Direção/ Ano: Pete Burness, 1954
Primeiro Oscar de Mr. Magoo, personagem criado pelo estúdio UPA em 1949 e que fez bastante sucesso tanto de crítica quanto de público na década de 1950. Foi imortalizado no cinema pela duvidosa atuação de Leslie Nielsen no filme homônimo de 1997 e é um importante personagem para a história da animação. When Magoo Flew é o terceiro curta da UPA à levar o prêmio e apresenta suas consagradas características como o uso forte das cores e personagens caricatos. É, também, o primeiro curta do estúdio filmado em CinemaScope, um versão do atual “widescreen”.
Na história, o velhinho baixinho e míope resolve ir ao cinema mas confunde a entrada do “teatro” e acaba embarcando num avião. Acreditando ser seu primeiro filme em 3D (já que tudo parece tão real), Magoo acaba se envolvendo na busca da polícia por um criminoso. É bastante engraçado e consistente, cheio de referências ao cinema real da época, à Marilyn Monroe e numa cena Mr. Magoo se refere à ele mesmo como sendo seu personagem preferido de animação. Interessante ver como o 3D no cinema evoluiu. “When Magoo Flew” também é o nome de um livro lançado em 2012 onde conta toda a história do estúdio UPA, que agora pertence à DreamWorks.
Fil Felix é autor, ilustrador e psicanalista. A Central dos Sonhos é seu universo particular, por onde aborda questões como memórias, desejos e infância. Fã de HQs, escreve seus comentários sobre quadrinhos desde 2011, totalizando mais de 600 reviews. Já escreveu sobre arte para diversos blogs como Os Imaginários e a coluna Asas da editora Caligo. Ilustrou os livros infantis Zumi Barreshti (2021, Palco das Letras) e Meu Avô Que Me Ensinou (Ases da Literatura), entre outras publicações.