[Especial] Oscar 2013 de Melhor Curta Animado: Indicados !

Curtas-Animados-Oscar-2013
 
A 85ª edição do Oscar acontece no dia 24 de Fevereiro de 2013, reunindo as tradicionais apresentações e premiando os melhores filmes em categorias específicas. Esse ano marca alguns acontecimentos raros na cerimônia: o filme Amor (Francês) foi indicado tanto à Melhor Filme Estrangeiro quanto à Melhor Filme, o último longa falado em outra língua à fazer o mesmo foi O Tigre e o Dragão, de 2000. Também temos alguns records: Emmanuelle Riva (Amor) é a mulher mais velha a ser indicada à Melhor Atriz, com 85 anos; e Quvenzhané Wallis (Indomável Sonhadora) a mais nova, com 9 anos de idade. Anteriormente tais records foram registrados por Jessica Tandy (Conduzindo Miss Daisy) em 1989 com 80 anos e Tatum O’Neal (Lua de Papel) em 1973 com 10 anos; ambas venceram.
 
O Lado Bom da Vida é o primeiro filme, em 31 anos, a ser indicado em todas as categorias de atuação; o último fora Reds (1981). E pela primeira vez na Acadêmia, todos os indicados à Ator Coadjuvante já ganharam o prêmio. Dentre os maiores indicados estão Lincoln com 12 indicações e As Aventuras de Pi, com 11. Dentre os indicados à Melhor Animação estão: Valente, Frankenweenie, ParaNorman, Piratas Pirados e Detona Ralph. E como de costume, poucos conhecem os curtas animados que concorrem.
 
Aqui no blog já postei O Oscar de Melhor Curta-Metragem de Animação, apresentando essa obscura categoria, curiosidades, vencedores, exigências para indicação, além do Índice de Curtas, comentando os vencedores ano à ano. Nesse ano temos dois curtas favoritos: Paperman, da Disney; e The Longest Daycare, protagonizado pela Maggie Simpsom. Os demais indicados são Adam and Dog, Fresh Guacamole e Head Over Heels. Abaixo estão os links para assisti-los online/ trailer e meus comentários, além do que acredito que vá ganhar ^^. Divirtam-se.
 
 
Adam and Dog é dirigido por Minkyu Lee e mostra a vida de Adão no Paraíso, conhecendo o primeiro cachorro do mundo. O curta não está online, mas o trailer pode ser visto aqui. Seu roteiro é um dos mais interessantes dentre os indicados, gerando curiosidade por parte de quem assiste. Realizado em animação tradicional, sai de cena a famosa “folhinha” cobrindo a parte íntima e ambientes clichês do Paraíso, se assemelhando à uma floresta comum e um homem meio perdido à suas ações. Um dos favoritos ao prêmio.
 
 
Fresh Guacamole, dirigido por PES é o curta mais curto a concorrer (^^), com apenas dois minutos. Realizado em stop-motion, mostra um cozinheiro fazendo guacamole utilizando vários objetos conhecidos. Uma granada, por exemplo, se torna o abacate; lâmpada, bola de tênis e peças de xadrez, o tempero. Bastante divertida, rápida e com técnicas impressionantes. Numa cena ele corta a bola de tênis e, na hora de picar, ela se transforma em vários dados. Não satisfeito, ele quer picar mais ainda e os dados se transformam em outros dados ainda menores. Nesse clima de nonsense, Fresh Guacamole preza pela sua simplicidade e inovação. A animação pode ser vista pelo Youtube aqui.
 
 
Head Over Heels, dirigido por Timothy Reckart é uma animação em stop-motion bastante curiosa: mostra a vida de um casal onde o marido vive e anda normalmente pelo chão, enquanto sua esposa vive e anda normalmente pelo teto. Ou ao contrário (?). Infelizmente ele não se encontra completo para assistir online, mas o trailer pode ser visto aqui. Como de costume, também trata-se de um curta sem diálogos e bastante experimental.
 
 
Paperman (7 min), dirigido por John Kahrs e produzido pela Disney, é o grande favorito da categoria. O curta, em preto e branco, mistura técnicas de animação tradicional e de computação gráfica, resultando num visual único e denominado Meander. Na história, um rapaz se apaixona à primeira vista por uma moça, porém a perde de vista. No trabalho, consegue vê-la no prédio ao lado e tenta chamar sua atenção enviando aviões de papel pela janela. Tudo se torna bastante mágico e bonito quando os aviõezinhos ganham vida própria e tenta unir os dois. Sem vozes ou diálogos, é uma animação apaixonante. Pode ser vista pelo Youtube aqui.
 
 
The Longest Daycare, dirigido por David Silverman e protagonizado pela Maggie, o bebê Simpson. Pode ser assistida aqui. Trata-se de uma animação filmada em 3-D, onde Maggie está numa escolinha e tenta proteger uma borboleta do malvado bebê Gerald. Segue o padrão de curtas sem falas e seu diretor (Silverman) também é o responsável pelo filme dos Simpsons e diversos episódios, o que já garante boas risadas. Vale comentar que esta é a primeira vez que a série ganha uma indicação ao Oscar (Simpsons – O Filme chegou a ser indicado ao Globo de Ouro). Apesar de bastante engraçada, foge um pouco do padrão “Oscar”.
 
Minha aposta para o vencedor fica com Paperman. A animação possui carisma, boa técnica e caso vença será a primeira vez em anos que um curta Disney leva a estatueta. Em seguida vem Adam and Dog, com um roteiro bastante instigante. Fresh Guacamole e Head Over Heels, apesar de inovadores e interessantes, não acredito que seja votado pela Acadêmia. Já o curta dos Simpsons pode ser uma surpresa, pois não é a “cara” da premiação, mas ganhou diversas críticas positivas e, inclusive, é considerado melhor que A Era do Gelo 4, o longa que trouxe The Longest Daycare em sua exibição.
 
*Apostem! 

Comments

comments

Conte-me o que achou do artigo :)