[Review] X-Men #23 !

X-Men-2323-capa
Nome Original: X-Men #131; Uncanny X-Men #411; Wolverine #174 e #175; X-Men Unlimited #35
Editora/Ano: Panini, 2003 (Marvel, 2002)
Preço/ Páginas: R$6,00/ 100 páginas
Gênero: Ação/ Super-Herói
Roteiro: Grant Morrison; Chuck Austen; Frank Tieri; Jason Aaron; John Smith
Arte: John Paul Leon; Ron Garney; Sean Chen; Udon Studios; David Finch
Sinopse: Novos X-Men: as coisas esquentam quando Emma Frost, a Rainha Branca, inicia sua “terapia” com Scott Summers. Será que Jean Grey vai aprovar um tratamento tão pouco… ortodoxo? Fabulosos X-Men: quando o Fanático se torna o menor dos seus problemas, a morte pode ser uma benção… Wolverine: para resgatar Amiko, Logan trava um combate sangrento com Lady Letal e Ômega Vermelho! Os Arquivos Logan continuam!
***
.
X-Men #23 traz uma excelente história dos Novos X-Men, com Emma Frost entrando na mente de Ciclope para iniciar sua “terapia”. Fabulosos X-Men continua bom, porém perdeu o fôlego nessa nova fase de Chuck Austen, se comparada à fase anterior do Joe Casey. Por outro lado, a história de X-Men Unlimited é apenas bacana e Wolverine continua no lugar-comum de Logan, trazendo mais do mesmo.

Uncanny-X-Men-23411Fabulosos X-Men: Homem de Gelo, Stacy X, Wolverine, Noturno e Arcanjo foram à Escócia atender um pedido de ajuda e são surpreendidos pelo Fanático, começando a brigar sem ao menos conversar. Quando a poeira abaixa, descobrem que Cain é quem solicitou apoio: seu amigo (e vilão) Black Tom Cassidy sofreu uma mutação secundária e se transformou numa espécie de Monstro do Pântano, atacando todo mundo e sugando sua energia vital. Em paralelo, um provável Destrutor aparece catatônico e sendo cuidado por uma enfermeira. Lembrando que ele está “morto/ desaparecido” há bastante tempo. A história continua rápida e colorida, mas essa transformação de Black Tom ficou bem estranha.

New-X-Men-23131Novos X-Men: depois dos eventos com o Fantomex, a história dá uma pausa e faz uma panorâmica sobre os demais personagens. Professor e Jean enterram a Estrela Negra e lamentam sua morte, enquanto Arcanjo ensina os alunos que podem voar, incluindo Bico e Angel (que protagonizam boas cenas). Mas o destaque fica para Emma Frost: ela convence Ciclope a aceitar sua terapia para casais e entra em sua mente, numa completa viagem digna de Sandman. Os desenhos são de John Paul Leon (Terra X), estranhos no início, mas que surpreendem na sequencia da “terapia”: Scott está num avião e, quando é tomado por Emma, sua mente salta de paraquedas e aterriza numa lembrança da ex-vilã. Neste mundo onírico, os dois conversam e ela, inclusive, usa a mesma roupa da Fênix para “apimentar” as coisas. Ótima história, principalmente pela parte visual.

X-Men-Unlimited-2335X-Men Unlimited: a historia curta dessa edição é sobre Joel, um adolescente incompreendido e isolado que é e adora mutantes. Sua diagramação narra três situações distintas e simultâneas: Joel na escola; Jean Grey indo visitar o jovem e sendo atacada por Dentes-de-Sabre; e seus pais conversando sobre ele. No momento final as três se une e conclui a história. Essa sacada de David Finch (Batman: The Dark Knight) é bastante interessante, mas o roteiro é só isso: Jean no “dia-a-dia” indo buscar mais um mutante e sendo atacada do nada.

Wolverine-23175Wolverine: a primeira história é curta e, cronologicamente, ocorre na edição seguinte à essa. Logan está fugindo de alguns caçadores no meio da floresta e topa com uma senhora no meio de uma estrada. O pneu de seu carro quebrou e ela pede sua ajuda, falando em Deus à todo instante e comentando sobre os ferimentos do mutante. Acontece que os caçadores chegam e a matança corre solta. Uma cena trágica, pra não dizer cômica; os desenhos do estúdio Udon (Cable & Deadpool) também não ajudaram. 

Wolverine-23174Já na história principal e voltando aos Arquivos Logan, descobrimos que Dentes-de-Sabre roubou dados da Arma X (incluindo os tais arquivos) e mandou o Ômega Vermelho e a Lady Letal atrás do baixinho, atualmente sem poderes graças ao Creed. Antes de enfrentá-los usando um traje do Sr. Hudson, Logan visita o túmulo de Mariko, encontra Yukio com a coluna quebrada e relembra os últimos fatos. 

Os destaques da edição vão para Novos X-Men e a sequencia da terapia, que ficou um espetáculo visual. Fica a expectativa para Jean, quando descobrir isso. Fabulosos continua agradando, vamos ver o que de fato ocorreu com Black Tom. Já Wolverine apresenta mais uma história “tradicional” do personagem que sai de lugar algum para lugar nenhum e é interessante comentar que da última vez que Logan perdeu os poderes (quando o Alto Evolucionário anulou o gene X), ele quase morreu por conta da infecção causada pelo Adamantium. Nessa história nem parece que ele perdeu o poder de se curar.

nota 7,0 i

Comments

comments

Conte-me o que achou do artigo :)