A primeira edição da Marvel+Aventura trouxe uma história do Wolverine, digamos que clássica, por mostrar o primeiro conflito entre ele e a Lady Letal, com a arte excelente de Barry Windsor-Smith. A revista já foi analisa aqui, e eu gostei bastante, mais por eu já ser um fan dos X-Men do que por ser um leitor novo. Com esta edição acontece algo parecido. Quem é fan pode gostar da história, pelo fator curiosidade ou até nostalgia, mas para quem não é, dificilmente gostará. A arte e o roteiro são travados, já que estamos falando de histórias com mais de 50 anos atrás, onde os temas tratados e o público alvo eram diferentes. Hoje em dia o leitor possui uma nova visão de mundo e está acostumado à certos padrões de quadrinhos, não que isso seja, necessariamente, bom. E a escolha da Panini em ter, numa primeira edição, uma história como essa, não irá ajudar a atrair novos leitores. Eu mesmo, se não tivesse um pouco de conhecimento de Batman, ou se não conhecesse outros personagens da série, ou um pouco de sua atualidade, não me interessaria. Ta certo que de 1939 pra cá muita coisa mudou no mundo do morcego, mas como um leitor novo saberá ?
Sobre as duas histórias principais, na primeira temos um Batman bem diferente do que costumamos ver. Como disse, a história é travada e parece que tudo não passa de encenação, com diálogos forçados. O interessante é poder observar as falas e gírias da época, como também o figurino, cenários e objetos antigos, como um telefone numa cena. Na história seguinte, temos a primeira aparição do Capuz Vermelho. Já podemos ver uma evolução no traço do personagem, mas a história é mais forçada ainda e temos um Batman professor de faculdade. O interessante nessa história é mostrar a identidade do vilão. Não conhecia esse personagem e seria uma novidade saber quem está atrás do Capuz, porém a surpresa é estragada logo no inicio da edição, pois na introdução da Panini já se revela a identidade :(. Se colocassem uns “POW” ou “SOC” em algumas partes, ficaria igual à aquela série antiga de televisão do herói kkk, apesar que tem alguns.
Em relação ao acabamento, está excelente, como acontece no da Marvel. Capa e miolo com folhas de qualidade, enumeradas e uma capa alternativa ao final. O preço também é excelente, apenas R$ 2,00. A próxima edição já foi lançada, trazendo histórias do Lanterna Verde. A da Marvel também já foi lançada, com uma história do Thor com o Homem-Aranha. Também não conheço muito sobre (tirando os X-Men, não tenho conhecimentos de outros heróis!), agora é ler e ver se a Panini consegue me fazer gostar e ler/comprar as revistas atuais deles. Difícil.
Fil Felix é autor, ilustrador e psicanalista. A Central dos Sonhos é seu universo particular, por onde aborda questões como memórias, desejos e infância. Fã de HQs, escreve seus comentários sobre quadrinhos desde 2011, totalizando mais de 600 reviews. Já escreveu sobre arte para diversos blogs como Os Imaginários e a coluna Asas da editora Caligo. Ilustrou os livros infantis Zumi Barreshti (2021, Palco das Letras) e Meu Avô Que Me Ensinou (Ases da Literatura), entre outras publicações.