[Eu Vi] The Critic (Oscar 1964 de Curta Animado) !

the critic 1963

Nome Original: The Critic
Direção/ Ano: Ernest Pintoff, 1963
Roteiro/ Estúdio: Mel Brooks/ Columbia Pictures
Duração: 3 minutos
Sinopse: Uma animação abstrata passa numa tela de cinema enquanto um velhinho resolve criticar a filmagem.

Continuando a série de especiais que reunirá os vencedores desta categoria tão obscura do Oscar, ano por ano. Leia o post [Especial] O Oscar de Melhor Curta-Metragem de Animação para conhecer um pouco da trajetória do prêmio pela Acadêmia e o Índice dos Curtas para os já comentados.

“The Critic” é um curta bastante inusitado que segue a mesma linha experimental dos vencedores anteriores (e que dominou a década de 1960). Criado por Mel Brooks, um importante Diretor de cinema, conhecido por seus filmes de comédia como “Drácula, Morto Mas Feliz” e pela série “Agente 86”, apresenta um velhinho de 71 anos indo assistir um filme “cult”, abstrato.

the critic 1963 2

Em toda a animação nós vemos esse tal curta cult, cheio de formas geométricas. E no fundo temos a voz do velhinho (dublado pelo próprio Mel) criticando a reprodução. É a mesma coisa de levar uma pessoa que não “entende de arte” numa exposição de arte contemporânea: ela provavelmente não irá gostar e vai achar tudo muito bizarro. E os comentários do velhinho são hilários…. desde sua tentativa de adivinhar as formas que aparecem na tela até outros mais ácidos como “Eu tenho 71 anos, posso me dar o luxo de falar alto, já que posso morrer a qualquer momento”, quando responde uma segunda personagem que lhe manda calar a boca.

A animação é bem curta (só 3 minutos) e, apesar de bastante simples, é competente no que toca à comédia. Infelizmente não passa muito disso, porém é uma ótima forma de se entreter por um curto período de tempo.

nota 8,0 y

Comments

comments

Conte-me o que achou do artigo :)