[Review] Na Kombi !

Na Kombi

Nome Original: Na Kombi
Editora/Ano: Leya/ Barba Negra, 2010
Preço/ Páginas: R$12,90 / 128 páginas
Gênero: Alternativo / Comédia
Roteiro / Arte: Silvio Lach e Ulisses Mattos
Sinopse: ‘Na Kombi’ é um perfil coletivo de humor no Twitter. A cada semana, Silvio Lach e Ulisses Mattos recebem convidados para criar frases cômicas com um tema específico – neuras, carnaval, fetiche, fim do mundo e etc. Este livro apresenta uma coletânea destas frases.

***

Na Kombi” é um perfil coletivo humorístico no Twitter criado por Silvio Lach e Ulisses Mattos. Toda semana um tema é escolhido e os membros fixos mais alguns “passageiros” convidados compartilham frases engraçadas. Apesar de não ser quadrinho, este livro foi lançado pela Leya em 2010 numa coleção junto de outras três HQs de humor (dentre elas está O Relatório Ota do Sexo). Ele reúne pouco mais de 25 temas e dezenas de frases publicadas originalmente no Twitter, que segundo os autores é quase a metade de todo o conteúdo do perfil naquela época, que daria pra criar outro volume. Apesar de não ter saído outra edição, o Na Kombi continua twitando até hoje.

Na Kombi página 1

Importante comentar que as frases de humor são rápidas e curtas, de acordo com o limite de caracteres do Twitter. A adaptação para uma mídia impressa foi bem sucedida, seguindo o “design” do site e facilitando a leitura. Além dos criadores Silvio Lach e Ulisses Mattos, há mais de 50 outros “passageiros” da Kombi entre os autores das frases. Dentre eles há personalidades como Leo Jaime e Fabio Porchat. Há bastante referência à acontecimentos da época, como a eleição da Dilma, o sucesso de Lady Gaga e Rebolation. Todas irônicas, algumas pesadas e sem nenhuma censura.

A parte visual é bem interessante. Uma fotomontagem sobre o logo da Kombi acompanha cada entrada de tema, o que garante mas de 20 diferentes e todas muito boas. Os temas são dos mais diversos, como “Velhice”, “Guerra dos Sexos”, “Música”, “Jornalismo”, “Neuras” etc… Mas como na maioria das coletâneas, o nível de “Na Kombi” é bastante irregular. Apesar de boas sacadas e algumas frases muito engraçadas, no geral são medianas.

Na Kombi página 2

Segue algumas das frases que mais dei risada:

  • “O cu é um dos poucos órgãos que se pode doar em vida”.
  • “Se o corpo é um templo sagrado, as prostitutas são os pastores”.
  • “Noé pirou quando viu que o casal de coelhos já eram 374”.
  • “Só me falta neste país um pedaço de costela virar presidente”.
  • ” ‘Só sei que nada sei’, disse Sócrates. Grandes merdas. Isso a Carla Perez poderia ter dito.”
  • “E disse o Senhor a Abraão que não precisava sacrificar Isaac. Nascia a primeira pegadinha do Mallandro. Rá!”

Entre outras ^^. O acabamento é em capa cartão, miolo offset e formato pocket. Há um posfácio e mini-bio de cada um dos envolvidos.

nota 7,5 d

Comments

comments

Conte-me o que achou do artigo :)