X-Treme X-Men: a nave de Khan se torna um caos quando os X-Men sabotam vários sistemas e ela começa a explodir. O soberano dá uns sopapos em Sábia, Tempestade chega pra brigar também, surge Bishop e a confusão está armada. Shaitan, disfarçado de Tempestade, participa de uns momentos toscos e quase não teve relevância em todo o arco. Na Terra, Vampira corre pra ajudar Gambit e Vargas aparece pra impedi-la. O casal fica entre a vida e a morte quando a barreira de energia se rompe. Como de costume, é muita informação pra pouca história. Fica a impressão de que Vargas está em vários lugares ao mesmo tempo. Os desenhos de Larroca continuam sendo o destaque, principalmente quando Sábia apanha.
Exilados: segunda e última parte do arco envolvendo o Mojoverso, um dos melhores e mais engraçado até então da série. No início há alguns recordatórios situando o leitor nessa realidade paralela, sobre os programadas do Mojo, do público (os sem-espinha), etc. Nocturna dá o velho truque de “posso usar o banheiro” e consegue fugir de sua cela, indo ajudar Morfo à vencer Mojo. O resto da equipe liberta Longshot e também se dirigem ao estúdio do vilão. Dentre os destaques estão a careca de Nocturna e a fúria de Mojo e seu programa “Solta a Franga”. O Corretor também aparece para tentar corrigir essa falha temporal, sendo praticamente um “deus ex machina”.
X-Táticos: Guy decide ir sozinho à cidade de Arnie, enquanto Vênus resolve alguns problemas contratuais com a equipe adversária. O restante da equipe, apesar de dissolvida, se sentem culpados pela situação e se unem mais uma vez para salvar o dia. Dentre os destaques estão a luta de Guy e Arnie, aparecente um dos mutantes mais poderosos (seus dons são semelhantes aos da Feiticeira Escarlate); a participação nonsense da mãe dele; e a parte em que a advogada mostra seus poderes. No final, a notícia de um novo membro para a equipe. Parece que os X-Táticos estão voltando à sua origem bizarra ^^.
Mekanix: Kitty e Xian continuam sendo perseguidas pelo Sentinela-abelha-da-Amazônia, dessa vez num armazém abandonado. Esse novo robô é difícil na queda, sendo capaz de se auto-construir quando “morto”. Shola, o telecinético, consegue chegar no local para ajudar as meninas. Mais tarde, Kitty participa de uma discussão calorosa sobre mutantes com outros alunos. Apesar de não surpreender, essa história teve dois bons momentos: a sessão com a psicóloga e quando, no armazém, Kitty cai em cima de Karma numa cena bastante sugestiva.
Assim como em X-Men #25, essa é a primeira edição de X-Men Extra em 2004 e a Panini apresenta várias novidades para o Universo Marvel em geral. Exilados e X-Táticos continuam sendo as séries de destaque no mix e X-Treme, mais uma vez, promete algo de interessante para a próxima (Vampira e Gambit). Esperar pra ver.
Fil Felix é autor, ilustrador e psicanalista. A Central dos Sonhos é seu universo particular, por onde aborda questões como memórias, desejos e infância. Fã de HQs, escreve seus comentários sobre quadrinhos desde 2011, totalizando mais de 600 reviews. Já escreveu sobre arte para diversos blogs como Os Imaginários e a coluna Asas da editora Caligo. Ilustrou os livros infantis Zumi Barreshti (2021, Palco das Letras) e Meu Avô Que Me Ensinou (Ases da Literatura), entre outras publicações.