[Especial] Lança Brasil #2: Os Invisíveis !

Dando continuidade ao especial de séries inéditas no Brasil, a nossa próxima HQ é tão boa que merece um post só pra ela. Para mais detalhes confira a primeira edição, explicando um pouco sobre cancelamentos, HQs inéditas e scans, além das inéditas Bite Club e Pet Shop of Horrors.
 
# 3: Os Invisíveis

 EreZ

Nome Original: The Invisibles Vol. 1, 2 e 3
Editora/Ano: Vertigo (1994-2000)
Gênero: Alternativo
Sinopse: Os Invisíveis relata a história de uma “célula” integrante de um grupo anarquista e terrorista que tem como objetivo libertar a humanidade do domínio de seres transdimensionais, os Arcontes, que influenciam o destino da humanidade através de agentes plantados por eles em nossa realidade, que somente aguardam o momento certo de rasgarem as paredes da realidade humana e dominarem nosso universo. A concepção principal é de universos paralelos e das relações que estes podem estabelecer.
 
A série Os Invisíveis possui tudo que eu gosto reunidos num mesmo lugar: história alternativa, psicodélico, humor, inteligente, diversificada. Grant Morrisson, o criador, é um dos melhores roteirista de quadrinhos e essa sua série foi considerada, durante a década de 90, um dos carros-chefe da Vertigo.
 
Em resumo, Os Invisíveis mostra um grupo de terroristas que tentam salvar a humanidade da “irrealidade”. Neste universo, os humanos são controlados por “forças maiores”, como marionetes, e tudo a nossa volta pode não ser real. Mesmo sendo de 1994, há mais de 15 anos atrás, a história se encaixa como uma luva em qualquer era, típica daquelas coisas que nunca envelhecem com o passar do tempo. 
 
Apesar de parecer uma premissa um pouco estúpida, ela se desenrola maravilhosamente bem e em cada edição somos surpreendidos com algo. Inclusive, esse mesmo tema já foi “implantado” em muitas outras obras. Alguem se lembra de Matrix ? Um mundo que não é real, onde tudo é programado e um grupo tenta salvar a humanidade disso tudo ? Os invisíveis é bem por aí, e ainda foi lançado 5 anos antes de Matrix.
 
tumblr_ll73pvS3xN1qep5h1o1_500
Os Invisíveis durou quase 7 anos. Durante 1994 à 1996, tivemos o primeiro volume, com 25 edições. De 1997 à 1999, o segundo volume, com 22 edições. E, finalmente, durante 1999 à 2000, o último volume, com 12 edições. Totalizando 59 edições de pura viagem. Lá nos EUA, os três volumes foram divididos e lançados em 7 encadernados. 3 com o primeiro, 3 com o segundo, e 1 encadernado com o terceiro volume.
 tumblr_lifjisepD41qas9b6o1_500
 
Apesar de ser uma das melhores séries, não só da Vertigo, como no geral, Os Invisíveis nunca foi lançado completamente por aqui. Algumas editoras já tentaram lançar, mas todas falharam. Já tentaram publicar o título as editoras Magnum Force, Tudo em Quadrinhos e Brainstore, que até tentou publicar em formato original, muito bom, mas parou na edição 16. Finalmente, em 2008, a editora Pixel lançou o primeiro encadernado da série, reunindo as edições #1 à #8. Parecia que dessa vez ia. Mas não foi… Mais uma vez a série ficou a ver navios e até hoje não continuaram mais. Tenho esperanças que alguma editora, como a Panini, volte a lançar a série, em formatos mais baratos, como está fazendo com Fábulas e ExMachinna, ficando acessível a todos.
 
Agora vocês já conhecem um pouco sobre a história, suas edições e da triste tragetória pelo Brasil. Vamos, então, para os personagens principais, que são um dos pontos mais fortes da HQ.

 

.
Em primeiro lugar, temos King Mob, uma personificação do próprio Grant Morrison. Expert em artes marciais e poderes psíquicos. Consegue entrar em contado com espíritos, magos, entidades, celebridades kkk. É como se fosse o principal líder.
 
.
Boy é uma ex-policial que quer vingar a morte misteriosa de seu irmão, é perita em artes marciais.
 
.
Ragged Robin é uma espécie de vidente. Joga tarô, tem poderes psíquicos e um misterioso passado.
 
.
Jack Frost era uma garoto problema. Já tacou fogo na escola, roubou carros e foi preso. Ao ser levado para uma prisão nada comum, é resgatado por King Mob e se torna um dos Invisíveis.
 
.
E, pra finalizar com chave de ouro, temos a integrante que representa o Brasil: Lord FannyHilde Morales é o nome original da transex carioca Lord Fanny, que é a feiticeira do grupo. Usando uma câmera Polaroid, lenços suados e algumas imagens, consegue fazer altos encantamentos.
 
 
Os Invisíveis é um viagem do outro mundo. Quem gosta de séries do gênero, ou da própria temática de Matrix, precisa ler essa série. Para os mais céticos, também indico. Nem sempre os temas expostos, ou as críticas feitas, podem agradar a todos, mas só pelo seu valor histórico no mundo dos quadrinhos, já merece uma lida. Agora como ler ? Podemos esperar a boa vontade de alguma editora lançar ou apelar para “aquele outro método”, que vocês sabem qual é.
 
Muitos (e ótimos) desenhistas passaram pela série, como Frank Quitely (X-Men, WE3), Phil Jimenez (Mulher-Maravilha, Surpreendentes X-men) e Steve Yeowell (2000 AD). Importante ressaltar as excelentes capas:
 
The_Invisibles_V1_13_00-2528A-Shade-Scan-2529 The-Invisibles-Vol-3-Cover-vertigo-comics-11189385-972-1513 The-Invisibles-vol-5-counting-to-none The-Invisibles
Depois de lerem, reparem como o mundo fica bem mais bizarro.

Comments

comments

Um comentário

  1. estou cada vez mais apaixonado por essa obra-prima do Morrison!!valeu pelo post!esclareceu algumas dúvidas que eu tinha ,continuem com esse excelente trabalho!

Conte-me o que achou do artigo :)