.
Nome Original: Mouse Trouble
Direção/ Ano: William Hanna & Joseph Barbera, 1944
Roteiro/ Estúdio: William Hanna & Joseph Barbera/ Metro-Goldwyn-Mayer
Duração: 7 minutos
Sinopse: Tom recebe o guia “Como Capturar um Rato” para tentar vencer de vez Jerry, mas o livro acaba atrapalhando ainda mais a caçada.
Continuando a série de especiais que reunirá os vencedores desta categoria tão obscura do Oscar, ano por ano. Leia o post [Especial] O Oscar de Melhor Curta-Metragem de Animação para conhecer um pouco da trajetória do prêmio pela Acadêmia e o Índice dos Curtas para os já comentados.
.
Segundo curta de Tom & Jerry a receber o prêmio, consecutivamente! Interessante comentar que a franquia também ganha nos dois anos seguintes, faturando 4 estatuetas seguidas (das 7 que a série possui); algo similar com os curtas da Disney, que venceram nos 8 primeiros anos. Ao contrário do anterior (Ratinho Patriota) este Mouse Trouble (sem tradução) não contem o fundo histórico nem referências à II Guerra Mundial, sendo o tradicional conflito entre os dois personagens.
Tom compra um guia de como capturar um rato e segue seu passo-a-passo para pegar Jerry, mas percebe que na prática as coisas não são assim tão fáceis. A história não apresenta nada demais, porém diverte o telespectador. Destaque para quando Tom tem a cabeça raspada e, nas cenas seguintes, ele aparece com uma peruca colorida, hilário.
Muito do que é mostrado em Mouse Trouble se torna clássico e é repetido em outros episódios no decorrer dos anos, como a ratinha-robô namorada do Jerry. A trilha-sonora é de Scott Bradley, inspirada no jazz All God’s Chillun Got Rhythm. Fico impressionado com as cenas violentas de Tom & Jerry (como da caixa com agulhas nesse curta), e de como não percebemos isso quando criança ^^.
.
Fil Felix é autor, ilustrador e psicanalista. A Central dos Sonhos é seu universo particular, por onde aborda questões como memórias, desejos e infância. Fã de HQs, escreve seus comentários sobre quadrinhos desde 2011, totalizando mais de 600 reviews. Já escreveu sobre arte para diversos blogs como Os Imaginários e a coluna Asas da editora Caligo. Ilustrou os livros infantis Zumi Barreshti (2021, Palco das Letras) e Meu Avô Que Me Ensinou (Ases da Literatura), entre outras publicações.
Curtir isso:
Curtir Carregando...
Você também vai gostar!
Comments
comments