[Review] RED – Aposentados e Perigosos !

 red-aposentados-e-perigosos-capa
Nome Original: Red #1, #2 e #3
Editora/Ano: Panini, 2010 (WildStorm, 2003/2004) 
Preço/ Páginas: R$7,90/ 72 páginas
Gênero: Ação
Roteiro: Warren Ellis
Arte:  Cully Hamner & David Self (Cores)
Sinopse: Paul Moses aproveitava sua aposentadoria até que alguém na CIA – sua antiga empregadora – decidiu que ele era perigoso demais para continuar vivendo. Mas os burocratas que o obrigaram a largar os chinelos não fazem ideia da força mortal que colocaram em ação… até que a pilha de corpos e o rastro de sangue chega a suas portas !

.

RED foi uma minissérie em três partes lançada pela WildStorm no final de 2003, escrita pelo sanguinolento Warren Ellis (Azul Profundo, Estranho Beijo) e com desenhos de Cully Hamner (Sombra). Em 2010 a HQ ganhou uma adaptação para o cinema, dirigido por Robert Schwentke (Plano de Voo) e estrelando Bruce Willis (Duro de Matar) no papel principal.
 
red-aposentados-e-perigosos-p-25C3-25A1gina
A história da HQ gira em torno de um assassino aposentado da CIA que só quer saber de sossego, afastado da população. Um novo diretor surge na superintendência e descobre todas as coisas que Paul Moses já fez em nome do governo, ficando impressionado e com medo, pois Moses sabe de muita coisa que poderia por em risco a CIA. Assim, o novo diretor manda matar aquele que foi o melhor assassino de sua empresa, iniciando uma chacina sem tamanho por onde ele passa.
.
A narrativa é muito rápida, com diversas cenas de ação, parando poucas vezes para um diálogo ou outro. Tudo acontece freneticamente, tornando a HQ rápida de ler e a história acaba por ficar superficial, pois do jeito que começa termina, sem muitos “porquês”. Mesmo assim, para os fans do gênero, é legal ver tiros em slowmotion e tripas voando.
.
RED possui ótimos desenhos, o que garante a narrativa rápida, mas os trunfos ficam mesmo pelas cores de David Self (Hellboy), deixando os cenários estilosos, num retrô psicodélico, abusando de altos contrastes. Alguns momentos lembra Sin City, principalmente pela cor do sangue se destacando sobre as demais, ou pela utilização de sombras. Tudo é bem cinematográfico.
 
red-aposentados-e-perigosos-p-25C3-25A1gina-3
A Panini lançou RED quase que simultaneamente ao filme, tentando aproveitar o boom que  ele causaria. O acabamento é simples: papel LWC, formato revista e custando apenas R$7,90, reunindo as três edições originais. Por estar num formato mais econômico, não há extras, apenas as três capas originais no miolo, que são ótimas.
.
RED não é nenhuma obra prima, e nem tenta ser, trata-se de mais uma história de ação alucinante que agrada enquanto se lê, com ótimas sequências de ação e muito sangue a lá Tarantino. O diferencial fica por conta da ótima arte estilizada e de algumas criticas ao governo americano nas entrelinhas.
red-aposentados-e-perigosos-p-25C3-25A1gina-4
 
Como curiosidade, a HQ ganhou o mesmo título do filme (Aposentados e Perigosos), mesmo tratando-se de apenas um aposentado, tudo para deixar as duas obras mais próximas, já que no filme a história foi ampliada e há mais personagens.
* Para os mais atentos, na página 59 há uma das melhores cenas da HQ, dando a entender que a CIA seria a responsável por inúmeros assassinatos contra pessoas influentes, em nome do governo americano. Sabem de quais crimes se tratam ? Temos um presidente famoso, um líder dos direitos civis…
red-aposentados-e-perigosos-p-25C3-25A1gina-2

Comments

comments

Conte-me o que achou do artigo :)