[Especial] Minnie: Uma Maravilhosa História de Natal e o Mistério dos Albatrozes!

Arcos Principais: Uma Maravilhosa História de Natal (Mickey et les douceurs de Noël) e o Mistério dos Albatrozes (Minni e il segreto della musica).
Publicação Original/ Brasil:  Le Journal de Mickey #2426 e Minni & Company #60 (Walt Disney, 1998)/ Minnie #80 (Abril, 2017).
Roteiro/ Arte: Romano Scarpa e Ilaria Isaia/ Romano Scarpa e Paolo Campinoti.

Todas as mensais Disney desse mês são especiais de Natal e Fim de Ano. Confesso que tinha certo preconceito em relação ao mix da Minnie, pensando que seriam histórias mais bobinhas. Aproveitando o fim do ano, resolvi dar uma chance e ler. E olha, me surpreendi! Uma Maravilhosa História de Natal, escrita e desenhada por Romano Scarpa e publicada na França em 1998, abre essa edição e é simplesmente hilária. Uma das mais engraçadas que li até agora. Já a segunda, a italiana O Mistério dos Albatrozes, também original de 1998, é interessante por mostrar o casal rato investigando juntos. Review especial sem muitos spoilers!

UMA MARAVILHOSA HISTÓRIA DE NATAL

O Mickey recebe uma ligação de cobrança, em plena semana de Natal, dizendo que ou ele paga sua dívida em poucos dias, ou sua casa será tomada. Nível Seu Madruga, mesmo! Eu gostei muito dessa história, principalmente pelo clima que o autor Romano Scarpa (A Maldição do Pateta-Lobo) criou, que não é infantil, com algumas piadas sobre a vida adulta que são hilárias. Numa cena, por exemplo, o Mickey praticamente fala que a vida é pagar boleto! Numa outra, ele resolve cozinhar pra esquecer os problemas! Quem disse que o rato mais famoso do mundo também não tem seus dias ruins? Numa outra sequência, ele acaba ajudando um garotinho, mas rasgando toda sua roupa no processo. Assim, no retorno pra casa, acaba sendo confundido com um mendigo, sendo hostilizado. E coloca aí no meio o João Bafo de Onça, que prega uma peça nele. Tudo num clima bem distinto do que estava lendo até agora. Mas ainda é uma história de Natal! E o próprio Papai Noel faz uma ponta, mostrando a ele como Patópolis seria sem sua presença, com direito a Minnie solteirona. Os desenhos também não ficam atrás, sendo ágeis e com detalhes excelentes, como os dedos leves do João. Uma história que termina relembrando que até os inimigos se rendem ao espírito natalino. Muito boa!

O MISTÉRIO DOS ALBATROZES

A segunda história é um pouco maior, escrita por Ilaria Isaia e desenhada por Paolo Campinoti. Mickey e Minnie estão decidindo a cidade que irão viajar nas férias e acabam se deparando com uma notícia de Ravenstock, no sul da Inglaterra, uma aldeia que foi misteriosamente invadida por albatrozes. E claro, isso foi o suficiente pra levá-los até lá. O legal aqui é ver ambos tentando resolver o mistérios, os dois como detetives (geralmente é o Mickey), com direito a sequestro, resgate e habitantes suspeitos. Os desenhos acompanham a narrativa, mas achei um pouco estranha a coloração degradê do casal. Mas não compromete a leitura, que tem alguma ótimas sacadas, desde o clima “Os Pássaros” do Hitchcock aos trocadilhos com animais, como uma cena em que vemos uma foto de zoólogos investigando os albatrozes, mas todos TAMBÉM são animais. Ou sejE! Sem contar que a Minnie é uma graça de calça jeans. Uma edição muito boa, que acabei me surpreendendo, já que esperava algo bem bobinho. Vou continuar acompanhando.

Sério, eu tô morrendo com essa cena!!

Comments

comments

Conte-me o que achou do artigo :)