[Eu Vi] Ligeirinho (Oscar 1956 de Curta Animado) !

Nome Original: Speedy Gonzales
Direção/ Ano: I. Freleng, 1955
Roteiro/ Estúdio:  Warren Foster/ Warner Bros.
Duração: 6 minutos
Sinopse: Ligeirinho precisa invadir uma fábrica de queijos protegida por Frajola.

Continuando a série de especiais que reunirá os vencedores desta categoria tão obscura do Oscar, ano por ano. Leia o post [Especial] O Oscar de Melhor Curta-Metragem de Animação para conhecer um pouco da trajetória do prêmio pela Acadêmia e o Índice dos Curtas para os já comentados.

O video acima está incompleto, assista inteiro no Dailymotion.


Ligeirinho é um rato mexicano que adora queijos e famoso pela sua frase “Arriba, arriba!’. Sua primeira aparição foi em “Cat-Tails for Two” (1953), mas o personagem como o conhecemos hoje estreou neste curta de 1955. É o segundo inimigo do Frajola, perdendo apenas para o Piu-Piu, e também do Patolino. Muito se questiona a respeito dos estereótipos mexicanos utilizados como os sombreiros, o sotaque e até mesmo a cor e formato dos ratinhos. Algo semelhante acontece com outros personagens “estrangeiros” como Pepe Le Pew (França) e Zé Carioca (Brasil).


Em “Ligeirinho (Speedy Gonzales)”, um grupo de ratos tentam invadir uma fábrica de queijos protegida por Frajola. Porém sempre que um passa a cerca, não volta mais. Eles decidem chamar o Ligeirinho, que é o rato mais rápido do México, para ajudá-los na missão. O desenrolar já é conhecido do público: Frajola tenta a todo custo impedir a passagem do rato, colocando várias armadilhas no caminho como minas, ratoeiras, barreiras etc. Sem sucesso, claro. Interessante comentar que esta é a primeira vez que os dois personagens se encontram e que Frajola também fala, algo raro de ver (ou escutar ^^).

nota 7,0 h

Comments

comments

Conte-me o que achou do artigo :)