Coletor de Sonhos em Boneco e a Cores – Boletim Central dos Sonhos #4

*Newsletter enviada originalmente em 14/09/2021, se inscreva aqui para receber os boletins sempre em primeira mão =D

Oi, pessoal!

Como estão? Já faz um tempo desde nosso último boletim, né? Mas estava aguardando a virada do semestre para apresentar algumas novidades da Central dos Sonhos. E dica: se você curte histórias envolvendo o universo dos sonhos, continue a leitura!

Originalmente, a proposta da Central surgiu há mais de 10 anos, quando eu ainda era adolescente e comecei a criar personagens e conceitos dentro de um mundo dos sonhos. Surgia ali a Espiral, os arquétipos oníricos, as Naves-Mãe, os artefatos, a hierarquia entre os sonhos… Uma infinidade de termos e ideias, boa parte delas está disponível na seção Mitologia no site, inclusive um Dicionário com cerca de 40 verbetes (que irei atualizar em breve!). Era meu projeto pessoal e do coração, até mesmo imaginava um romance ambientado lá.

Mas apesar de ter bastante material escrito, faltava o visual. Eu não me sentia confortável e seguro o suficiente para explorar esse lado. Até tentei! Criei uma série de colagens abordando as Naves-Mãe, que são sonhos extraordinários que caminham entre as camadas, conduzindo os sonhadores e abduzindo os errantes. Mas, na época, ainda não estava da maneira como eu imaginava que podia ficar. Então fiz uma pausa.

Mas peraí, Fil! Camadas, sonhos extraordinários e ordinários, hierarquia? O que é tudo isso?

É tudo o que eu desejo voltar a explorar! E 1 ano e meio depois que retornei ao Instagram com a página nova e com novas propostas, sinto que é o momento certo para repaginar a mitologia e dar um visual à ela. E não somente por ilustrações, mas torná-la também palpável. Sempre fui apaixonado por miniaturas e bonecos de pano, então vejo como uma oportunidade para eu poder voltar às técnicas manuais e experimentar novos horizontes. Mas o mais importante: fazer a Central circular e chegar em outros públicos.

E vocês, tem algum sonho de poder trabalhar uma técnica específica e sempre foi adiando? O medo de arriscar fala mais alto, na maioria das vezes. Mas temos que tentar e persistir.

Aproveitei a virada de semestre e comecei a trabalhar no que venho chamando (na minha cabeça, claro) de Central dos Sonhos 2.0: uma empreitada que vai amarrar o material escrito com os desenhos e bonecos que venho criando. Todo o conteúdo antigo do site vou chamar de 1.0.

E quem vai abrir os trabalhos é o Coletor de Sonhos, que comecei a desenvolver em julho e que agora está mais “redondo” e pronto pra viajar.

COLETORES DE SONHOS

O Coletor de Sonhos está na base de toda a hierarquia onírica. Se a Central dos Sonhos fosse uma colmeia, eles seriam as abelhas operárias. Eles são responsáveis por coletar os sonhos esquecidos, auxiliando a não sobrecarregar a oniricidade da Central.

Os sonhos nascem como flores nos campos da Central: flores grandes indicam sonhos marcantes e mais fortes; enquanto flores pequenas indicam sonhos menores, mais frágeis e do cotidiano. Os Coletores cortam e se alimentam dessas flores-sonho pequenas, que terminam por brotar em seus corpos após o processo. 

Escolhi o Coletor como minha primeira cobaia nessa versão 2.0 da Central por ser bastante visual e abordar vários conceitos da mitologia, além de ser um personagem novo que está servindo quase como um mascote! A primeira ilustração ainda não tinha o zíper no peito, que veio depois a partir de uma enquete no Instagram, resultando no desenho abaixo.

Em julho eu também comecei a explorar o universo da costura e dos bonecos de pano, tentando trazer o Coletor pro universo palpável, com vários testes bem esquisitinhos, mas que foram servindo de aprendizado (a primeira versão ficou bem assustadora haha). E a cada resultado eu fui me apaixonando mais e mais pelas linhas e tecidos, as inúmeras possibilidades que podem oferecer. Lá no Instagram eu venho compartilhando todo o processo e a felicidade que foi usar uma máquina de costura pela primeira vez.

Finalizei o boneco nesse último final de semana, quando os botões de flor chegaram e fui logo pregar no corpo dele. A Sonia Pascotto, professora de bonecas e tildas, é quem vem me auxiliando e ensinando tudo.

Estou bem ansioso em colocar o Coletor no mundo. No site eu já fiz um post fixo com todo esse processo, gráficos dos sistemas de hierarquia e conceitos da mitologia, além de ficha de personagens. Só acessar o post Bem-Vindo à Central dos Sonhos 2.0.

Agora que o primeiro passo foi dado, já estou um passo mais próximo do meu sonho de ver e mostrar a Central como ela foi planejada quando eu ainda era adolescente: um mundo vivo e colorido, com seus conceitos e forma de ser. E espero contar com a sua companhia nessa nova viagem.

E não se esqueça: faça a Espiral girar, faça a arte circular!

Aliás, não poderia deixar de citar: Zumi Barreshti – Sopa de Pedra; livro escrito pela Paula Giannini e que tive a oportunidade de ilustrar, já está disponível na minha loja online e gostaria de agradecer a todos que já compraram!

E quem ainda não tem o seu, ainda dá tempo de reservar um. Publicado pela editora Palco das Artes, o preço está show: R$39,90, autografado e com frete grátis. Adquira o seu exemplar ou presenteie uma criança <3 Incentive a leitura desde cedo. No boletim anterior eu postei todo o bastidor da produção (se não viu, confere aqui).

Uma boa semana pra todos e nos vemos no próximo Boletim!

*Newsletter enviada originalmente em 14/09/2021, se inscreva aqui para receber os boletins sempre em primeira mão =D

Comments

comments

Conte-me o que achou do artigo :)