[Guia] X-Men Premium #1 à #17 + Acontecimentos Anteriores (Pt. 2) !

Obs: esse post contém spoilers do que houve em X-Men Premium #1 à #17 (2000-2001), além de acontecimentos anteriores, como as sagas Massacre e Operação: Tolerância Zero.
 
 
Segunda parte do Guia, agora com os principais acontecimento da série Premium de X-Men, confiram:
 
X-MEN PREMIUM #1 à #17

Enfim, chegamos! Nas 17 edições de X-Men Premium não vimos grandes momentos dos mutantes, infelizmente. Tivemos a sem graça Saga dos Doze e as séries de Cable, Wolverine, X-Force e Bishop, além de Anos Incríveis, que por vezes salvava a edição. Apesar de haver acontecimentos “importantes”, como a morte de Ciclope, não chega a ser surpreendente, todo mundo sabe que os heróis são imortais kk. Confira os resumos:


Saga dos Doze e a Morte de Ciclope
.
 
Foi feito muito alarde antes do início dessa saga, gerando uma grande expectativa nos leitores, afinal de contas, Apocalypse ressurge e começa a capturar os doze mutantes mais poderosos do mundo. Em meio a isso descobrimos o diário secreto de Sina, escondido num quadro em posse de Mística, que conteria revelações do futuro. O intento de Apocalypse era, ao reunir esses super mutantes, de dominar o mundo (sério?) se tornando onipotente.
 
Algo interessante foi Wolverine recuperar o adamantium, que havia sido retirado por Magneto. Logan, que estava dado como morto, se torna a Morte, um dos cavaleiros do Apocalypse, mas logo volta ao normal. O restante dos cavaleiros foi Caliban (Pestilência), Rapina (Guerra) e Ahab (Fome).
 
Os Doze mutantes da profecia de Apocalypse eram: Professor X, Ciclope, Jean Grey, Mikhail Rasputin, Magneto, Polaris, Tempestade, Solaris, Homem de Gelo, Bishop, Cable e o Monolito Vivo. Todos acabaram sendo capturados e o processo de Apocalypse iniciado, onde ele utilizaria do corpo de Nate Grey para drenar a energia dos outros. Num último momento, Ciclope avança nos dois, salvando Nate, porém se fundindo com Apocalypse e sumindo. Fim da profecia dos Doze e o resultado foi a suposta morte de Ciclope.
 
Com o final da saga acontece o arco As Eras do Apocalypse, onde são contadas várias histórias utilizando dos X-Men em universos paralelos. Importante lembrar que ao mesmo tempo, na revista, temos Cable, Bishop e Anos Incríveis, outras séries que se passa em outras realidades. No final das contas você não sabe mais o que está acontecendo na linha de tempo “normal”. Sim, não gosto dessas realidades paralelas.

_____________________________________


Saída do Professor Xavier e 
a Transformação de Medula
.

Logo na primeira edição, os X-Men são transportados por um alien vindo do nada à uma outra dimensão. Nesta realidade paralela os poderes mutantes se comportam de maneira aleatória. Em meio a uma batalha Medula é atingida, ficando ferida e sendo submetida à uma máquina capaz de regenera-la, porém as coisas não saem como o esperado: Medula é curada e seu corpo é totalmente modificado, com ela podendo controlar o desenvolvimento de seus ossos, ficando muito bonita, atraindo até Gambit.

 
Após vencerem as ameaças, o Alien do início volta e tenta transporta-los ao mundo real, mas acaba fazendo errado e os manda ao planeta Skrull momentos antes de ser devorado por Galactus. Após os eventos no planeta Skrull, onde o Professor X se sente culpado por não ter conseguido salva-los da fome de Galactus, unido aos acontecimentos da Saga dos Doze, ele decide largar os X-Men por um tempo. Em meio à lágrimas, Xavier parte numa nave e fica ausente até o final.
 
_____________________________________


O Alto Evolucionário
.

 

Logo após a saga dos 12, o Alto Revolucionário ativa uma máquina que “desligou” o gene X de todos os mutantes, os deixando sem poderes. Os X-Men partem para a nave onde o robô se encontra e salvam o dia, recuperando seus poderes. Foi um dos melhores momentos de X-Men Premium, pois dinamizou mais a equipe, além dos ótimos flashes de outros mutantes que perderam o poder, como Mística.
 
