Direção/ Ano: I. Freleng, 1955
Ligeirinho é um rato mexicano que adora queijos e famoso pela sua frase “Arriba, arriba!’. Sua primeira aparição foi em “Cat-Tails for Two” (1953), mas o personagem como o conhecemos hoje estreou neste curta de 1955. É o segundo inimigo do Frajola, perdendo apenas para o Piu-Piu, e também do Patolino. Muito se questiona a respeito dos estereótipos mexicanos utilizados como os sombreiros, o sotaque e até mesmo a cor e formato dos ratinhos. Algo semelhante acontece com outros personagens “estrangeiros” como Pepe Le Pew (França) e Zé Carioca (Brasil).
Em “Ligeirinho (Speedy Gonzales)”, um grupo de ratos tentam invadir uma fábrica de queijos protegida por Frajola. Porém sempre que um passa a cerca, não volta mais. Eles decidem chamar o Ligeirinho, que é o rato mais rápido do México, para ajudá-los na missão. O desenrolar já é conhecido do público: Frajola tenta a todo custo impedir a passagem do rato, colocando várias armadilhas no caminho como minas, ratoeiras, barreiras etc. Sem sucesso, claro. Interessante comentar que esta é a primeira vez que os dois personagens se encontram e que Frajola também fala, algo raro de ver (ou escutar ^^).
Fil Felix é autor, ilustrador e psicanalista. A Central dos Sonhos é seu universo particular, por onde aborda questões como memórias, desejos e infância. Fã de HQs, escreve seus comentários sobre quadrinhos desde 2011, totalizando mais de 600 reviews. Já escreveu sobre arte para diversos blogs como Os Imaginários e a coluna Asas da editora Caligo. Ilustrou os livros infantis Zumi Barreshti (2021, Palco das Letras) e Meu Avô Que Me Ensinou (Ases da Literatura), entre outras publicações.