Novos X-Men: Wolverine é enviado ao Afeganistão para resgatar um mutante e se depara com Fantomex, roubando algumas informações. Professor X e Jean viajam para Mumbai, impedem um atentado terrorista no avião e, quando desembarca, é atacado pela Imperatrix Lilandra. Ela pensa que Cassandra Nova ainda está vagando pela Terra. Depois da confusão, chega a Corporação X de Mumbai (Feral, Espinho, Solaris e Pássaro Trovejante) para auxiliar no confronto. O destaque vai para a estréia de Pó, mutante muçulmana com burca e tudo cujo poder consiste em transformar seu corpo em areia (semelhante ao Homem Areia do Homem-Aranha). O império Shiar também promete uma “desinfecção” de raças alienígenas na Terra e de humanos em seu planeta.
Fabulosos X-Men: com o arco Vs. Black Tom Cassidy (ou Green Tom, como comentou um leitor ^^), o pessoal volta ao Instituto e se surpreendem ao saber que Alex Summers, o Destrutor, está em estado catatônico. Há tempos ele foi dado como morto e sua volta ainda é um mistério. Annie, a enfermeira que cuidava dele no Hospital, aceita trabalhar na Mansão para ajudar na recuperação e por estar apaixonada pelo rapaz. O problema é que ela não gosta de mutantes e precisará conviver com vários. Vale comentar que o motivo de seu preconceito não convence muito… Stacy X, com ciúme de Anjo (que deixou de ser azul), discute e xinga de vaca pra baixo a mutante Paige, que também gosta do passarinho. Stacy é a melhor dos Fabulosos ^^.
Wolverine: fim do arco “Arquivos Logan” e da fase com Frank Tieri. Logan morreu, mas não de “verdade”. Ele está no “intermediário” entre a vida e a morte, sendo recebido por uma mulher, supostamente Jean Grey. Rola alguns flashbacks, ele admite amar a ruiva e surge um bando de vilões mortos para atacá-lo (até aqui?)… mas eis que o falecido Colossus aparece para salvar o dia. E nesse clima de surpresas, o Diretor envia uma carta de desculpas pra ele… Tieri poderia ter esquecido as brigas para focar melhor no psicológico do personagem, seria uma história mais interessante. Os desenhos de Sean Chen também não combina com o clima “céu na Terra”.
Wolverine: nova fase na série, com Matt Nixon nos roteiros. Um padre chama Logan para investigarem um mistério dentro da própria Igreja, envolvendo alguns fanáticos. São atacados por Dogma, estranha criatura que não fica claro o que é (mutante, meta-humano), e socorridos pela bargirl de um bar. Pode ser implicância minha, mas não consigo gostar das histórias do Wolverine… não trazem novidades, sempre revirando seu passado com a Arma X, sua falta de memória e vilões que não morrem. Nessa história o padre, inclusive, usa uma espada (!). Os desenhos de Dan Fraga seguem a estética “Image” dos anos 1990, na qual ele desenhou várias séries como Youngblood, Supreme e Bloodstrike.
No editorial a Panini comenta sobre o sucesso das revistas e de como se tornou a mais querida do ramo desde sua estréia até o momento (2002-2004) e revela algumas novidades, entre elas a estréia das séries da Mística e Emma Frost no mix de Arma X. X-Men #25 se mantém na média com boas histórias em Novos e Fabulosos, apesar de trazer dos mortos dois personagens famosos (Destrutor e Pássaro Trovejante) sem grandes explicações. Porém peca em Wolverine, sempre abaixo da média e que, pra piorar, vem em dose dupla.
Fil Felix é autor, ilustrador e psicanalista. A Central dos Sonhos é seu universo particular, por onde aborda questões como memórias, desejos e infância. Fã de HQs, escreve seus comentários sobre quadrinhos desde 2011, totalizando mais de 600 reviews. Já escreveu sobre arte para diversos blogs como Os Imaginários e a coluna Asas da editora Caligo. Ilustrou os livros infantis Zumi Barreshti (2021, Palco das Letras) e Meu Avô Que Me Ensinou (Ases da Literatura), entre outras publicações.