[Eu Vi] When Magoo Flew (Oscar 1955 de Curta Animado) !

When-Magoo-Flew-anima-C3-A7-C3-A3o
.
Nome Original: When Magoo Flew
Direção/ Ano: Pete Burness, 1954
Roteiro/ Estúdio:  Barbara Hammer & Tedd Pierce/ UPA
Duração: 6 minutos
Sinopse: Mr. Magoo resolve ir ao cinema, mas se confunde e entra num avião.

Continuando a série de especiais que reunirá os vencedores desta categoria tão obscura do Oscar, ano por ano. Leia o post [Especial] O Oscar de Melhor Curta-Metragem de Animação para conhecer um pouco da trajetória do prêmio pela Acadêmia e o Índice dos Curtas para os já comentados.


Primeiro Oscar de Mr. Magoo, personagem criado pelo estúdio UPA em 1949 e que fez bastante sucesso tanto de crítica quanto de público na década de 1950. Foi imortalizado no cinema pela duvidosa atuação de Leslie Nielsen no filme homônimo de 1997 e é um importante personagem para a história da animação. When Magoo Flew é o terceiro curta da UPA à levar o prêmio e apresenta suas consagradas características como o uso forte das cores e personagens caricatos. É, também, o primeiro curta do estúdio filmado em CinemaScope, um versão do atual “widescreen”.



Na história, o velhinho baixinho e míope resolve ir ao cinema mas confunde a entrada do “teatro” e acaba embarcando num avião. Acreditando ser seu primeiro filme em 3D (já que tudo parece tão real), Magoo acaba se envolvendo na busca da polícia por um criminoso. É bastante engraçado e consistente, cheio de referências ao cinema real da época, à Marilyn Monroe e numa cena Mr. Magoo se refere à ele mesmo como sendo seu personagem preferido de animação. Interessante ver como o 3D no cinema evoluiu. “When Magoo Flew” também é o nome de um livro lançado em 2012 onde conta toda a história do estúdio UPA, que agora pertence à DreamWorks.

.
nota 8

Comments

comments

Conte-me o que achou do artigo :)