileu caem em lágrimas.
26ª – Grandes Heróis Marvel (Abril) #7, 1985
Termino essa primeira parte do TOP 50 com a famosa capa da Saga da Fênix Negra, quando Jean é tomada pela Fênix e destrói um planeta, sendo julgada mais tarde. É considerada uma das melhores fases dos X-Men e a capa também é ótima.
Espero que tenham gostado ^^. Não esqueçam de curtir a página do site no Facebook e opinar sobre as posições, concordam com elas? Confira a segunda parte aqui.
Fil Felix é autor, ilustrador e psicanalista. A Central dos Sonhos é seu universo particular, por onde aborda questões como memórias, desejos e infância. Fã de HQs, escreve seus comentários sobre quadrinhos desde 2011, totalizando mais de 600 reviews. Já escreveu sobre arte para diversos blogs como Os Imaginários e a coluna Asas da editora Caligo. Ilustrou os livros infantis Zumi Barreshti (2021, Palco das Letras) e Meu Avô Que Me Ensinou (Ases da Literatura), entre outras publicações.