[Review] DC + Aventura #3 !

Histórias da edição: A Cara do Autor e Superman !
DC-252BAventura-25233-superman-capa
 
Nome Original: Adventures of Superman #612 e Superman #1 
Editora/Ano: Panini, 2011 (DC, 2003/ 1939)
Preço/ Páginas: R$1,99/ 28 páginas
Gênero: Ação/ Super-Herói
Roteiro: Joe Casey/ Jerry Siegel
Arte: Derec Aucoin/ Joe Shuster
Sinopse: O estranho poder de materialização do escritor Ben Conrad faz com que mais um de seus personagens de ficção ganhe vida: desta vez, uma versão mais justiceira do Homem de Aço. Como poderá Superman vencer essa versão de si mesmo? E mais, a origem de Superman.
.
Podemos dizer que em época de reboot, a história do Superman em DC+Aventura #3 veio bem a calhar, ponto para a Panini.
 .
Como já dito em outros reviews, a nova linha +Aventura da Panini (DC e Marvel+Aventura) fornece aos novos leitores histórias essenciais ou clássicas de personagens famosos, no intuito de atrair esses leitores para, quem sabe, começar a ler e acompanhar tal personagem, migrando para outras revistas da editora. Quase sempre essas revistas trazem um pequeno histórico ou a origem de heróis famosos, como Lanterna Verdee Batman. Se a formula irá funcionar, só o tempo dirá. Mas, particularmente, estou gostando muito das revistas e espero que continuem lançando.
 .
Acredito que, praticamente, todos os leitores de quadrinhos já sabem do reboot da DC. Em agosto deste ano, a DC Comics zerou todas as suas edições, relançando todas as suas séries a partir da edição #1, recontando algumas origens e mudando a personalidade de alguns personagens, entre outras coisas. A intenção é que novos leitores possam ler e adentrar no Universo DC sem precisar de um conhecimento astronômico a respeito, já que tudo partiria do zero. A decisão foi polêmica, alguns a favor outros contra, mas no final todas as revistas venderam bem e voltaram a colocar a DC no topo das vendas. Sem dúvidas, foi um ótimo negócio para a editora. Como não acompanho esses personagens, fiquei indiferente com a notícia, mas creio que começarei a ler quando chegarem ao Brasil, justamente por estar iniciando do zero. Mas se isso ocorresse com os X-Men, por exemplo, ficaria muito puto e não leria mais, já que décadas de cronologia (e leitura também) seriam jogadas no lixo. Num reboot sempre terá esses dois lados.

DC-252BAventura-25233-superman-p-25C3-25A1gina-1

Mas voltando para DC+Aventura #3, a edição traz duas histórias do Superman. A primeira, e principal, mostra o escritor Ben Conrad criando uma história do Superman, chamada de O Herói dos Oprimidos, retratando um Supermam das antigas, onde era mais radical e sério. Para sua surpresa, esse herói ganha vida e vai às ruas, agindo como o antigo Superman e cabe à versão atual do herói, mais “bonzinho”, enfrentar esta versão de si mesmo. É uma história regular, com bons desenhos de Derec Aucoin (Lanterna Verde – Crepúsculo Esmeralda) e o destaque, na arte, fica por conta do Superman antigo, que é mostrado praticamente da mesma forma que da década de 40, com cores mais “lisas”, o pontilhado característico e o estilo mais “durão”. O roteiro fica por conta de Joe Casey, o mesmo de X-Men Widescreen.

DC-252BAventura-25233-superman-p-25C3-25A1gina-3

Mas por de trás de uma história regular, que poderia ser lida de qualquer jeito, temos um ótimo duelo de gerações, e não é físico. Os diálogos entre os personagens deixam claros o quão saturado está o atual Superman, e também o quanto mudou, em partes para pior, de sua origem. O conflito ideológico é excelente, principalmente em mostrar situações que teriam soluções diferentes dependendo do “Superman” em questão. Como o caso de uma rebelião contra uma fábrica em que o “antigo” Superman foi a favor e ficou do lado dos protestantes, mas o atual protegeria tal empresa. No final das contas, nosso atual herói está longe de ser o “herói dos oprimidos” de antes, ajudando os “pequenos” problemas das pessoas. Agora tudo tem proporções enormes, guerras intergalácticas, fim do mundo, alienígenas, super-vilões etc. Tudo muito distante da realidade. Isso põe em questionamento se um reboot é válido ou não, sé é válido “atualizar” um personagem com mais de 70 anos de história, e deixar suas aventuras mais próximas aos leitores. Novamente, só o tempo dirá.

DC-252BAventura-25233-superman-p-25C3-25A1gina-2

DC+Aventura é interessante por mostrar este outro lado do herói mais famoso do mundo, além de preparar o terreno para a vinda do “novo” Universo DC ao Brasil e ser uma boa leitura. Para finalizar a edição, temos uma história de 2 páginas contando a origem do Superman, lançada originalmente em 1939, onde pouca coisa mudou de lá pra cá. Apesar da arte mais arcaica e dos diálogos “ensaiados”, é uma boa história, principalmente por mostrar como Clark Kent surgiu e cresceu, combinando muito bem com a história principal.
 .
A edição continua com o acabamento ótimo, como das edições anteriores, ao preço de R$1,99. Com certeza, é uma série a ser colecionada. E destaque para a bela capa.
nota 7,5 h

Comments

comments

Conte-me o que achou do artigo :)