Direção/ Ano: Charles M. Jones, 1949
Hilária, carismática e romântica animação do Pepe Le Pew ^^. É a clássica história onde o dono de uma perfumaria encontra Pepe testando alguns perfumes e entra em desespero, enviando a gata Penélope Pussycat para tirá-lo de lá, porém ela esbarra numa mesinha e derrama um pote de tinta branca em suas costas, deixando-a listrada. Pepe, então, pensa que ela é uma gambá e se apaixona, perseguindo-a por toda a loja.
Há várias cenas engraçadas, com destaque para o sotaque francês de Pepe e seu olhar sedutor. A expressão de Penelope, então, nem se fale. Quando ela se molha é impossível não dar risada de suas caras e bocas. Apesar de todo o lado “fofo” da animação, “O Mau Cheiro do Amor” passou por algumas polêmicas. Como de costume, houve algumas censuras em exibições mais recentes: a cena em que Pepe tenta se matar com uma arma e quando se joga da janela (a versão do Youtube está sem cortes).
O próprio Pepe Le Pew, por sua vez, causou um certo desconforto. Para quem não conhece, ele estereotipa os franceses de forma negativa: o amor incondicional e o mau cheiro (daí o gambá). É comum vermos personagens semelhantes em outras animações, como o mexicano Ligeirinho (também da Warner) e o brasileiro Zé Carioca (da Disney).
Fil Felix é autor, ilustrador e psicanalista. A Central dos Sonhos é seu universo particular, por onde aborda questões como memórias, desejos e infância. Fã de HQs, escreve seus comentários sobre quadrinhos desde 2011, totalizando mais de 600 reviews. Já escreveu sobre arte para diversos blogs como Os Imaginários e a coluna Asas da editora Caligo. Ilustrou os livros infantis Zumi Barreshti (2021, Palco das Letras) e Meu Avô Que Me Ensinou (Ases da Literatura), entre outras publicações.