[Review] O Relatório Ota do Sexo !

O Relatório Ota do Sexo

Nome Original: O Relatório Ota do Sexo
Editora/Ano: Leya Brasil, 2010
Preço/ Páginas: R$12,90/ 128 páginas
Gênero: Comédia/ Erótico
Roteiro/ Arte: Ota (Otacílio D’assunção)
Sinopse: Neste livro, Ota mistura os seus antigos relatórios com temas atuais. ‘Relatório Ota do Sexo’ apresenta o que a humanidade viveu desde a primeira polêmica no Jardim do Éden até o Barraco de Sorocaba.

***

Otacílio D’assunção, o OTA, é um dos maiores nomes dos quadrinhos brasileiros. Participou da editora EBAL na década de 1970 e em 1974 entrou para a Vechi, onde se tornou editor da versão nacional da revista MAD e criou uma das sessões mais famosas tanto na série quanto fora dela: os Relatórios Ota, onde o autor explorava de forma bem humorada determinados temas como sexo, AIDS, nudismo, super-heróis, TPM e muitos outros, marcando toda a década de 1980 e 1990. O próprio autor já perdeu a conta de quantos relatórios criou de lá pra cá.

O Relatório Ota do Sexo página 2

A revista MAD migrou para as editoras Record em 1984 e Mythos em 2000, sempre com o Ota na editoração. Em 2008, quando a Panini assumiu a publicação, Ota editou os primeiros números e saiu do cargo por desentendimentos com a editora. Fecha, então, seus mais de 30 anos de produção para a revista. Ota e MAD passaram a ser sinônimos, não podendo falar de um sem citar o outro.

“O Relatório Ota do Sexo” apresenta como o sexo e a sexualidade evoluíram desde o “pecado original” no Paraíso ao sexo no Brasil nos tempos de descoberta, passando por outros sub-temas como preservativos, taras, iniciações, surubas entre outros. Ota mesclou trabalhos antigos com novos, contextualizando vários deles para a atualidade, criando referências à personalidades e polêmicas dos últimos anos.

O Relatório Ota do Sexo página 3

O livro é dividido em 8 assuntos: Sexo em Tempos Antigos, Sexo Para Iniciantes, Sexo Seguro, Sexo no Casamento, Sexo à Distância, Sexo Bizarro, Sexo Proibido e Sexo na Terceira Idade. A introdução é assinada pela cartunista Chiquinha (Uma Patada Com Carinho), onde comenta sua paixão pelo autor. De forma bem humorada, os capítulos se desenvolvem rapidamente e alguns temas rendem ótimas piadas. Como todo livro que reúne várias “histórias”, sempre há aquelas que gostamos mais e outras menos.

Particularmente, os capítulos “Sexo em Tempos Antigos” e “Sexo à Distância” foram meus preferidos, principalmente pela forma como Ota tratou a evolução dos mesmos. Desde a “polêmica” no Jardim do Éden ao sexo na caverna, tudo bem retratado. No caso da distância, desde a época em que se enviavam cartas até a popularização do chat “UÓ”. Interessante comentar como Ota incluiu o sexo gay de forma cômica como as demais, sem ofender (como costuma acontecer). “Transexuais, transgênicos e transgenéricos” ^^.

O Relatório Ota do Sexo página 1

Dentre as inúmeras referências temos desde à casos de padres e menininhos à de um jogador fictício chamado Bruno e sua namorada Elisa. O livro termina com um posfácio onde Ota conta sua trajetória nos quadrinhos e reproduz, na íntegra, seu primeiro relatório: o Relatório Hota Sobre a Sexualidade Brasileira, publicado em 1983 na revista Careta. Sim, era Hota e antes mesmo da MAD, uma sátira aos Relatórios Hite da época, escritos pela sexóloga Shere Hite. Também traz a reprodução de seu primeiro relatório já na MAD, em 1987: o Relatório Ota Sobre Sexo.

Em formato pocket, com capa cartonada e miolo em off-set, “O Relatório Ota do Sexo” é uma interessante “renovação” dos trabalhos do autor e uma introdução para aqueles que não o conhecem. Como comentado, ele trata de diversos assuntos pertinentes ao sexo e não teme em cutucar pontos mais polêmicos. A parte “histórica”, com as reproduções, foram uma bela adição ao álbum.

nota 8,0 z

Comments

comments

Conte-me o que achou do artigo :)