A transmorfa estava no meio de um golpe de Estado quando perdeu seu poder, sendo presa. Seus momentos na cadeia valeram à edição. Wolverine, que mantinha o adamantium em seu corpo graças à seu fator de cura, também é fatalmente pego de surpresa ao perceber que, sem seus dons mutantes, o metal começa a destruí-lo por dentro.

_____________________________________

 

Magneto, Rei de Genosha
.
 
Como visto na primeira parte, a ONU entregou a Magneto a ilha-nação de Genosha, o deixando cuidar de um país destruído. Magneto aceita e contrata alguns capangas para servirem de ministros. Neste momento, Magnus está enfraquecido, devido sua demonstração de poder ao mundo, e acaba precisando de Fabian Cortez, capaz de ampliar o poder de outros mutantes. O terrorista começa sua missão em reestruturar Genosha, libertar os mutantes e iniciar de uma vez por todas o seu tão esperado sonho de uma sociedade onde os mutantes possam viver em paz. Com medo que o pai fizesse cagada, Mercúrio (mutante membro dos Vingadores) se torna também um político de Genosha, tentando amenizar a situação.
 
Perto do fim da série, Magneto encontra uma máquina escondida em Genosha capaz de ampliar o poder daqueles que a utilizam. O mundo receia que ele ligue esta máquina e é enviado ao país os Acólitos e os Vingadores para impedi-lo, mas foi inútil. Magneto encontra a tal máquina e tem seus poderes super aumentados, expulsando todo esse pessoal de seu território, inclusive a Feiticeira Escarlate, sua filha. O mundo, novamente, teme a fúria de Magneto.

_____________________________________

 

Neos e o Sumiço de Lince Negra
.
 
Lá pelo final da série surgem os Neos, uma raça extremamente poderosa que deseja aniquilar os X-Men. Trata-se de uma nova e estranha fase escrita por Chris Claremont. De uma edição para outra o visual dos protagonistas é modificado bruscamente, sem nenhuma explicação. Uns cortaram o cabelo, outros mudaram de uniforme, alguns até de personalidade.
 
Os Neos atacaram três grupos de X-Men. No espaço: Lince Negra, Vampira, Psylocke, Colossus e o novo Pássaro Trovejante estão num trabalho especial, tentando restaurar a estação do Alto Evolucionário. Os benditos neos estão no lugar, sabotando a missão, fazendo com que todos saiam corridos da nave. Para salvar os humanos que também trabalhavam lá, Lince Negra teve que desmaterializar uma grande peça de metal para que os outros conseguissem partir. Infelizmente a menina ficou para trás e, em solo firme, os X-Men lamentam a perda de Kitty Pride. Então já são dois: Lince Negra e Ciclope.
 
Em outro lugar, destaque para a participação de Cecília Reyes, médica mutante capaz de gerar campos de força. Para salvar Noturno dos ataques dos Neos, ela foi obrigada a utilizar seus poderes para lutar, acabando por matar um dos vilões, porém ficando presa por eles. E o terceiro ataque é contra Jean, Cable, Fera, Gambit e Tempestade, que foram até a Rússia, em pedido de Remy, para investigar um caso e acabam sendo pegos de surpresa por eles.

_____________________________________

 

Série Wolverine
.

 

As histórias de Wolverine publicadas nesse período não possuem nada de muito especial. Em cada edição, praticamente, o baixinho encara alguma confusão. Como destaque, está sua luta junto à formação original da Tropa Alfa, onde Vindix morre e eles descobrem que Pássaro da Neve está viva. Também é relembrado seu primeiro embate com o Hulk, antes de eles brigarem novamente (claro que Logan toma uma bela surra) e o arco onde ele viaja até o Japão para visitar Yukio e acaba se metendo numa briga entre dois irmãos mafiosos. Essa última história, em especial, foi publicada por completo numa única edição Premium, melhorando o nível das histórias de Wolverine, pois é maior e melhor aprofundada que as anteriores.

_____________________________________

 

Série X-Force
.
 
No início de X-Men Premium temos a volta da X-Force, que começa a operar sem a liderança de Cable. Eles recebem a visita de um novo mutante, que os ajuda a encontrar Dominó, presa por Ekatarina Grayznova durante a OTZ.
 
Com o grupo reunido mais uma vez, eles partem em algumas missões paralelas, como encontrar o irmão desaparecido de Jesse, o novo integrante, e encontram os Novos Satânicos, além de irem à Genosha enfrentar Magneto, a pedido de Pete Wesdon. Sam Guthrie, o Míssil, também tem alguns fatos de seu passado revelados. Uma perda importante foi Syrin, que teve sua garganta cortada na luta contra Feral, dos Satânicos, perdendo sua voz e, consequentemente, seus poderes (similares à de Banshee, seu pai).

_____________________________________

 

Série Cable
.
 
Em sua própria revista, Cable funciona como um elo com a Saga dos 12 (sim, essa saga foi a “grande” sensação da época), pois ele, com suas idas e vindas no tempo, é o escolhido para salvar a humanidade e deter Apocalypse. Infelizmente ele não consegue e acaba sendo capturado. Os destaques ficam para seu complicado relacionamento com Stacey e o período onde a cidade estava sendo devastada.
 
_____________________________________

 

Série Bishop
.
 
A série do Bishop teve 10 edições publicadas em X-Men Premium e, junto com Anos Incríveis, ficou com o final em aberto, permanecendo inédito. Não que sua história fosse grande coisa, mas fica chato. Nos EUA, Bishop: O Último X-Man teve 16 edições e aqui no Brasil não vimos as edições #11 à #14, com a finalização do arco. Já as últimas edições, #15 e #16, voltam em X-Men (Panini) para situar Bishop à linha de tempo normal.
 
O mutante, mais uma vez, está numa realidade alternativa onde Fitzroy é o grande comandante do lugar, sendo conhecido por Cronomante. O vilão capturou a irmã de Bishop, Lasca, e toma atitudes duvidosas com o povo desta terra paralela. Cabe a ele, então, salvar sua irmã e encontrar Fitzroy. No caminho, conhece outros mutantes e pessoas que compartilham do seu sentimento. Depois de 10 longas edições Bishop chega à cidade onde Cronomante está e… FIM. O restante não foi publicado kk 

_____________________________________

 

Série Anos Incríveis
.

 

X-Men: Anos Incríveis, assim como a série do Bishop, ficou com arco aberto, não sendo continuada na Panini. Apesar de não ser tão importante para a cronologia “atual” dos X-Men, foi uma série com boas histórias e desenhos, sempre mantendo a qualidade e quase sempre salvando X-Men Premium.
 
Nos EUA foram lançadas 22 edições e aqui apenas as 12 primeiras. Com roteiro e arte de John Byrne, Anos Incríveis pretendia preencher a lacuna entre os anos 1960 e 1970, quando a revista dos X-Men foi cancelada e teve suas edições reimpressas. Como protagonistas temos os X-Men originais e os recém chegados Destrutor, Polaris e Sauron. Com a maior parte do tempo passada na Terra Selvagem, em busca de Magneto, a série prima pela sua arte.

_____________________________________
 
Finalizando:
 
A edição #17 foi a última lançada pela Abril, encerrando de vez suas atividades com a Marvel depois de 22 anos no mercado (1979-2001), dando lugar à Panini. Foi questão de tempo até parar de publicar material da DC, também.
 
Resumindo, temos: Vampira eleita a nova líder dos X-Men, provando seu valor numa luta contra Wolverine, onde estava sem os poderes. Professor Xavier continua sem aparecer. Apocalypse, Ciclope e Lince Negra continuam mortos. Cecília Reyes está presa, junto da policial Charlotte Jones. Magneto está com poder total sobre Genosha e o mundo o teme. O Senador Kelly pretende se candidatar à presidência, mas Mística promete não falhar em assassiná-lo dessa vez. Não teremos a conclusão de Bishop: O Último X-Man e X-Men: Anos Incríveis.
 
Fim! Agora você já pode começar a ler X-Men #1 e X-Men Extra #1, lançados pela Panini há exatos 10 anos (jan/2002)! Será uma estrada longa, mas foi nesse período que muitos eventos importantes aconteceram, além de algumas das melhores fases dos mutantes. Só como exemplo, teremos a 2ª mutação de alguns mutantes, as sagas E de Extinção, Guerra Civíl e Dinastia M, além do surgimento de novas equipes como os X-Táticos e muito mais.
 
Quem tem vontade de começar a ler X-Men (e queira companhia, kkk) esse é o momento! Compre as revistas antigas (Como Comprar HQs Pelo Menor Preço!) ou leia os scans de cada edição.

Comments

comments

Conte-me o que achou do artigo :)